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o maior evento do setor supermercadista do mundo, deu início nesta terça-feira, dia 14 de maio, ao Congresso de Gestão “Update-se - O mercado do futuro mais perto de hoje”, com uma abertura marcada por inovação, inspiração e uma infinidade de oportunidades para entendermos como anda o mercado. Com a presença de líderes empresariais e profissionais renomados de vários setores, o primeiro dia das palestras foi palco de discussões envolventes sobre os desafios e as tendências que moldam o futuro do varejo e do mercado como um todo.
A abertura dos painéis simultâneos contou com a presença de Andrea Bell, uma palestrante internacional muito requisitada, tendo participado recentemente de eventos como o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, o MoMA e o Big Show da NRF em Nova York. Sua expertise em experiência do consumidor foi destacada em várias publicações de renome, como Vogue, Business of Fashion e The Wall Street Journal. Andrea trouxe diversos estudos e insights de como anda o mercado e as mudanças que as inteligências artificiais podem ser usadas no dia a dia, como a Coca-Cola implementou um modelo de negócio sustentável, buscando equilibrar lucro e retorno ambiental.
Andrea Bell (Dynamic Audiovisual / Phillipe Acera) |
A crescente
preocupação com a sustentabilidade está impulsionando o apoio a produtos
veganos, e como empresas estão encontrando maneiras de aumentar seus
lucros reutilizando alimentos e reduzindo o plástico, o que também
consequentemente acaba
diminuindo os custos para elas. A reorganização de 2020 por conta da
pandemia da COVID-19 destacou a importância de repensar o consumo, a
migração para o nomadismo digital está transformando comportamentos, com
previsões de mudanças significativas
até 2035. A geração Z valoriza itens personalizados como uma forma de
expressar suas preferências por marcas e itens sustentáveis.
Mudanças no comportamento do consumidor e o Impacto nas estratégias do supermercado
A apresentação teve início com discussões sobre as mudanças significativas no comportamento do consumidor. Moderado por Fátima Merlin, sócia-fundadora da Connect Shopper, o painel contou com a participação de Eandres Aguiar, diretor de marketing do Grupo Amigão; Rodolfo Kayser Nejm, vice-presidente do Grupo Super Nosso; e Ricardo Huang, diretor comercial da Meias Embalagens. Os palestrantes destacaram a importância de atender às demandas do consumidor de forma eficaz, utilizando tecnologia, inteligência artificial e antecipação das exigências dos consumidores como ferramentas-chave. Temas como investimento no relacionamento com o cliente, responsabilidade social e sustentabilidade foram abordados, enfatizando a necessidade de adaptação às demandas do mercado.
Estratégia Visionária
No palco
"Estratégia Visionária", o painel discutiu a importância do conselho
consultivo em orientar desde as decisões operacionais até as
estratégicas das empresas. Especialistas como Sandro Benelli, José
Barral, Eduardo Gomes e Joana Ramalho
destacaram a função do conselheiro independente na formação e sucessão
das empresas, enfatizando a imparcialidade, visão abrangente e
diversidade na tomada de decisões como aspectos essenciais. Para
empresas familiares, foi ressaltada a necessidade
de maturidade na gestão e separação de questões familiares das
empresariais, evidenciando a humildade e propósito como características
essenciais para um bom conselheiro.
Jornada de Compra de Cervejas
No palco
dedicado ao tema "Consumo em Transformação", o painel proporcionou
conhecimentos sobre a dinâmica do mercado pós-pandemia. Sob a moderação
de Bruna Castro, diretora da área de Consumer & Market Insights na
HEINEKEN Brasil, o debate
destacou o crescimento contínuo da categoria de cervejas, a busca
crescente por experiências e valor agregado pelos consumidores, e a
importância de compreender a jornada de compra do consumidor para
desenvolver a categoria de forma saudável e criar
valor dentro do mercado de cervejas.
Produtividade no Recebimento de Mercadorias
Com
participação de Flávia Ponte, da GS1 Brasil; Roberta Raso, do Carrefour
Express; e Alexandre Ribeiro, da R Dias, o painel abordou a importância
da produtividade no recebimento de mercadorias. Apesar de alguns
problemas técnicos, foram discutidos
temas como a relevância da tecnologia na rastreabilidade de alimentos, a
digitalização de processos offline para aumentar a produtividade e a
necessidade de ser curioso e aberto às novas oportunidades.
Digitalização do Planejamento e Abastecimento
Com moderação
de João Benedetto, da Relex; Fernanda Antunes, da Sephora; e Renato
Ribeiro, da Accenture, o painel focou na digitalização como aliada da
empresa para otimizar processos e auxiliar na tomada de decisão.
Destacou-se a importância do
"gêmeo digital" para testar decisões antes de implementá-las e facilitar
a identificação de pontos de melhoria.
Self Checkout - Eficiência e Experiência
Com
participação de Bruna Koch, do Grupo Koch; e Serrassini, do Savegnano
Supermercados LTDA, o painel discutiu a implementação de self checkouts
em supermercados. Enfatizou-se que essa solução não substitui os caixas
reais, mas otimiza o tempo e
empodera o consumidor. Destacou-se também a importância de profissionais
especializados para auxiliar os consumidores e a necessidade de
acompanhar a tecnologia para permanecer relevante no mercado.
