VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/
No domingo, 31 de agosto, celebra-se o dia do bacon, esta iguaria feita com barriga e lombo de porco, que traz gordura, sabor marcante e salinidade aos pratos. Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, compartilha algumas dicas gerais de como harmonizar vinhos com diferentes propostas de pratos com bacon.
“A harmonização de vinhos com bacon precisa considerar, justamente, a gordura, o sal e o sabor defumado. É por isso que vinhos, sejam brancos, espumantes, rosés ou tintos leves e frutados, desde que tenham boa acidez e frescor funcionam tão bem”, comenta a sommelière. “Eles equilibram a untuosidade do bacon, limpam o paladar e ainda potencializam os sabores. A graça da harmonização também está em adaptar o estilo de vinho não só ao bacon, mas também com o acompanhamento pensado.”
Confira indicações de harmonização com petiscos comuns, de preparo simples.
- Batata frita com bacon e cheddar
Uma opção fácil e saborosa, sucesso nos petiscos e harmonizações, a batatinha frita não tem erro, principalmente quando acompanhada com bacon e cheddar. Para escolher o vinho, muita atenção à gordura do prato, a fritura da batata e do bacon, assim como o sabor intenso do cheddar. Logo, é preciso que o vinho, seja branco, rosé ou espumante, tenha uma acidez alta para cortar a gordura do prato e limpar o paladar.
Uma harmonização saborosíssima e cheia de efervescência é o Espumante Maraví Brut, um exemplar brasileiro aromático, cremoso e super refrescante, que deixa com água na boca. O paladar cítrico e o frescor proporcionado pela acidez farão uma combinação muito boa com o petisco.
(https://www.wine.com.br/
- Queijo coalho enrolado com bacon
Para uma combinação de queijo coalho e bacon, algumas opções de vinhos são possíveis, como brancos com maior acidez, a exemplos dos elaborados com as uvas Sauvignon Blanc, Chenin Blanc, Pinot Grigio e os vinhos brancos da D.O.C. Vinho Verde. Rosés vibrantes no paladar também fazem um bom par, e até mesmo tintos mais levinhos e frutados, como os elaborados com a uva Pinot Noir, Barbera, Gamay ou um Valpolicella.
O queijo coalho é um queijo firme, com sabor mais suave, elástico e não derrete facilmente quando aquecido, que cria uma casca caramelizada quando frito, realçando o sabor e sensação amanteigada. Ao ser enrolado no bacon, a combinação de sabores é fantástica, pois destaca o toque salgado e defumado do bacon.
Um vinho rosé é uma harmonização curinga para essa explosão de sabores. A indicação é um tipo com grande acidez, frescor e concentração frutada para somar às características do prato, o espanhol Esteban Martín D.O. Cariñena Garnacha Rosado 2024, exemplar com expressivos aromas de frutas vermelhas maduras como cereja e framboesa, com um toque floral e de pimenta rosa.
(https://www.wine.com.br/
- Medalhão de frango com bacon
Para harmonizar com um medalhão de frango com bacon, opte por vinhos com boa acidez para equilibrar a gordura do bacon, mas que tenham leveza para acompanhar a estrutura mais leve do prato, e preferencialmente sem passagem por barrica. Podem ser vinhos brancos mais encorpados, como um Chardonnay ou um Viognier, rosés com boa estrutura, ou tintos mais leves, com taninos mais discretos e grande concentração frutada.
O italiano Tenuta Sant`Antonio Scaia I.G.T. Veneto Corvina 2021 é uma indicação no tom certo, trazendo um buquê aromático marcante de frutas vermelhas maduras, frutas secas e toques florais e especiarias. Na boca, tem textura aveludada, taninos macios e expressivo caráter frutado, além, claro, do frescor proveniente da sua acidez média para alta o que o torna, inclusive, um vinho extremamente gastronômico. Um exemplar delicado, aveludado e vibrante que harmoniza perfeitamente com o medalhão de frango com bacon.
(https://www.wine.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário