sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

IA está cada vez mais presente na gastronomia

 

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A Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma presença constante em nossas vidas. Ela nos auxilia recomendando aquele filme no streaming para relaxarmos, nos lembrando do horário por meio da assistente virtual, ou ajudando a desviar do trânsito no caminho para o trabalho. No entanto, sua influência vai muito além dessas conveniências diárias. A IA está revolucionando processos e estratégias em empresas de diversos setores, incluindo o gastronômico.

Você já pensou que o prato que você provou no almoço naquele restaurante tradicional, pode ter sido recomendado por uma Inteligência Artificial? 

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 28% dos bares e restaurantes brasileiros já utilizaram IA em algum momento. Já 17% dos estabelecimentos afirmaram utilizar a IA para criar ou atualizar cardápios, definir preços dos pratos e sugerir novas combinações.

Em uma recente edição do congresso gastronômico mais importante do mundo, o Madrid Fusión, o chef espanhol Eneko Atxa Azurmendi, que ostenta 3 estrelas Michelin, desafiou o ChatGPT a criar uma receita. Isso levantou uma dúvida interessante: é possível confiar em um robô para criar pratos culinários? 

Se você perguntar ao ChatGPT, ele vai dizer que sim, embora seja difícil garantir que ele recomende um prato que nunca tenha sido feito antes. No entanto, é possível criar sugestões únicas explorando combinações inesperadas. Imagine um taco de tapioca com recheio de peixe grelhado em molho de coco e wasabi, uma fusão da culinária japonesa com a nordestina, ou uma pizza de polenta crocante com cogumelos trufados e queijo brie, combinando texturas com ingredientes sofisticados. 

No Madrid Fusión, a conclusão foi clara: a IA é uma ferramenta incrível, mas não substitui o toque humano de um chef. Ainda assim, ela está se expandindo no mundo gastronômico, ajudando chefs e estabelecimentos a otimizar experiências culinárias e criar produtos que surpreendem o paladar. 

Além de criar menus inovadores, a IA possui outras aplicações poderosas. Um exemplo é o atendimento de um sommelier virtual, desenvolvido pelo Atena.ai, empresa paulista especializada em automação, que recomenda vinhos com base no prato escolhido pelo cliente. Essa tecnologia também oferece informações detalhadas sobre rótulos, safra e harmonização, otimizando o autoatendimento e suprindo a ausência de sommeliers especializados. 

“Uma das maiores deficiências nos estabelecimentos que vendem vinho é a falta de sommeliers qualificados. Encontrar um ‘profissional do vinho’ está cada vez mais difícil, e muitos restaurantes acabam treinando garçons para essa função. No entanto, com o auxílio da tecnologia, é possível ajudar os garçons a oferecerem excelentes recomendações de vinhos, de forma precisa e personalizada, com base no prato escolhido”, explica Francisco Gioielli, CEO da Atena.ai. 

A personalização vai além. Restaurantes podem usar IA para analisar o histórico de pedidos de clientes e oferecer sugestões sob medida. Ela também ajuda a monitorar preferências e ajustar o cardápio conforme as tendências.

Segundo Carlos Drechmer, CEO da ACOM Sistemas, na parte operacional, a IA pode ser um aliado poderoso na gestão de compras e estoque do restaurante, por exemplo. Ela pode ajudar a estimar o volume de clientes, monitorar a movimentação de ingredientes em tempo real e automatizar o re-abastecimento, reduzindo desperdícios e garantindo ingredientes sempre frescos. 

Outro uso  interessante é a identificação de  novas tendências culinárias. Ao analisar redes sociais, avaliações online e padrões de pedidos, ela sugere novos pratos e ingredientes em alta. "Prever a demanda também é essencial para o sucesso de um restaurante, e a IA já é capaz de fazer análise de vendas, pratos mais vendidos e horários mais movimentados. Isso ajuda a tornar a rotina mais eficiente, auxiliando em um atendimento de qualidade", diz o CEO. 

A inteligência artificial pode ser usada inclusive no treinamento dos  funcionários. De acordo com a pesquisa da Abrasel, 13% das empresas já adotam a tecnologia para treinar funcionários, por meio de chatbots, assistentes virtuais e simulações interativas.  

“Esse recorte mostra como a IA está transformando a gastronomia, seja na criação de pratos inovadores, na personalização de atendimento ou na otimização de operações, oferecendo aos restaurantes novas formas de encantar seus clientes e melhorar seus negócios”, conclui Drechmer. 

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