VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/
A Enterogermina, marca líder no segmento de probióticos e parte da Opella, unidade de negócios de Consumer Healthcare da Sanofi, decidiu desafiar a física em sua mais recente campanha: A Torrada Anti-Lei de Murphy.
A marca lançou sua própria torrada especialmente desenvolvida como parte de uma campanha que questiona a famosa Lei de Murphy, que afirma que “se algo pode dar errado, dará”, e convida o público a refletir sobre um grande mito: tudo bem comer algo que caiu no chão, mesmo que por menos de cinco segundos?
Apresentando o tema de forma provocativa e divertida, a Enterogermina colaborou com o físico Robert Matthews para desenvolver uma torrada cientificamente projetada para desafiar sua própria teoria. Matthews é conhecido por seu estudo que comprovou a Lei de Murphy aplicada à queda da torrada, o que lhe rendeu o Prêmio Ig Nobel em 1996. A campanha também contou com Nuño García, renomado chef com 12 estrelas Michelin ao longo de sua carreira.
De acordo com o próprio Matthews, a ideia é “reduzir o risco de a torrada cair em um ângulo entre 90° e 270°”.
Com esse novo protótipo, a torrada feita segundo a receita do experimento científico caiu com o lado da manteiga para cima cerca de 75% das vezes, invertendo completamente a tendência! Anteriormente, o número de torradas que costumavam cair com a manteiga para baixo era de 63% das vezes.
Embora muitas pessoas sigam essa regra, a realidade é que essa prática pode representar riscos à saúde intestinal. Superfícies que parecem limpas podem abrigar bactérias e outros microrganismos que contaminam os alimentos instantaneamente.
Alguns alimentos ainda absorvem essas bactérias mais rapidamente do que outros.[1] [2] A microbiota intestinal é composta por trilhões de microrganismos benéficos que desempenham um papel crucial na digestão, imunidade e equilíbrio geral do organismo[3]. A ingestão de bactérias patogênicas pode desequilibrar esse sistema, causando problemas como diarreia, inflamação e até complicações mais graves.[4]
“Ao questionar uma crença popular como a regra dos 5 segundos ou as chances de a torrada cair com a manteiga para cima, queremos despertar curiosidade e promover discussões sobre saúde intestinal de uma forma leve”, afirma Eduardo Magalhães, CMO da Opella Brasil.
Criada pela agência MRM Espanha, a campanha Torrada Anti-Lei de Murphy apresenta um documentário especial revelando os bastidores do desenvolvimento da torrada. O curta mergulha na pesquisa científica por trás do conceito, na criação dos primeiros protótipos na cozinha do chef Nuño García, além de trazer insights do pesquisador de microbiologia Simon Baines, que explora a famosa regra dos 5 segundos. Confira o documentário aqui!
“Obrigado a toda a equipe da Opella e da Enterogermina por apoiar um projeto tão ousado e corajoso. Esta iniciativa adota uma abordagem realmente diferente para iniciar uma conversa sobre saúde intestinal. O resultado é um conteúdo único que prende sua atenção desde o primeiro segundo, combinando puro entretenimento com educação." diz Félix del Valle, CCO da MRM Espanha.
No Brasil, a estratégia de mídia 360°, assinada pela WMcCANN, inclui a estreia do documentário no Discovery Channel, permitindo que todos acompanhem o processo de criação da torrada. A campanha também conta com amplificação por influenciadores em parceria com a Spark e uma estratégia digital liderada pela Monks, com foco no engajamento nas redes sociais.
A ciência pode até criar uma torrada assim, mas certos hábitos são difíceis de mudar. Se uma torrada cair com o lado da manteiga para baixo, ainda haverá quem coma – mesmo com o risco de contaminação por bactérias. Em qualquer situação, cuide do seu intestino com a marca líder em probióticos: Enterogermina.
Conheça mais sobre a torrada acessando aqui.
[1] SCHWEITZER, Lisa; SCHAAF, Michael; SCHROEDER, Carla. Transfer of bacteria from surfaces to food: assessment of contact time and surface type. Applied and Environmental Microbiology, v. 82, n. 14, p. 4356-4362, 2016. Available in: https://journals.asm.org/doi/
[2] MIRANDA, Robyn C.; SCHAFFNER, Donald W. Longer contact times increase cross-contamination of Enterobacter aerogenes from surfaces to food. Applied and Environmental Microbiology, v. 82, n. 21, p. 6210–6217, 2016. Disponível em: https://journals.asm.org/doi/
[3] CHULUCK, Jonas Bruno Giménez; MARTINUSSI, Gabriela Ortiz Galetti; FREITAS, Diego Macêdo de; et al. A influência da microbiota intestinal na saúde humana: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 6, n. 4, p. 16308–16322, jul./ago. 2023. Available in: https://ojs.brazilianjournals.
[4] Lobionda S, Sittipo P, Kwon HY et al. The Role of Gut Microbiota in Intestinal Inflammation with Respect to Diet and Extrinsic Stressors. Microorganisms. 2019; 7(8):271.
webershandwick.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário