VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/
O
Lecadô divulgou os resultados alcançados em 2024 de
suas ações de combate ao desperdício de alimentos e de
gerenciamento de resíduos gerados em sua fábrica,
lojas e escritório. Em um ano, foram cerca de 15
toneladas de alimentos em perfeitas condições de
consumo que deixaram de ir para o lixo, e
10,65 toneladas de resíduos reciclados ou que
receberam destinação correta por empresas parceiras.
Um resultado 6% superior ao obtido em 2023, o que
reflete o compromisso do Lecadô em adotar práticas
sustentáveis em todas as etapas de seu processo de
produção.
Nas lojas, a principal ação de combate ao desperdício
se dá por meio da parceria com a Food To Save. A startup conecta
varejistas, que contam com alimentos próximos à data
de vencimento, ao consumidor final interessado em
comprar produtos com ótimos descontos, que sempre
seguem acondicionados na “Sacola Surpresa”. A doceria
seleciona os itens excedentes para a montagem
da sacola, que é disponibilizada para resgate no app da
Food To Save. Além da opção de retirar o pedido no
local de compra, o consumidor pode receber a sacola em
casa. Em 2024, o Lecadô foi premiado pela Food To Save
por estar entre as 20 empresas que mais salvaram
alimentos com a startup no Brasil.
Em 2024, a parceria com a Food To Save evitou que 15
toneladas de alimentos excedentes, em perfeitas
condições de consumo, fossem para o lixo. Prevenindo
que mais de 37 toneladas de CO2 fossem liberados na
atmosfera. Foram cerca de 15 mil sacolas
comercializadas.
Segundo Agata Russo, Gerente de Marketing do Lecadô,
mesmo fazendo uma gestão de estoque afinada, a marca
gera excedentes, pois precisa ter produtos nas lojas
até o final de cada dia. São tortas, doces e salgados
frescos e sem adição de conservantes com validade
menor do que produtos industrializados.
“Nossa missão nessa parceria é fomentar a cultura sustentável. Quando os clientes compram a Sacola Surpresa, sabem apenas que receberão produtos Lecadô saborosos e de qualidade, mas não exatamente o que virá. É uma escolha de consumo consciente, de optar por uma compra que irá contribuir com uma causa maior que é o combate ao desperdício e o cuidado com o planeta”, explica.
Também faz parte da política ambiental do Lecadô buscar a redução máxima de geração de resíduos sólidos. Além de diminuir o custo operacional, esse cuidado minimiza os impactos diretos e indiretos ao meio ambiente. Para isso, a empresa conta com um Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR), que inclui a segregação e a destinação correta dos resíduos produzidos na fábrica. Entre eles, caixas de papelão e de ovos, baldes de plástico provenientes de recheios e óleo de cozinha usado que, depois de separados, são destinados a empresas especializadas em reciclagem, como a Koleta Ambiental.
Para 2025, a meta é avançar ainda mais nas práticas sustentáveis e ampliar a comercialização das Sacolas Surpresas. “Acreditamos que a adoção de práticas sustentáveis é uma responsabilidade compartilhada e que cada pequena ação faz diferença. O Lecadô comercializa alegria, estamos nos momentos afetivos e festivos das pessoas com nossos produtos. E não existe alegria em um cenário de fome e de um planeta degradado. Queremos contribuir para mudar esse cenário”, finaliza Agata Russo.
W3
Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário