quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Dia Internacional do Arroz: conheça curiosidades sobre um dos alimentos mais importantes para a humanidade

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca/

Comemorado anualmente em 31 de outubro, o Dia Internacional do Arroz é uma proposta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) a fim de evidenciar o grão que é base de alimentação para diversas culturas ao redor do mundo e responsável por nutrir dois terços da população mundial. De fato, o arroz é o terceiro alimento mais consumido no mundo, ficando atrás apenas do trigo e do milho. Pensando nisso, a marca Tio João, uma das mais lembradas pelos brasileiros quando o assunto é arroz, listou uma série de curiosidades e receitas super nutritivas, capazes de inovar o cardápio do dia a dia de maneira prática e saborosa.

   

Produzida pela Josapar, que fabrica cerca de 45 variedades de produtos utilizando o grão como matéria-prima base, as linhas e produtos do Tio João vão desde o tradicional 100% Grãos Nobres, passando pelo integral, orgânico, sete grãos, parboilizado, vitaminado, misturas semiprontas gourmet para risotos e semiprontas que servem de acompanhamento para diversos pratos, arroz doce e uma linha premium voltada para a alta gastronomia, composta por arrozes importados e oriundos de várias partes do mundo. Além disso, a marca também oferece uma linha exclusiva de misturas para bolos, pães e sobremesas, elaboradas com a farinha do arroz e totalmente sem glúten.

  

Conheça algumas curiosidades sobre o arroz:

 

  • O grão é originário do Japão, onde é cultivado há milênios. Acredita-se que seu cultivo tenha mais de sete mil anos.
  • Os cinco maiores produtores mundiais de arroz são, por ordem: China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã.
  • O maior produtor brasileiro de arroz é o estado do Rio Grande do Sul. As cidades com maior participação na produção nacional são Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santa Vitória do Palmar.
  • O hábito de jogar arroz nos noivos foi importado da China. É considerado um símbolo de fartura pelos chineses. A tradição se arraigou e, com o tempo, acabou se espalhando pelo mundo.
  • Qual o melhor tipo de arroz? São os integrais, que contêm maior quantidade de sais minerais, vitaminas e fibras (excelentes para o funcionamento do intestino).
  • Existem mais de 140 mil variedades de arroz. O preferido dos brasileiros é o arroz do tipo agulhinha, que é muito solto. Os japoneses, por sua vez, preferem o gohan, um arroz mais pastoso e grudento.
  • O arroz é um alimento naturalmente sem glúten.
  • Alguns tipos de arrozes, como o preto e o vermelho, são considerados superalimentos devido ao alto poder nutricional, rico em proteínas, vitaminas e minerais, como o ferro.
  • O arroz forma com o feijão a dupla perfeita em termos nutricionais, pois ambos se complementam em vitaminas e propriedades, auxiliando no controle do colesterol e do índice glicêmico.

Receitas 

Arroz peruano

Ingredientes

3 colheres (sopa) de óleo
2 unidades de linguiça defumada em rodelas finas (130g)
1 peito de frango em cubos (300g) temperado com sal
2 bifes de contrafilé em tiras (200g) temperados com sal
100g de bacon picado
2 dentes de alho picados
2 colheres (chá) de gengibre ralado
½ pimentão vermelho em cubos
2 xícaras (chá) de Arroz Tio João 100% Grãos Nobres
5 colheres (sopa) de shoyu
3 ovos
Sal a gosto
Cebolinha picada a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande, aqueça o óleo, doure a linguiça, retire-a da panela e reserve. Em seguida, doure o frango, retire-o da panela e reserve. Por último, doure o contrafilé junto com o bacon. Acrescente o alho, o gengibre e o pimentão e refogue rapidamente até que o alho fique dourado. Volte as carnes reservadas para a panela, acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os ingredientes. Coloque 4 xícaras (chá) de água quente e o shoyu, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semitampada por 20 minutos ou até a água secar. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por 5 minutos. Bata ligeiramente os ovos, tempere com uma pitada de sal e despeje em uma frigideira untada com um fio de óleo, fazendo uma camada fina. Deixe dourar e vire para dourar do outro lado. Corte em tirinhas e acrescente ao arroz, juntamente com a cebolinha. Misture delicadamente com um garfo e sirva em seguida.

Dicas: se preferir, substitua o frango por carne de porco.

 

Arroz com cordeiro e pinhão

 

 

Ingredientes

2 dentes de alho picados

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Alecrim a gosto

400g de pinhão

1 fio de Azeite Nova Oliva

400g cordeiro (paleta ou quarto) cortado em cubos

1 cebola picada

2 xícaras (chá) de Tio João Variedades Mundiais Arroz Jasmine

2 xícaras (chá) de água fervente

Modo de preparo

Tempere o cordeiro com alho, sal, pimenta e alecrim. 

Em uma panela de pressão, cozinhe os pinhões até que se soltem da casca. 

Em outra panela, coloque o Azeite Nova Oliva e grelhe o cordeiro. Adicione os pinhões sem casca, a cebola e, depois de bem refogado, coloque o Tio João Variedades Mundiais Arroz Jasmine e a água. Assim que o arroz tiver cozido e a água secar, desligue o fogo e sirva.

 

 Risoto de filé e cebolas ao vinho

Ingredientes

¼ de xícara (chá) de azeite (50ml)
1 xícara (chá) de cebolas pérola cortadas em 4 (80g)
½ xícara (chá) de vinho tinto seco (100ml)
350g de filé mignon em cubos pequenos
½ xícara (chá) de manteiga (100g)
1 e ½ xícara (chá) de Tio João Variedades Mundiais Arroz Carnaroli (255g)
7 ½ xícaras (chá) de caldo de carne (1500ml)
100g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Aqueça metade do azeite em uma frigideira e refogue a cebola em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até dourar. Acrescente o vinho tinto e deixe evaporar por 5 minutos. Quando o vinho secar, reserve as cebolas e, na mesma frigideira, adicione a outra metade do azeite. Aumente o fogo, acrescente os cubos de filé e refogue mexendo o mínimo possível por cerca de 10 minutos ou até dourar. Reserve.
Ainda na mesma panela, coloque metade da manteiga e, quando ela derreter, acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos e adicione o caldo de carne. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos em panela semitampada, mexendo a cada 3 minutos aproximadamente. Adicione o filé, a cebola, a manteiga restante e o queijo parmesão, mexa bem, prove e ajuste o tempero. Sirva imediatamente.

DICAS: use sempre vinho tinto seco e, se preferir, substitua o filé mignon pela mesma quantidade de filé de frango.

Para conferir essas e outras receitas, acesse: https://tiojoao.com.br/receitas/ .

Para mais informações e para adquirir os produtos da marca, acesse: https://www.armazemtiojoao.com.br/ .

Fonte: Ana Paula Giorgetti

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário