quarta-feira, 27 de agosto de 2025

No dia do Sommelier, confira quais são os rótulos que marcaram o paladar dos especialistas do Grupo Wine

 

 VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca 

Em homenagem ao Dia do Sommelier, que acontece em 29 de agosto, o Grupo Wine, o grupo número 1 em vinhos no Brasil, reuniu seu time de especialistas para contar quais foram os rótulos que mais marcaram o seu paladar e tiveram grande importância em suas carreiras. Entre as escolhas, um nome se repete: Susana Balbo. Os vinhos da icônica enóloga argentina apareceram em dois momentos decisivos para diferentes sommeliers. 

Houve também espaço para a delicadeza de um rosé português que conquistou iniciantes, e para um espumante doce,  escolha rara entre as pessoas do ramo, que arrancou risos e elogios nas degustações. 

“O momento da descoberta de um vinho excepcional conta muito. Pode ser a primeira vez que você prova uma uva, o impacto de um aroma inesperado ou a lembrança afetiva que ele desperta”, diz Thamirys Schneider, sommelière da Wine. “Um dos critérios mais poderosos é conseguir achar um rótulo que contemple o seu paladar com perfeição, elaborado por um enólogo cujo próprio gosto esteja em sintonia com o seu. Essa sintonia é quase mágica, pois você sente que o vinho foi feito para você, como se falasse a mesma língua do seu paladar, e isso o torna inesquecível.”

A seguir, confira as indicações.  

Um torrontés elegante e intenso

Para Sabrina Trèzze é sommelière da Cantu Grupo Wine, especialista em vinhos, em especial franceses e italianos, com certificações internacionais como IWC e AWC (International Sommelier Guild), o exemplar mais marcante foi um branco. “O Susana Balbo Signature Torrontés foi meu ponto de virada com a uva Torrontés. Sua intensidade aromática, aliada à precisão no frescor e à textura elegante, me mostraram o quanto um vinho branco pode ser complexo e envolvente. Ali nasceu minha admiração pela Susana, uma enóloga que transforma conhecimento em sensibilidade e me inspira até hoje.” O rótulo tem textura cremosa e acidez vibrante, equilibra a doçura natural da uva. Com final longo e floral, características que o tornaram marcante. 

https://www.wine.com.br/vinhos/susana-balbo-signature-torrontes-2024

 

Um blend argentino surpreendente

João Paulo Gama, sommelier da Cantu Grupo Wine, tem 20 anos de experiência, com passagem pelo Grupo Fasano e em restaurantes como Dom, Dalva e Dito, além de ter sido embaixador da vinícola chilena Ventisquero por dois anos, o marco na carreira também é da vinícola argentina. “Susana Balbo Signature Brioso foi um dos grandes vinhos da enóloga que conheci quando ainda morava e trabalhava para o Grupo Fasano, em Brasília. Assim que surgiu a admiração pelo rótulo tive que incluí -lo na carta de vinhos na época” comenta o especialista. O rótulo é um dos mais aclamados do seu portfólio e se trata de um corte composto por Cabernet Sauvignon, Malbec, Cabernet Franc e Petit Verdot, com maior presença de taninos.  “Fica excelente com carnes nobres assadas em um parrilla argentina clássica”, acrescenta o sommelier. 

https://www.cantugrupowine.com.br/vinho/susana-balbo-signature-brioso

Um rosé simbólico e delicado

Já Sthephani Mercado Rojas, também sommelière da Cantu Grupo Wine, escolheu o rótulo português Bons Ventos Rosé como seu vinho mais simbólico. A especialista é formada pelo Le Cordon Bleu e atua no ramo de vinhos há quatro anos, realizando avaliações e degustações e aproximando o público do mundo dos vinhos. “Este vinho  representa um momento em que entendi que a simplicidade também pode ser encantadora. É um exemplar leve, fresco, com ótima acidez e aromas delicados de frutas vermelhas, ótimo para acompanhar frutos do mar, e comida japonesa, perfeito para introduzir novos consumidores ao mundo dos rosés.” A especialista argumenta que o vinho foi um dos primeiros rótulos que usou em degustações com iniciantes na Cantu, e que ver o interesse das pessoas ao descobrirem algo novo e acessível reforçou seu propósito como sommelière.

https://www.adegamundo.com.br/vinho-bons-ventos-fresh-rose

 

