segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Mercadão e Gastromotiva incentivam o uso consciente de alimentos com receitas da Chef Dona Jô

 

VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cervanacaneca

Em uma iniciativa que une sustentabilidade e empreendedorismo, a Mercado SP, concessionária responsável pela administração do Mercadão e Mercado Kinjo Yamato, firmou parceria com a Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que trabalha a comida como uma ferramenta de transformação social, para divulgar uma série de receitas sustentáveis nas redes sociais, promovendo uma cozinha consciente e sem desperdícios no setor gastronômico. 
 
Em colaboração com a Chef Dona Jô, conhecida por sua expertise na culinária afetiva e sustentável, a série conta com quatro receitas exclusivas que serão publicadas a cada sexta-feira do mês de fevereiro nas redes sociais do Mercadão e do Kinjo Yamato. As receitas aproveitam ao máximo os ingredientes, destacando a importância de utilizar cada parte dos alimentos, evitando desperdícios. As receitas incluem: 

  • Almôndegas de beringela: Uma opção vegetariana saborosa e nutritiva, com aproveitamento integral da beringela. 
  • Risoto de linguiça com talos: Um prato delicioso que transforma talos, normalmente descartados, em um prato cheio de sabor. 
  • Banoffe: Uma sobremesa irresistível com banana, trazendo texturas e sabores únicos, aproveitando uma fruta popular e nutritiva. 
  • Bife à milanesa de casca de banana: Um aperitivo inovador e nutritivo, utilizando a casca da banana, que normalmente seria descartada, como ingrediente principal. 

“É muito importante apoiar práticas gastronômicas que tenham esse cuidado o meio ambiente, com a sustentabilidade, e essa série de receitas foi criada para promover isso de maneira simples e acessível. A parceria com a Gastromotiva traz um diferencial, pois nos permite levar esse conceito de cozinha consciente para um público maior e engajado”, comenta Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP. 

"Na Gastromotiva, unimos educação e gastronomia para transformar a consciência de que o aproveitamento integral dos alimentos une segurança alimentar e sustentabilidade, em ação. A Dona Jô, nossa cozinheira social, é um exemplo vivo desse trabalho, ensinando técnicas e receitas que mostram como é possível utilizar cada ingrediente por completo. Ter parceiros como o Mercadão fortalece essa missão, ampliando o impacto do nosso compromisso com a segurança alimentar e o combate à fome por meio da educação", disse Ezequias Alves, coordenador do núcleo São Paulo da Gastromotiva. 

A série faz parte de um compromisso contínuo da Mercado SP em promover conteúdos educacionais e sustentáveis para seu público de forma gratuita. Por isso, durante todo o ano, nas redes sociais do Mercadão e do Kinjo Yamato, existe uma programação semanal de receitas composta por pratos que podem ser acompanhados de forma didática, com a participação de chefs renomados de diversos restaurantes e parceiros. 
 
A Gastromotiva também reafirma o seu compromisso em divulgar práticas e ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais sustentável e com uma maior segurança alimentar, através dos seus pilares, colaboradores, voluntários e cozinheiros sociais. 

Para acompanhar as receitas e mais novidades sobre a série, basta seguir o Mercadão, o Kinjo e a Gastromotiva no Instagram. 
 
Sobre a Chef Jocimara Ribeiro (Dona Jô): 
Dona Jô é uma mulher negra, chef de cozinha e empreendedora. Com formação na Gastromotiva, Gastronomia Periférica e especialização na Le Cordon Bleu, ela é reconhecida por seu trabalho na promoção da culinária afetiva e de qualidade. Além de suas aulas presenciais e online, Dona Jô comanda o ateliê gastronômico que leva seu nome, atendendo a eventos corporativos e sociais. 

Sobre a Gastromotiva:  
Fundada em 2006, a Gastromotiva é uma ONG que utiliza a gastronomia como ferramenta de transformação social e desenvolvimento empreendedor. Com atuação em diversas regiões do Brasil e no México, a organização oferece cursos e projetos que buscam combater a fome, promover o uso consciente de alimentos e criar oportunidades econômicas para comunidades em situação de vulnerabilidade. 

Sobre a Mercado SP SPE S.A     
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A - Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.       

Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)  
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo. 
 
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato      
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.     
 
Agência Pub  
 mercadaosp@agencia.pub

Nenhum comentário:

Postar um comentário