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O
mercado de produtos falsificados segue crescente no país, configurando
uma das maiores preocupações às marcas e ao público consumidor. De
acordo com uma apuração do Instituto Ipec – Inteligência em Pesquisa e
Consultoria - e do Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade
(FNCP), divulgada recentemente, o Brasil teve um prejuízo de R$ 410
bilhões com produtos falsificados em 2022, sendo mais de R$ 72 bilhões
referentes apenas ao setor de bebidas alcoólicas.
De acordo com Carolina Moreton, Coordenadora de Produtos da Avery Dennison,
empresa líder em ciência de materiais para rótulos e embalagens, a
prática coloca em risco tanto os ganhos financeiros, quanto a reputação
das marcas que possuem seus produtos violados e falsificados. Para o
consumidor, a executiva aponta riscos ainda maiores, como os
relacionados à saúde e segurança, ao consumir bebidas que, na maioria
das vezes, podem levar em sua composição ingredientes de procedência
duvidosa ou em quantidades acima das especificadas pelos órgãos
reguladores.
“Para mitigar essas práticas, hoje já existem soluções com alta tecnologia agregada, que permitem ao consumidor identificar se a bebida foi violada, adulterada, ou ainda, falsificada. São diferentes soluções autoadesivas que podem ser aplicadas tanto nos rótulos, quanto nas embalagens que preservam as garrafas e asseguram a qualidade e originalidade das bebidas durante todo o processo logístico, até sua chegada ao público final”, destaca Carolina.
Ainda de acordo com a executiva da
Avery Dennison, o portfólio de soluções autoadesivas da companhia amplia
a margem de segurança em duas categorias distintas: antiviolação e
antifalsificação. Enquanto a primeira deixa evidências visíveis em casos
de tentativa de adulteração ou substituição do conteúdo presente na
embalagem; a segunda incorpora características difíceis de serem
copiadas, permitindo que os consumidores consigam distinguir um produto
autêntico de outro falsificado.
Entre as etiquetas e rótulos
autoadesivos de alta tecnologia oferecidos pela companhia, estão
soluções de segurança como as da categoria VOID (etiquetas que ao serem
removidas revelam a palavra que identifica conteúdo violado “VOID”).
Outras opções são os lacres de segurança, que se rasgam quando
removidos, evidenciando a abertura da embalagem; e as etiquetas security
label, produzidas com papel de segurança, com fibras coloridas visíveis
e fibras coloridas fluorescentes, que se tornam perceptíveis apenas
quando expostas à luz UV e podem ser aplicadas a bebidas de alto valor
agregado.
Para mais informações e para conhecer o portfólio completo da Avery Dennison, basta acessar o site da companhia.
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