Equilibrando Vida Pessoal e Profissional
Neiva Justa, fundadora da Justa Causa e líder ativista corporativa, compartilhou sua experiência, onde questionou o público se é possível equilibrar vida profissional e pessoal, afirmando que sucesso para ela significa encontrar esse equilíbrio. Neiva ressaltou que o tempo é uma questão de prioridade e destacou a importância das pessoas na construção da cultura da empresa, enfatizou a importância de cuidar primeiro de si mesmo, investindo na qualidade do momento presente, e relembrou a todos que mesmo com trabalho e atividades pessoais, é preciso aproveitar a vida da melhor maneira e como for possível.
Saúde Mental e Emocional: Cuidando dos Aspectos Menos Visíveis da Saúde
Dulce Pereira,
gerente médica de Bem-Estar e Saúde Mental do Einstein e professora na
Faculdade de Medicina da USP, abordou o impacto do estilo de vida na
saúde física e mental. Menos de 10% das pessoas mantêm uma rotina
equilibrada entre
alimentação, exercício e outras atividades como beber e fumar. “Por que
não adotamos medidas que não se compra na farmácia?” comentou, e
destacou a importância da atividade física na redução do câncer de
próstata em até 50%, alertando
sobre os efeitos negativos do sedentarismo, comparando ao tabagismo para
o coração e metabolismo. Menos de 7 horas de sono por noite aumenta o
risco de TDAH, ansiedade e depressão. Consumir 500g de frutas, reduzir o
consumo de sal, praticar atividade
física, dormir no mínimo 7 horas e evitar álcool e tabaco são medidas
essenciais, e quem pratica todas essas ações com estilo de vida saudável
vivem em média 10 anos a mais.
Varejo Digital - Tecnologia para Expansão das Vendas
No contexto da
(R)evolução Digital, o painel foi liderado por Fábio Marques,
responsável pela área 3P no Grupo Pão de Açúcar e atualmente atuando no
Mercado Livre. Ele enfatizou o desafio de aumentar a participação das
compras de alimentos pela
internet no Brasil. O Mercado Livre, presente em 18 países, destaca seu
papel estratégico no varejo digital, com um centro de distribuição
dedicado para apoiar todo o Brasil. Três pilares fundamentais foram
destacados: sortimento e preço, rapidez e
frete grátis, com 61% das entregas em até 24 horas, e experiência do
cliente, com uma navegação única e informações detalhadas sobre os
vendedores. Além disso, Marques ressaltou a crescente importância da
inteligência artificial na melhoria da
experiência do cliente.
Retail Média: O Futuro da Comunicação no PDV
No painel,
"Retail Média: O Futuro da Comunicação no PDV", Richard Albanesi, CEO da
The LED, e Paulo Mariano, gerente de Retail Media, Dados e Monetização
do GPA, discutiram sobre a importância da comunicação visual no varejo.
Albanesi enfatizou
a necessidade de entregar soluções completas e ser assertivo nas
estratégias, com foco em indicadores como alcance e impacto/cliques.
Destacou-se a importância de uma abordagem 360, conectando mídia
estática, trade e diferentes perfis de clientes.
Mariano ressaltou a importância da união entre canais para uma
comunicação eficaz e encorajou o pequeno e médio varejo a começar a
incorporar o digital em seus negócios, enfatizando a transparência nas
parcerias e a compreensão do perfil do
cliente como essencial para o sucesso.
Para os
próximos dias 15 e 16 de maio, são esperados mais insights valiosos de
como anda o mercado e o que se pode esperar do futuro, com presenças
como David Roth, CEO da The Store, The WPP Global Retail Practice e
presidente do Grupo BAV e João
Branco, que atua como consultor sênior na V4 Company.
Inovação e transformação digital
"A feira e o
Congresso de Gestão estão trazendo muita inovação para o setor. Na
feira, uma das novidades é o pavilhão azul B, onde estão concentradas
startups de inovação e tecnologia, para o aprimoramento do setor de
alimentos e bebidas.
Esse espaço traz soluções de Inteligência Artificial, dados, gestão de
estoque, eficiência operacional, sustentabilidade, entre outros”, afirma Natacha Vitale, Head de Marketing e Eventos da APAS.
Já
na experiência digital proporcionada pela APAS SHOW 2024, a executiva
reforça as experiências proporcionadas aos visitantes, incluindo um novo
aplicativo interativo. “Este aplicativo une expositores, visitantes,
congressistas e palestrantes,
tudo na palma da mão, oferecendo humanização e interação social. A
novidade é tão significativa que, hoje, estamos no ranking top 10 de
downloads de aplicativos na categoria de eventos e redes sociais na
Apple Store e Google Store,"
completa.
Compondo uma
estratégia de marketing de influência da APAS SHOW 2024, os
influenciadores Léo Young (@leo_young_); Fagner Gonçalves Guimarães, o
@fagnergg; Ana Paula Xongani (@anapaulaxongani); e Nathália Rodrigues
(@nathfinancas); atuaram junto à
comunicação do evento marcando presença circulando entre os expositores
para o registro de novidades e à distância, interagindo com seus
seguidores.
SERVIÇO: APAS SHOW 2024 – Site oficial
Quando: de 13 a 16 de maio de 2024
Horários: de 13 a 15/05, das 12h às 20h; 16/05, das 12h às 18h;
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP
Transfer gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê
Approach Comunicação apas@approach.com.br
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