O queridinho dos brasileiros

Cibele Siqueira, embaixadora de Marcas Autorais do Grupo Wine, elegeu um espumante nacional como o mais memorável. Com sólida formação em vinhos, incluindo certificações Wine & Spirit Education Trust, uma das organizações de educação em vinhos mais respeitadas e reconhecidas globalmente, além de ser autora do livro Calendário dos VInhos. “A linha de vinhos brasileiros Entre Dois Mundos, do Grupo Wine,  foi muito marcante para mim, pois pude ver como cada região do Brasil se identifica cada exemplar de maneira particular. O rótulo Maraví Moscatel, em especial, foi uma grata surpresa, porque é sempre o queridinho por onde passa em diversos estados do país. Uma lembrança que gosto de contar nas minhas degustações é que durante as primeiras viagens do lançamento dos espumantes, na região Sul do país, um senhor de idade provou este espumante e me disse: ‘Esse aqui é exibido demais da conta!’ . Desde então, apelidou o Maraví Moscatel como exibido. O espumante, elaborado no Vale do São Francisco, tem aromas de frutas cítricas e flores brancas. No paladar tem uma dulçor muito leve e equilibrado, e transmitindo muita refrescância. 

https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-moscatel/prod30798.html

 

Um chile versátil e expressivo

Com mais de dez anos de experiência no mundo do vinho, Marina Bufarah é sommelière da Bodegas Grupo Wine. Com sólida formação, possui certificação como Professional Wine Sommelier pelo Senac e especialização em vinhos de Bordeaux pela L’ecole Du Vin. Em 2019, ela teve a oportunidade de ir ao Chile e visitar várias vinícolas em diferentes regiões com a Wines of Chile e a casta que mais a impressionou foi a Sémillon, por ser versátil e expressiva nos mais variados terroirs. No ano seguinte, ao entrar para o time da Wine, conheceu a vinícola boutique Casas del Toqui e um de seus grandes vinhos que a encantou foi o Casas Del Toqui Barrel Series Reserva Semillon. 

“Fiquei muito feliz de encontrar um vinho que entrega todos os predicados da uva, produzidos por uma vinícola tão cuidadosa, com todo conhecimento e alma francesa, num dos terroirs mais renomados do Chile, o Alto Cachapoal. Esse vinho encanta com sua acidez vibrante, aromas pronunciados de frutas cítricas, notas herbáceas e um sutil toque de mel. Parte dele amadurece 5 meses em barricas de carvalho, ganhando um pouco mais de estrutura e complexidade.” O exemplar consiste num vinho jovem, pronto para ser degustado, mas que um período bem armazenado lhe faz muito bem e revela nuances mais sérias e surpreendentes.

https://www.altruistavinhos.com.br/produto/casas-del-toqui-barrel-series-reserva-semillon-2012 

 

Um Sauvignon Blanc de arregalar os olhos

Thamirys Schneider é sommelière da Wine e produtora de conteúdo e sua formação inclui a certificação Wine & Spirit Education Trust Level 2 Award in Wines, que atesta seu conhecimento especializado no mundo do vinho. Está à frente do Wineverso Podcast, além de ser responsável por criar as harmonizações dos clubes de vinhos da Wine, elaborar conteúdo para a Revista Wine e conduzir treinamentos e degustações. 

A sommelière comenta que o vinho que mais a surpreendeu, ela provou durante o evento Descorchados de 2021, foi o Calyptra Gran Reserva D.O. Cachapoal Valley Sauvignon Blanc 2019, elaborado por uma vinícola boutique dedicada à produção de vinhos de alto padrão, que representam sua origem e o terroir do Alto Vale do Cachapoal, no Chile.

“Ao degustar esse vinho minha reação com o olhar entregou muito do que senti, arregalei os olhos de surpresa. Por ser uma uva muito aromática, um  Sauvignon Blanc com um perfil mais fresco, dificilmente será amadurecido em barrica, muito menos ainda com 18 meses. Meu primeiro impacto foi algo como ‘uau, o que temos aqui?’, porque confesso que, inicialmente, fiquei um pouco temerosa com a ideia da barrica atropelar os aromas tão característicos da casta, mas ao levá-lo ao nariz, a surpresa foi tanta que eu me senti completamente dentro de uma boulangerie francesa com massas folhadas com muitos cremes, claro, com toques cítricos mais maduros e caramelados”, compartilha. Ela acrescenta que o exemplar é volumoso e cremoso no paladar, refletindo os aromas de creme, praliné de amêndoas, baunilha, maracujá super maduro com toques cítricos, que lembram cascas cristalizadas e um toque de frutas brancas. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/calyptra-gran-reserva-do-cachapoal-valley-sauvignon-blanc-2019/prod27923.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário