quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Celebração sem culpa e consumo consciente moldam novas tendências de bebidas em festividades

 

  VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca    

A busca por uma celebração sem culpa tem ganhado força entre consumidores que desejam viver momentos de prazer sem necessariamente recorrer ao álcool. Essa mudança de comportamento acompanha tendências globais de moderação, saúde e bem-estar e impulsiona o desenvolvimento de bebidas que combinam indulgência, naturalidade e propósito. Entre as gerações mais jovens, especialmente a Geração Z, ganha destaque a ideia de que é possível se divertir de forma autêntica, leve e conectada ao autocuidado, reforçando o espaço das alternativas não alcoólicas.

No Brasil, essa tendência encontra um cenário especialmente favorável, impulsionado pelo clima quente e pela preferência por sabores tropicais, cores vibrantes e perfis refrescantes, que ampliam as possibilidades de inovação no mercado de bebidas, com produtos que equilibram prazer, leveza e indulgência, alinhados às expectativas de consumo cada vez mais diversas.

O estudo ADM Outside Voices Lifestyle, 2025 revela que 64% da Geração Z na América Latina demonstram curiosidade em explorar alternativas não alcoólicas, enquanto no Brasil 61% da população também concorda com esse interesse, mostrando que a busca por opções sem álcool cresce de forma consistente na região.

As celebrações de final de ano, que ocorrem no verão no Hemisfério Sul, refletem uma oportunidade de atender a esse movimento de romper com a hegemonia do álcool em momentos de diversão. “Nas festas, muitas pessoas querem vivência, cor e prazer, deixando a culpa de lado. Temos uma oportunidade imensa em um país como o Brasil, onde a aceitação de cítricos, sabores frutados e frescos costuma ser alta o ano todo, para criar bebidas que ofereçam uma experiência especial, com sabores que expressem complexidade, cores memoráveis e texturas que exaltem conexões e celebrações”, afirma Flávia Inoue, gerente de marketing de nutrição humana da ADM para América Latina

“O desafio é entregar produtos que acompanhem esses momentos de forma autêntica”, afirma Flávia. A ADM, líder global em comercialização de grãos, insumos, nutrição humana e animal, reúne tecnologia, portfólio robusto de aromas autênticos, extratos botânicos, cores naturais, além de ingredientes funcionais e soluções para fórmulas com redução de açúcar. Com sua expertise sensorial, a empresa cocria com os clientes soluções que atendem às mais diversas ocasiões de consumo.

Em janeiro, após as festividades, ganham força as tendências globais de moderação, como o Dry January (Janeiro Seco), o Mindful Drinking (consumo consciente de bebidas) e o Sober Curious (movimento dos “curiosos sobre a sobriedade”), que colocam em evidência bebidas sem álcool que entregam sabor e frescor. É um período de escolhas mais conscientes, em que consumidores priorizam energia, foco, hidratação e bem-estar emocional para começar o ano com mais disposição e saúde.

Menos peso na consciência, mais leveza

O estudo global U&A Hydration – International Consumer Attitudes and Opportunities, realizado pela ADM, revela que quase metade dos consumidores admite esquecer de se hidratar ao longo do dia, ao mesmo tempo em que cresce o interesse por bebidas que ofereçam sabor marcante, naturalidade e benefícios reais. Esses atributos ressoam de forma particular no mercado brasileiro, onde alternativas não alcoólicas e bases para mocktails continuam ganhando espaço, acompanhando a busca por experiências mais leves e sensoriais.

As expectativas variam também entre gerações e regiões. A Geração Z tende a buscar experiências mais visuais e intensas além de estar aberta a consumir uma variedade maior de bebidas; os Millennials são os mais abertos à inovação; e a Geração X privilegia praticidade e naturalidade, especialmente no início do ano. Em mercados como Brasil, África do Sul e Arábia Saudita, sabores tropicais e perfis refrescantes são mais valorizados, enquanto países europeus preferem abordagens mais leves e naturais.

Esse conjunto de comportamentos tão diversos torna o período entre dezembro e janeiro especialmente estratégico para inovação. Ele combina a busca por indulgência moderada nas celebrações com o foco no bem-estar característico do começo do ano, criando oportunidades para categorias como bebidas funcionais e alternativas festivas sem álcool.

“A palavra-chave é variedade. A busca por bebidas que entreguem experiências agradáveis, sem se apoiar no álcool, com mais sabor, frescor, naturalidade e funcionalidade requer da indústria um olhar para as oportunidades de entregar versatilidade e surpreender o consumidor.  Nosso papel é transformar essas expectativas em soluções que façam sentido para as marcas e para a vida das pessoas”, completa Flávia.

Edelman Brasil

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário