quinta-feira, 16 de maio de 2024

APAS SHOW 2024: Abertura do Congresso promove rodada de inovação, inspiração e oportunidades

 

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 o maior evento do setor supermercadista do mundo, deu início nesta terça-feira, dia 14 de maio, ao Congresso de Gestão “Update-se - O mercado do futuro mais perto de hoje”, com uma abertura marcada por inovação, inspiração e uma infinidade de oportunidades para entendermos como anda o mercado. Com a presença de líderes empresariais e profissionais renomados de vários setores, o primeiro dia das palestras foi palco de discussões envolventes sobre os desafios e as tendências que moldam o futuro do varejo e do mercado como um todo. 

A abertura dos painéis simultâneos contou com a presença de Andrea Bell, uma palestrante internacional muito requisitada, tendo participado recentemente de eventos como o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, o MoMA e o Big Show da NRF em Nova York. Sua expertise em experiência do consumidor foi destacada em várias publicações de renome, como Vogue, Business of Fashion e The Wall Street Journal. Andrea trouxe diversos estudos e insights de como anda o mercado e as mudanças que as inteligências artificiais podem ser usadas no dia a dia, como a Coca-Cola implementou um modelo de negócio sustentável, buscando equilibrar lucro e retorno ambiental.

Andrea Bell (Dynamic Audiovisual / Phillipe Acera)

A crescente preocupação com a sustentabilidade está impulsionando o apoio a produtos veganos, e como empresas estão encontrando maneiras de aumentar seus lucros reutilizando alimentos e reduzindo o plástico, o que também consequentemente acaba diminuindo os custos para elas. A reorganização de 2020 por conta da pandemia da COVID-19 destacou a importância de repensar o consumo, a migração para o nomadismo digital está transformando comportamentos, com previsões de mudanças significativas até 2035. A geração Z valoriza itens personalizados como uma forma de expressar suas preferências por marcas e itens sustentáveis.

Mudanças no comportamento do consumidor e o Impacto nas estratégias do supermercado 

A apresentação teve início com discussões sobre as mudanças significativas no comportamento do consumidor. Moderado por Fátima Merlin, sócia-fundadora da Connect Shopper, o painel contou com a participação de Eandres Aguiar, diretor de marketing do Grupo Amigão; Rodolfo Kayser Nejm, vice-presidente do Grupo Super Nosso; e Ricardo Huang, diretor comercial da Meias Embalagens. Os palestrantes destacaram a importância de atender às demandas do consumidor de forma eficaz, utilizando tecnologia, inteligência artificial e antecipação das exigências dos consumidores como ferramentas-chave. Temas como investimento no relacionamento com o cliente, responsabilidade social e sustentabilidade foram abordados, enfatizando a necessidade de adaptação às demandas do mercado.

Estratégia Visionária 

No palco "Estratégia Visionária", o painel discutiu a importância do conselho consultivo em orientar desde as decisões operacionais até as estratégicas das empresas. Especialistas como Sandro Benelli, José Barral, Eduardo Gomes e Joana Ramalho destacaram a função do conselheiro independente na formação e sucessão das empresas, enfatizando a imparcialidade, visão abrangente e diversidade na tomada de decisões como aspectos essenciais. Para empresas familiares, foi ressaltada a necessidade de maturidade na gestão e separação de questões familiares das empresariais, evidenciando a humildade e propósito como características essenciais para um bom conselheiro.

Jornada de Compra de Cervejas 

No palco dedicado ao tema "Consumo em Transformação", o painel proporcionou conhecimentos sobre a dinâmica do mercado pós-pandemia. Sob a moderação de Bruna Castro, diretora da área de Consumer & Market Insights na HEINEKEN Brasil, o debate destacou o crescimento contínuo da categoria de cervejas, a busca crescente por experiências e valor agregado pelos consumidores, e a importância de compreender a jornada de compra do consumidor para desenvolver a categoria de forma saudável e criar valor dentro do mercado de cervejas.

Produtividade no Recebimento de Mercadorias 

Com participação de Flávia Ponte, da GS1 Brasil; Roberta Raso, do Carrefour Express; e Alexandre Ribeiro, da R Dias, o painel abordou a importância da produtividade no recebimento de mercadorias. Apesar de alguns problemas técnicos, foram discutidos temas como a relevância da tecnologia na rastreabilidade de alimentos, a digitalização de processos offline para aumentar a produtividade e a necessidade de ser curioso e aberto às novas oportunidades.

Digitalização do Planejamento e Abastecimento 

Com moderação de João Benedetto, da Relex; Fernanda Antunes, da Sephora; e Renato Ribeiro, da Accenture, o painel focou na digitalização como aliada da empresa para otimizar processos e auxiliar na tomada de decisão. Destacou-se a importância do "gêmeo digital" para testar decisões antes de implementá-las e facilitar a identificação de pontos de melhoria.

Self Checkout - Eficiência e Experiência 

Com participação de Bruna Koch, do Grupo Koch; e Serrassini, do Savegnano Supermercados LTDA, o painel discutiu a implementação de self checkouts em supermercados. Enfatizou-se que essa solução não substitui os caixas reais, mas otimiza o tempo e empodera o consumidor. Destacou-se também a importância de profissionais especializados para auxiliar os consumidores e a necessidade de acompanhar a tecnologia para permanecer relevante no mercado.

