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Em uma iniciativa que une sustentabilidade e empreendedorismo, a
Mercado SP, concessionária responsável pela administração do Mercadão e
Mercado Kinjo Yamato, firmou parceria com a Gastromotiva, organização
sem fins lucrativos que trabalha a comida como uma ferramenta de
transformação social, para divulgar uma série de receitas sustentáveis
nas redes sociais, promovendo uma cozinha consciente e sem desperdícios
no setor gastronômico.
Em colaboração com a Chef
Dona Jô, conhecida por sua expertise na culinária afetiva e sustentável,
a série conta com quatro receitas exclusivas que serão publicadas a
cada sexta-feira do mês de fevereiro nas redes sociais do Mercadão e do
Kinjo Yamato. As receitas aproveitam ao máximo os ingredientes,
destacando a importância de utilizar cada parte dos alimentos, evitando
desperdícios. As receitas incluem:
- Almôndegas de beringela: Uma opção vegetariana saborosa e nutritiva, com aproveitamento integral da beringela.
- Risoto de linguiça com talos: Um prato delicioso que transforma talos, normalmente descartados, em um prato cheio de sabor.
- Banoffe: Uma sobremesa irresistível com banana, trazendo texturas e sabores únicos, aproveitando uma fruta popular e nutritiva.
- Bife à milanesa de casca de banana: Um aperitivo inovador e nutritivo, utilizando a casca da banana, que normalmente seria descartada, como ingrediente principal.
“É muito importante apoiar práticas gastronômicas que tenham esse cuidado o meio ambiente, com a sustentabilidade, e essa série de receitas foi criada para promover isso de maneira simples e acessível. A parceria com a Gastromotiva traz um diferencial, pois nos permite levar esse conceito de cozinha consciente para um público maior e engajado”, comenta Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP.
"Na Gastromotiva, unimos educação e gastronomia para transformar a consciência de que o aproveitamento integral dos alimentos une segurança alimentar e sustentabilidade, em ação. A Dona Jô, nossa cozinheira social, é um exemplo vivo desse trabalho, ensinando técnicas e receitas que mostram como é possível utilizar cada ingrediente por completo. Ter parceiros como o Mercadão fortalece essa missão, ampliando o impacto do nosso compromisso com a segurança alimentar e o combate à fome por meio da educação", disse Ezequias Alves, coordenador do núcleo São Paulo da Gastromotiva.
A série faz parte de um compromisso contínuo da Mercado SP em
promover conteúdos educacionais e sustentáveis para seu público de forma
gratuita. Por isso, durante todo o ano, nas redes sociais do Mercadão e
do Kinjo Yamato, existe uma programação semanal de receitas composta
por pratos que podem ser acompanhados de forma didática, com a participação de chefs renomados de diversos restaurantes e parceiros.
A
Gastromotiva também reafirma o seu compromisso em divulgar práticas e
ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais sustentável
e com uma maior segurança alimentar, através dos seus pilares,
colaboradores, voluntários e cozinheiros sociais.
Para acompanhar as receitas e mais novidades sobre a série, basta seguir o Mercadão, o Kinjo e a Gastromotiva no Instagram.
Sobre a Chef Jocimara Ribeiro (Dona Jô):
Dona
Jô é uma mulher negra, chef de cozinha e empreendedora. Com formação na
Gastromotiva, Gastronomia Periférica e especialização na Le Cordon
Bleu, ela é reconhecida por seu trabalho na promoção da culinária
afetiva e de qualidade. Além de suas aulas presenciais e online, Dona Jô
comanda o ateliê gastronômico que leva seu nome, atendendo a eventos
corporativos e sociais.
Sobre a Gastromotiva:
Fundada
em 2006, a Gastromotiva é uma ONG que utiliza a gastronomia como
ferramenta de transformação social e desenvolvimento empreendedor. Com
atuação em diversas regiões do Brasil e no México, a organização oferece
cursos e projetos que buscam combater a fome, promover o uso consciente
de alimentos e criar oportunidades econômicas para comunidades em
situação de vulnerabilidade.
Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde
2021, a Mercado SP SPE S.A - Mercado SP é a concessionária responsável
pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do
Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a
operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os
mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes
pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência
única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão
eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados
sustentáveis.
Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado
em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São
Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto
Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e
se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto
comercial importante para o centro histórico expandido da capital
paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio
foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da
Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência
gastronômica do mundo.
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado
em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira,
passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da
imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos
nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da
Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti
mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São
Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade,
concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu
aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura
metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do
Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.
Agência Pub
mercadaosp@agencia.pub
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