sexta-feira, 16 de maio de 2025

Drinks e burgers para chamar de meus: como a cocriação com franqueados virou o segredo do cardápio do Janela Bar

 

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Quem frequenta o Janela Bar, maior rede de coquetelaria do país,  talvez nem imagine, mas várias receitas que hoje estão no cardápio nacional da rede nasceram dentro das próprias unidades — criadas por franqueados e suas equipes. Um exemplo é o drink de banana, que chegou como edição limitada e agora virou fixo. Outro é o hambúrguer de pão com bolinho, inspirado em uma receita tradicional curitibana.

A ideia faz parte de uma nova política da rede: dar mais espaço para sugestões e criações feitas pelos franqueados. De acordo com os sócios, o objetivo é valorizar quem está na ponta, em contato direto com os clientes — e aproveitar essa troca para inovar.

“Quando decidimos abrir esse espaço de criação, sabíamos que viria coisa boa. Mas o envolvimento foi maior do que esperávamos. Os franqueados conhecem como ninguém o público de cada cidade”, explica Gustavo de Paiva, sócio do Janela Bar.

O resultado são pratos e bebidas que refletem o gosto e as histórias de quem vive em cada região. Além do “Dolce & Banana”, drink campeão da competição interna Um drink pra chamar de meu — e do “Pão com Bolinho” de Curitiba, também fazem parte da leva o “Chorí”, versão diferente do choripán feita em Foz do Iguaçu com maionese de chimichurri, e o “Doce de Leitchê”, criado em Guaíba (RS), que mistura costela com doce de leite.

Apesar da pegada local em algumas receitas, a maioria não segue uma lógica regional tradicional. “O que apareceu mesmo foram as identidades pessoais. Cada unidade colocou no cardápio um pouco da sua história, da sua criatividade. Isso é muito mais potente do que simplesmente buscar algo típico”, afirma Paiva.

Nos bastidores, a iniciativa vem sendo chamada de “Janela Secrets”. A regra é simples: o que funciona bem localmente pode ser testado e, se aprovado, entra no cardápio nacional. Para a rede, isso deixa o portfólio mais vivo, com a cara do que o público realmente quer consumir.

O movimento vem em um bom momento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de alimentação fora do lar faturou mais de R$ 71 bilhões em 2024, com crescimento de 16% em relação ao ano anterior.

“A gente quer crescer sem perder o tempero original de cada casa. E isso só dá certo quando quem tá na operação tem voz ativa”, completa o sócio.

JN Assessoria de Imprensa

 

 

 

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