Equilibrando Vida Pessoal e Profissional 

Neiva Justa, fundadora da Justa Causa e líder ativista corporativa, compartilhou sua experiência, onde questionou o público se é possível equilibrar vida profissional e pessoal, afirmando que sucesso para ela significa encontrar esse equilíbrio. Neiva ressaltou que o tempo é uma questão de prioridade e destacou a importância das pessoas na construção da cultura da empresa, enfatizou a importância de cuidar primeiro de si mesmo, investindo na qualidade do momento presente, e relembrou a todos que mesmo com trabalho e atividades pessoais, é preciso aproveitar a vida da melhor maneira e como for possível. 

Saúde Mental e Emocional: Cuidando dos Aspectos Menos Visíveis da Saúde 

Dulce Pereira, gerente médica de Bem-Estar e Saúde Mental do Einstein e professora na Faculdade de Medicina da USP, abordou o impacto do estilo de vida na saúde física e mental. Menos de 10% das pessoas mantêm uma rotina equilibrada entre alimentação, exercício e outras atividades como beber e fumar. “Por que não adotamos medidas que não se compra na farmácia?” comentou, e destacou a importância da atividade física na redução do câncer de próstata em até 50%, alertando sobre os efeitos negativos do sedentarismo, comparando ao tabagismo para o coração e metabolismo. Menos de 7 horas de sono por noite aumenta o risco de TDAH, ansiedade e depressão. Consumir 500g de frutas, reduzir o consumo de sal, praticar atividade física, dormir no mínimo 7 horas e evitar álcool e tabaco são medidas essenciais, e quem pratica todas essas ações com estilo de vida saudável vivem em média 10 anos a mais.

Varejo Digital - Tecnologia para Expansão das Vendas

No contexto da (R)evolução Digital, o painel foi liderado por Fábio Marques, responsável pela área 3P no Grupo Pão de Açúcar e atualmente atuando no Mercado Livre. Ele enfatizou o desafio de aumentar a participação das compras de alimentos pela internet no Brasil. O Mercado Livre, presente em 18 países, destaca seu papel estratégico no varejo digital, com um centro de distribuição dedicado para apoiar todo o Brasil. Três pilares fundamentais foram destacados: sortimento e preço, rapidez e frete grátis, com 61% das entregas em até 24 horas, e experiência do cliente, com uma navegação única e informações detalhadas sobre os vendedores. Além disso, Marques ressaltou a crescente importância da inteligência artificial na melhoria da experiência do cliente.

Retail Média: O Futuro da Comunicação no PDV 

No painel, "Retail Média: O Futuro da Comunicação no PDV", Richard Albanesi, CEO da The LED, e Paulo Mariano, gerente de Retail Media, Dados e Monetização do GPA, discutiram sobre a importância da comunicação visual no varejo. Albanesi enfatizou a necessidade de entregar soluções completas e ser assertivo nas estratégias, com foco em indicadores como alcance e impacto/cliques. Destacou-se a importância de uma abordagem 360, conectando mídia estática, trade e diferentes perfis de clientes. Mariano ressaltou a importância da união entre canais para uma comunicação eficaz e encorajou o pequeno e médio varejo a começar a incorporar o digital em seus negócios, enfatizando a transparência nas parcerias e a compreensão do perfil do cliente como essencial para o sucesso.

Para os próximos dias 15 e 16 de maio, são esperados mais insights valiosos de como anda o mercado e o que se pode esperar do futuro, com presenças como David Roth, CEO da The Store, The WPP Global Retail Practice e presidente do Grupo BAV e João Branco, que atua como consultor sênior na V4 Company.

Inovação e transformação digital

"A feira e o Congresso de Gestão estão trazendo muita inovação para o setor. Na feira, uma das novidades é o pavilhão azul B, onde estão concentradas startups de inovação e tecnologia, para o aprimoramento do setor de alimentos e bebidas. Esse espaço traz soluções de Inteligência Artificial, dados, gestão de estoque, eficiência operacional, sustentabilidade, entre outros”, afirma Natacha Vitale, Head de Marketing e Eventos da APAS.
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Já na experiência digital proporcionada pela APAS SHOW 2024, a executiva reforça as experiências proporcionadas aos visitantes, incluindo um novo aplicativo interativo. “Este aplicativo une expositores, visitantes, congressistas e palestrantes, tudo na palma da mão, oferecendo humanização e interação social. A novidade é tão significativa que, hoje, estamos no ranking top 10 de downloads de aplicativos na categoria de eventos e redes sociais na Apple Store e Google Store," completa.
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Compondo uma estratégia de marketing de influência da APAS SHOW 2024, os influenciadores Léo Young (@leo_young_); Fagner Gonçalves Guimarães, o @fagnergg; Ana Paula Xongani (@anapaulaxongani); e Nathália Rodrigues (@nathfinancas); atuaram junto à comunicação do evento marcando presença circulando entre os expositores para o registro de novidades e à distância, interagindo com seus seguidores.

SERVIÇO: APAS SHOW 2024 – Site oficial
Quando: de 13 a 16 de maio de 2024

Horários: de 13 a 15/05, das 12h às 20h; 16/05, das 12h às 18h;

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP

Transfer gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê

Approach Comunicação apas@approach.com.br

 

 

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