terça-feira, 1 de abril de 2025

Food Service: cinco dicas para não errar na contratação dos funcionários

 

 VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca

Somente os empresários e gestores do setor de gastronomia sabem da dificuldade de contratação para bares e restaurantes. Mas, mesmo diante dos percalços, esse motor não pode parar, já que o mercado tem food service tem ganhado cada vez mais força na economia do país. Segundo levantamento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), entre novembro 2023 e novembro de 2024, foram abertas 148.232 novas empresas no segmento, considerando apenas aquelas registradas fora da categoria MEI (Microempreendedor individual).

Para Marcelo Politi, especialista em negócios gastronômicos, solucionar as dores de cabeça causadas pela equipe e pelas operações diárias pode parecer um desafio, mas com as táticas certas, é possível.

     1. Definindo o perfil ideal

Entender a essência do negócio é o primeiro passo para definir o perfil ideal das contratações. Uma boa equipe deve acreditar e se identificar com os valores e a cultura da marca, proporcionando uma experiência única aos clientes.

O próximo passo é listar as competências técnicas necessárias – seja para a cozinha, salão ou gestão. Primeiro avalie a atitude e compatibilidade cultural dos candidatos, suas experiências anteriores e lembre-se de focar em caráter e paixão tanto quanto em habilidades técnicas. “Acredito que um time campeão é feito de um mix de experiência e novidade, com pessoas dispostas a aprender e a desafiar o status quo. Encorajo meus alunos a realizarem entrevistas que realmente explorem o potencial de cada indivíduo, assim como eu fiz quando expandi a rede Hard Rock Café”, explica Marcelo, que trouxe a rede norte-americana para o Brasil.

Ainda, segundo Politi, a contratação para restaurantes é uma via de mão dupla. A apresentação do estabelecimento e do que ele oferece aos colaboradores (como treinamentos e oportunidades de crescimento) também é essencial para atrair os melhores talentos. “Percebi que a maneira como a empresa se apresenta pode tanto encantar, quanto afastar candidatos”.

     2. Estratégias de recrutamento para equipes de alta performance

Com a força do digital as plataformas de recrutamento online, especializadas no setor alimentício, tem se tornado essenciais para ajudar na tarefa. As palavras-chave estratégicas nas descrições da vaga e mecanismos de busca são eficazes para chegar ao candidato com as habilidades desejadas. Além disso, muitos profissionais abertos a oportunidades compartilham seus trabalhos nas redes sociais.

     3. Como realizar um processo seletivo eficiente?

O ideal é preparar um roteiro de entrevista que envolva perguntas comportamentais e de situações-problema. Durante a entrevista ofereça um espaço para que o candidato demonstre suas habilidades em um ambiente real de trabalho. Observe também atitudes como pontualidade, comunicação e entusiasmo.

     4. Táticas de Treinamento e Integração de Novos Colaboradores

Uma vez que a seleção de candidatos é concluída, chega o momento de incorporar estes novos talentos, porém muitas contratações acabam falhando por subestimar a importância de um adequado treinamento e processo de integração. É necessário investir em um programa de onboarding que acolha os novos membros e os oriente sobre a história, cultura e processos do estabelecimento.

O treinamento não é apenas uma questão de transmitir conhecimento técnico; é também sobre inspirar e motivar. Construir um ambiente de constante aprendizado e incentivo leva a uma equipe coesa e produtiva. “Eu sempre incentivo a ideia de que cada colaborador deve ser um embaixador do restaurante, capaz de representá-lo em qualquer situação”, esclarece Politi que hoje auxilia mais de 3.000 empresários do setor de food service por meio da Politi Academy.

     5. Construindo Lideranças e Autogerenciamento no Restaurante

É fundamental focar no desenvolvimento de líderes e promover uma cultura de autogerenciamento. Construir lideranças começa com a identificação do potencial em cada membro do time, não só nos cargos mais altos. Um líder pode estar em qualquer parte do restaurante, da cozinha ao atendimento. Isso implica em olhar além das qualificações no currículo e enxergar as habilidades interpessoais e a capacidade de tomada de decisões.

Sempre encoraje a autonomia e a responsabilidade individual. Outro fator importante é a carreira, portanto ofereça oportunidades de liderança e crescimento, sempre valorizando a colaboração e a inovação entre os funcionários.

Sobre Marcelo Politi - formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.

Sobre a Politi Academy ( https://politiacademy.com.br/ ) - fundada há cinco anos, a plataforma tem à frente o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi. Por meio de técnicas de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros ensinamentos, o mentor já auxiliou mais de 3.000 empresários do setor de food service. O principal objetivo é trazer lucro, liberdade financeira, qualidade de vida e crescimento exponencial aos seus mentorados. Por meio da Politi Academy também acontece anualmente o movimento Acelera Food Nation, que reúne grandes nomes da gastronomia em um evento focado em aceleração de negócios do setor.

Informações a imprensa: Visarplan

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário