segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Fazedores de Café por NESCAFÉ inicia 2025 em São Paulo

 

VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cervanacaneca

O café tem o poder de transformar vidas, conectar pessoas e abrir portas para novas oportunidades. Com esse propósito, Fazedores de Café, projeto da NESCAFÉ® em parceria com o Sofá Café, retorna a São Paulo, cidade onde nasceu, para abrir a agenda de 2025. Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, 10 alunos entre 18 e 29 anos, selecionados com o apoio de ONGs, participam de aulas teóricas e práticas, ministradas por especialistas do setor.  A iniciativa já capacitou centenas de jovens em situação de vulnerabilidade social na profissão de barista, com taxa de empregabilidade de 90%. 

O projeto encerrou 2024 com um marco importante: pela primeira vez, expandiu suas ações para além da capital paulista, chegando a cidades como Recife (PE), Brasília (DF), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG). Em todos as edições, jovens selecionados por ONGs locais tiveram acesso a uma formação gratuita e completa, com conteúdo que inclui temas como métodos de extração, torra, qualidade da água, leite vaporizado, criação de bebidas e atendimento ao cliente. 

A trajetória de crescimento do Fazedores de Café em 2024 foi impulsionada pela promoção "Faça seu Mundo", de NESCAFÉ® que, durante três meses, sorteou prêmios diários de R$5.000,00, destinando a mesma quantia para o projeto. “Com os recursos da campanha, pudemos chegar em diferentes cidades, ampliando as oportunidades de jovens de outras regiões do país”, completa Bárbara Velo.  

“A demanda por cafés de qualidade segue crescendo, e o mercado necessita de mão de obra qualificada para atender a essa nova realidade, seja no campo, ou na cidade. Por esse motivo, é essencial que programas como o Fazedores de Café cheguem a outras regiões. Afinal, o café é uma paixão nacional, e o mercado necessita de profissionais qualificados em todo o Brasil”, avalia Leonardo Tauil, Head de Café e Bebidas de Nestlé Professional. “Depois de um ano tão importante para o crescimento do projeto, é simbólico começarmos 2025 exatamente onde tudo começou, em São Paulo”, completa Tauil.   

O programa não somente forma baristas, mas também desenvolve futuros empreendedores. Diversos ex-alunos abriram suas próprias cafeterias e ampliaram a cultura do café especial em suas comunidades. “Acreditamos que o café é uma força de transformação, além de propagar paixão e a excelência em toda a cadeia, desde o grão à xícara”, comenta Bárbara Velo. 

Confira o conteúdo das aulas:  

  • Estilos de café no Brasil 
  • Processo produtivo de café 
  • Métodos de preparo 
  • Análise sensorial 
  • Preparo de bebidas clássicas 
  • Latte Art 
  • Torra 
     

Sobre Fazedores de Café por NESCAFÉ® 

Com mais de uma década de história, a iniciativa vem transformando a realidade de pessoas, beneficiando comunidades e contribuindo para um futuro mais inclusivo e consciente. Desde 2019, o projeto amplificou a ação para além da cidade, para suprir uma necessidade percebida pela Nestlé na sua rede de cafeicultores, em relação à sucessão familiar. Jovens de Linhares, no Espírito Santo, na Chapada Diamantina e em Eunápolis, na Bahia e em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, formaram-se na etapa campo. 

"Na Nestlé, reconhecemos a importância dos projetos de qualificação profissional e, por meio do Fazedores de Café, conseguimos auxiliar jovens a terem acesso a novas possibilidades no mercado de trabalho,”, comenta Bárbara Velo.  

As duas versões do programa, campo e cidade, já formaram mais de 300 profissionais e fazem parte da plataforma global Iniciativa Pelos Jovens, que há mais de 10 anos impulsiona o desenvolvimento social, visando aumentar a empregabilidade e capacitação desse público por meio de ferramentas de desenvolvimento, capacitação e empregabilidade.     

 agencia.pub

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário