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A MMV Importadora de vinhos realizou no dia 26/09, na Pizzaria Carolla em Curitiba, um evento de degustação de vinhos com a presença de Manuel Valdez, proprietário da vinícola argentina Cinco Sentidos.
“Aproveitamos que o Manuel estava vindo para eventos em Bento Gonçalves e São Paulo e conseguimos agenda para este evento no Carolla”, diz Jonas Martins, gerente de vendas da MMV.
Mais do que a apreciação e degustação dos exclusivos vinhos da Cinco Sentidos, o evento também foi uma forma de celebrar a parceria de longa data entre a importadora e a vinícola, que começou no ano de 2007, e possibilitou ao mercado brasileiro o acesso aos rótulos produzidos em solo argentino.
“A Cinco Sentidos hoje se encontra em mais de 26 países, mas o Brasil tem um local especial em nosso coração, pois foi um dos primeiros países com os quais firmamos parceria”, explica Manuel Valdez.
O produtor aproveitou para contar um pouco da curiosa história da vinícola, fundada pelo seu avô, imigrante português que achou morada no país hermano, em 1955, com o nome de Finca Algarve, na famosa região de Maipu, Mendoza. Até o ano de 2001, a empresa apenas produzia e vendia uvas de alta qualidade para outras vinícolas, não tendo um vinho próprio para comercialização.
Quando Manuel Valdez assumiu o controle da empresa da família, ele realizou um estudo e um fato interessante lhe chamou atenção: estatisticamente no mundo, é a 3ª geração quem costuma levar empresas familiares à falência, exatamente a geração de Manuel. Isso o levou a remodelar o negócio e, assim, passar a produzir vinhos de alta qualidade que pudessem agradar ao mercado.
No evento, o primeiro vinho que a MMV trouxe da Cinco Sentidos foi um Chardonnay, em referência ao primeiro vinho importado da vinícola lá em 2003. Por isso, uma das estrelas do evento foi o Reserva Chardonnay safra 2019, fresco e untuoso, com final marcante e equilibrado.
Uma linha bem diferente foram os vinhos Tardio Branco, feito com 50% Torrontés, 50% Moscatel de Alexandria, cujo processo de 12 meses em barris de carvalho francês e americano de 2º e 3º uso ajudam no processo de um vinho com aromas exuberantes de flores, frutas tropicais maduras, mel e baunilha, bastante doce em boca, macio, aveludado e complexo, como uma compota de frutas envolta em mel. Já o Tardio Tinto, 100% Malbec, tem presença marcante de baunilha, chocolate e tosta, também doce na boca, frutado, complexo, aveludado, de final muito longo. Sua estrutura permite longa guarda.
Esses vinhos licorosos podem, inclusive, ser apreciados tanto com pratos salgados, queijos, como também com sobremesas, e sempre surpreendem os clientes. “É preciso muita técnica para se chegar nesses resultados, pois a linha Tardio tem uma doçura muito presente, porém com uma acidez marcante”, diz Jonas Martins.
É claro que não podiam faltar os famosos Malbecs de Mendoza. Um deles foi o e o Reserva Malbec, safra 2018, com aromas de frutas escuras, como cereja preta e ameixa, com toques de coco, caramelo e especiarias, de final muito longo.
Fechando os destaques, não podia faltar o Maluco. “A história da nossa família está cheia de impulsos malucos, pois somente quando nos deixamos ir, coisas inesperadas e maravilhosas acontecem”, diz Manuel Valdez. Por isso, todas as informações sobre esse vinho são secretas, o que leva os apreciadores a tirarem suas próprias conclusões.
O evento na Pizzaria Carolla também contou com a presença de clientes da MMV. Roberto Arnildo Ritt, gerente de compras na rede de supermercados Festval, aproveitou o evento para conhecer o produtor de um dos vinhos mais procurados no mercado. Somos clientes da MMV há muito tempo, comercializando o Cinco Sentidos, que tem bastante procura por conta dos clientes, que muitas vezes vão ao Festval atrás dos rótulos da vinícola”, diz.
Wagner Machado Serpa Sá Brito, sommelier do Carolla, ressaltou que a pizzaria tem parceria com a MMV há quase 20 anos, e que hoje o Cinco Sentidos é o carro chefe da casa. “Os clientes confiam na Cinco Sentidos, sabendo que não tem erro, por ser um vinho de muita qualidade e que encaixa perfeitamente com as pizzas da casa”.
Com o sucesso da parceria, o objetivo da MMV é manter a relação muito próxima com o produtor, que confidenciou trocar informações com o sommelier da importadora, Jonas Martins, para obter informações sobre a aceitação dos vinhos da empresa no Brasil e como alguns rótulos podem ser adaptados ao paladar nacional.
“Para nós, da MMV, é o tipo de parceiro que fortalece sempre a relação e os nossos princípios, que é ofertar ao mercado brasileiro vinhos especiais, acessíveis e de extrema qualidade, onde o processo de produção traga junto de si toda a história da vinícola”, ressalta Martins.
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