sexta-feira, 25 de abril de 2025

Mercado de açaí em expansão: consumo da fruta aumenta cerca de 15% por ano no Brasil

 

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O açaí, fruta típica do Brasil, tornou-se um fenômeno nacional e global, segundo a Agência Gov, os Estados Unidos são os principais importadores, respondendo por 80% das compras da produção do Pará, estado que lidera o cultivo e a exportação da fruta. O consumo do açaí no Brasil aumenta cerca de 15% a cada ano, gerando mais de R$ 40 milhões em receita, de acordo com o levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção de açaí no Brasil registrou um aumento de 70% nos últimos cinco anos. Esse crescimento reflete a alta demanda de consumo, impulsionada pelo interesse em alimentos saudáveis, funcionais e saborosos.

Atento a este cenário, o JAH Açaí, Sorvetes e Picolés, se destaca como pioneira no modelo self-service de açaí e sorvetes no Brasil. Com mais de 15 anos de trajetória, a rede conta com mais de 180 unidades em operação e está presente em 14 estados, atendendo mais de 500 mil clientes e um consumo de 22 mil quilos de açaí por mês na rede. 

Para Rafael Corte, CEO do JAH Açaí, Sorvetes e Picolés, o futuro no mercado de açaí é promissor. “A cada dia, a demanda por produtos saudáveis e naturais cresce, e o açaí se fortalece como uma escolha cada vez mais popular entre consumidores no Brasil e no mundo. A expansão do mercado é impulsionada não apenas pelo valor nutricional da fruta, mas também pela busca das pessoas por experiências gastronômicas diferenciadas”, comenta. 


Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de food service registrou um crescimento de 16,1% no último ano. Esse avanço foi impulsionado por diversos fatores, como o retorno ao trabalho presencial, a valorização de experiências gastronômicas diferenciadas e a tendência da indulgência, ou seja, o consumo de alimentos que despertam sensações e emoções nos consumidores. Dados da Galunion revelam que 25% dos consumidores buscam por produtos indulgentes para se presentear no dia a dia. Assim, a indulgência tem se destacado especialmente no segmento de sobremesas geladas, como sorvetes, açaí e milkshakes. Em especial o açaí, que está ganhando cada vez mais espaço no mercado global, com a aceitação do público estrangeiro. 

Sendo assim, o JAH está em constante busca por produtos de alta qualidade, com um portfólio de produtos 100% naturais, sem conservantes ou gordura vegetal, incluindo opções zero açúcar, veganas e sem lactose. Com planos ambiciosos para 2025, a rede projeta alcançar 250 lojas até o final do ano e um faturamento de R$ 180 milhões. Para isso, o JAH conta com duas unidades fabris, sendo uma em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e outra em Sorocaba, no interior de São Paulo, para garantir eficiência na distribuição e suporte aos franqueados. 

markable.com.br

 

 

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