segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Lecadô e Food To Save evitaram que 15 toneladas de alimentos fossem para o lixo em 2024

 

VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cervanacaneca  

 O Lecadô divulgou os resultados alcançados em 2024 de suas ações de combate ao desperdício de alimentos e de gerenciamento de resíduos gerados em sua fábrica, lojas e escritório. Em um ano, foram cerca de 15 toneladas de alimentos em perfeitas condições de consumo que deixaram de ir para o lixo, e 10,65 toneladas de resíduos reciclados ou que receberam destinação correta por empresas parceiras. Um resultado 6% superior ao obtido em 2023, o que reflete o compromisso do Lecadô em adotar práticas sustentáveis em todas as etapas de seu processo de produção.
 
Nas lojas, a principal ação de combate ao desperdício se dá por meio da parceria com a Food To Save. A startup conecta varejistas, que contam com alimentos próximos à data de vencimento, ao consumidor final interessado em comprar produtos com ótimos descontos, que sempre seguem acondicionados na “Sacola Surpresa”. A doceria seleciona os itens excedentes para a montagem da sacola, que é disponibilizada para resgate no app da Food To Save. Além da opção de retirar o pedido no local de compra, o consumidor pode receber a sacola em casa. Em 2024, o Lecadô foi premiado pela Food To Save por estar entre as 20 empresas que mais salvaram alimentos com a startup no Brasil.
 
Em 2024, a parceria com a Food To Save evitou que 15 toneladas de alimentos excedentes, em perfeitas condições de consumo, fossem para o lixo. Prevenindo que mais de 37 toneladas de CO2 fossem liberados na atmosfera. Foram cerca de 15 mil sacolas comercializadas.

Segundo Agata Russo, Gerente de Marketing do Lecadô, mesmo fazendo uma gestão de estoque afinada, a marca gera excedentes, pois precisa ter produtos nas lojas até o final de cada dia. São tortas, doces e salgados frescos e sem adição de conservantes com validade menor do que produtos industrializados.


“Nossa missão nessa parceria é fomentar a cultura sustentável. Quando os clientes compram a Sacola Surpresa, sabem apenas que receberão produtos Lecadô saborosos e de qualidade, mas não exatamente o que virá. É uma escolha de consumo consciente, de optar por uma compra que irá contribuir com uma causa maior que é o combate ao desperdício e o cuidado com o planeta”, explica.
 
Também faz parte da política ambiental do Lecadô buscar a redução máxima de geração de resíduos sólidos. Além de diminuir o custo operacional, esse cuidado minimiza os impactos diretos e indiretos ao meio ambiente. Para isso, a empresa conta com um Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR), que inclui a segregação e a destinação correta dos resíduos produzidos na fábrica. Entre eles, caixas de papelão e de ovos, baldes de plástico provenientes de recheios e óleo de cozinha usado que, depois de separados, são destinados a empresas especializadas em reciclagem, como a Koleta Ambiental.
 
Para 2025, a meta é avançar ainda mais nas práticas sustentáveis e ampliar a comercialização das Sacolas Surpresas. “Acreditamos que a adoção de práticas sustentáveis é uma responsabilidade compartilhada e que cada pequena ação faz diferença. O Lecadô comercializa alegria, estamos nos momentos afetivos e festivos das pessoas com nossos produtos. E não existe alegria em um cenário de fome e de um planeta degradado. Queremos contribuir para mudar esse cenário”, finaliza Agata Russo.

W3 Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário