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O consumo de vinho no Brasil ainda é baixo, apenas 1,9 litro por habitante ao ano, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), enquanto em Portugal chega a 61,1 litros. Esse potencial de crescimento impulsiona espaços como a Adega San Vicente, em Curitiba, que se consolida como wine bar. Trata-se de um local dedicado à cultura do vinho, onde o público pode experimentar diferentes rótulos em taça ou garrafa, acompanhados de pratos harmonizados, drinques autorais e música ao vivo.
Recentemente, a carta da Adega recebeu rótulos exclusivos da Menin Company e da H.O., vinícolas de destaque do Douro trazidas pela importadora Jigger. Curitiba foi escolhida como uma das primeiras cidades brasileiras a receber os novos vinhos pela sua relevância gastronômica, e a Adega San Vicente é pioneira na capital em oferecê-los.
Para Rafael Ghignone, sócio e diretor de operações da Adega San Vicente, a chegada desses rótulos fortalece a identidade da casa. Segundo ele, Curitiba reúne um público exigente e apaixonado por vinho. “Trazer vinhos que unem tradição, autenticidade e modernidade, com exclusividade, reafirma a nossa missão de oferecer experiências únicas aos clientes. Por isso promovemos encontros periódicos entre produtores internacionais, clientes e imprensa, a fim de disseminar essa cultura”, diz o empresário.
A seleção vai de brancos vibrantes, com ou sem passagem por carvalho, a tintos robustos, capazes de acompanhar diferentes momentos da gastronomia. Antonello, sommelier da Adega San Vicente, destaca o caráter distinto da coleção: “esses rótulos refletem um Portugal mais tradicional. Produzidos no Douro, unem frescor e complexidade nos brancos e rosés, além de corpo e intensidade nos tintos, todos elaborados com blends. O uso combinado de vinhas jovens e antigas garante perfis singulares.”
Ele conta que o Menin Reserva Branco, por exemplo, elaborado com Viosinho, Gouveio, Rabigato e Arinto, é ideal para frutos do mar e entradas leves. Já o H.O. 2018 Tinto, um blend de Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão, expressa personalidade, estrutura e volume, com taninos presentes, porém macios, equilibrados pela acidez e pela graduação alcoólica. “É um vinho para quem gosta de vinho, harmonizando perfeitamente com nosso mignon com crosta de cogumelos”, afirma.
Segundo Frederico Monteiro, diretor-comercial da Menin Company, a riqueza do terroir e a utilização de uma parcela de vinhas velhas com uma média de 130 anos e 54 uvas diferentes torna os vinhos únicos. “Respeitamos as uvas e práticas tradicionais, mas aplicamos tecnologia e precisão enológica para realçar aromas, elegância e autenticidade. O resultado são vinhos que honram a herança da região, mas falam também a linguagem do consumidor contemporâneo”, explica.
Ele enfatiza ainda a relação especial do Brasil com os vinhos portugueses. “O Brasil é um mercado natural para os nossos rótulos, pela história e afinidade cultural. Já sentimos uma ótima receptividade e acreditamos que o consumidor brasileiro está aberto a conhecer vinhos que unem tradição e modernidade. O potencial é enorme, sobretudo em espaços especializados como a Adega San Vicente”, esclarece Monteiro.
Rótulos da H.O, vinícola adquirida pela Menin Company, presentes na Adega San Vicente. Foto: divulgação.
Vinho, jazz e alta gastronomia
A Adega San Vicente, instalada no Shopping Novo Batel, é hoje um dos principais wine bars de Curitiba. O espaço reúne carta de vinhos, gastronomia, drinques autorais e música ao vivo, com destaque para o jazz. A proposta é oferecer um ambiente elegante para encontros e eventos, sempre sem cobrança de couvert.
No cardápio, as entradas foram pensadas para harmonização, com destaque para as bruschettas Caprese e Parma, a Burrata ao forno e a salada mediterrânea. Entre os pratos principais, conquistam os clientes o risoto de frutos do mar com toque de limão, o fettuccine artesanal com ragu de cogumelos e o polpetone com gnocchi frito. Para completar a experiência, os drinques autorais exploram combinações inusitadas e ingredientes sofisticados, sempre valorizando a proposta de oferecer momentos de partilha e prazer.
Serviço — Adega San Vicente
Alameda Dom Pedro II, 255 — Batel (Shopping Novo Batel)
Funcionamento: terça a quinta, das 18h à meia-noite; sexta e sábado, das 12h à meia-noite; domingo, das 12h às 22h.
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