quarta-feira, 28 de maio de 2025

Gastronomia italiana é destaque na Fispal Food Service 2025 e reforça sua influência na mesa dos brasileiros - dos lares aos hotéis e restaurantes

 

VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca

Até 30 de maio, o Distrito Anhembi sedia a Fispal Food Service 2025, a maior feira de alimentação fora do lar da América Latina. Um dos grandes destaques desta edição é o Pavilhão Italiano que, participando do evento pela primeira vez, celebra a excelência agroalimentar da Itália com a participação de treze empresas expositoras e degustações.

Coordenado pela ICE - Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas | Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (Italian Trade Agency - ITA), o Pavilhão do país europeu reforça a conexão histórica e cultural entre Itália e Brasil – no ano passado, foram comemorados os 150 anos da imigração italiana no País, um marco que transformou profundamente a paisagem cultural, social e gastronômica brasileira.

Dos vinagres balsâmicos de Modena aos tomates San Marzano cultivados às margens do Vesúvio, passando pelas farinhas artesanais, azeites premiados, queijos tradicionais como o Fiordilatte, massas orgânicas e pizzas napolitanas feitas ao vivo, o espaço vai oferecer uma verdadeira imersão na tradição e na inovação da cozinha italiana.

A gastronomia italiana, presente de norte a sul do Brasil, influenciou profundamente a culinária nacional. Mais do que receitas, os imigrantes trouxeram tradições que se integraram ao cotidiano brasileiro: o hábito de reunir a família em torno da mesa, o cuidado com os ingredientes, o preparo artesanal e o prazer de compartilhar. Massas, pizzas, molhos, queijos, embutidos, pães, vinhos e o inseparável café espresso se tornaram protagonistas da mesa brasileira, ganhando versões locais.


Essa herança também é sentida em restaurantes e hotéis, nos quais a culinária italiana é sinônimo de sofisticação, acolhimento e sabor. Nos cardápios, a tradição do país europeu se reinventa com técnicas refinadas e ingredientes de excelência, conquistando hóspedes e chefs em busca de experiências autênticas, conquistando paladares, mas também impulsionando negócios.

A participação italiana na feira ocorre em um momento simbólico. A culinária italiana pode se tornar, nos próximos meses, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Se conquistar o título, a gastronomia do país europeu se tornará a primeira tradição gastronômica nacional a receber esse reconhecimento. A proposta apresentada pela Itália destaca o conjunto de conhecimentos culinários, receitas tradicionais e número de ingredientes de qualidade ligados aos seus territórios, produtos que vêm sendo transmitido de geração em geração.

A Itália é reconhecida mundialmente como o país com o maior número de produtos com denominação de origem certificada – 327 alimentos e 420 vinhos –, uma característica que atesta a autenticidade e a excelência da produção local.

Empresas no Pavilhão Italiano

Uma das mais antigas fábricas de vinagre da Italia, fundada em 1889, é a Acetificio Andrea Milano, que vai apresentar vinagres balsâmicos de Modena IGP, de vinho e de maçã, além de glacês e condimentos; Agrigenus – Bioagri produz os tomates San Marzano DOP que, cultivados nas terras vulcânicas ao redor do Vesúvio, têm um sabor único e característico; Casa Rinaldi exporta seus produtos – azeites, vinagres, massas farinhas e cereais, entre outros – para mais de 110 países; Mulino Caputo, criado em 1924, é, desde então, referência na produção de farinhas para pães, pizzas e massas; e Compagnia Mercantile D’Oltremare, fundada em 1979, é uma das líderes globais na produção de tomates pelados, polpa, extrato e passata, entre outros.

Também integram o Pavilhão Italiano a Effeuno, referência em fornos elétricos profissionais, de design compacto e tecnologia de ponta, permitindo-lhes atingir temperaturas superiores a 450°C em pouco tempo, com baixo consumo e produzindo pizzas como num forno a lenha em menos de 3 minutos; Latteria Sorrentina, queijaria criada em 1880 e dedicada à produção de Fiordilatte, além de provola defumada e burrata; O Sole e Napule di Calabria, que produz, desde 1980, tomates, cremes salgados prontos de berinjela, pimentão, trufa, legumes em conserva no óleo; Olitalia, fabricante de óleos, azeites e vinagres e reconhecida com a marca mais utilizadas por chefs na Itália, de acordo com pesquisa da NielsenIQ (junho-2024); e Transimeno, empresas fundada em 19145 e responsável pela produção, a partir de azeitonas colhidas dos próprios olivais, do azeite Arioli, comercializado em mais de 80 países.

Das empresas italianas participantes, três ainda não atuam no mercado brasileiro. São elas: Molini Valente, fundada há 171 anos, em 1854, produz farinhas de trigo inovadoras, incluindo ingredientes como arroz Venere, cúrcuma, spirulina e cânhamo; Pastificio Minardo, jovem empresa fundada em 2007, fabrica massas artesanais orgânicas com grãos antigos sicilianos; e Wadi El Nile Italia, empresa com forte vocação para projetos private label, oferece produtos como azeitonas, tomares e alcachofras para a indústria, o varejo e a gastronomia profissional.

Degustações

Quem visitar o Pavilhão Italiano vai poder participar das degustações promovidas pelos expositores. As empresas Effeuno, Olitalia, CMDO, Latteria Sorrentina e Mulino Caputo, oferecerão pizzas produzidas ao vivo por Giancarlo Godano, pizzaiolo consultor da Caputo, no Brasil, e André Guidon, da Leggera Pizza Napolitana, eleita a melhor pizzaria da América Latina.

Também serão oferecidas degustações por Agrigenus e O Sole e Napule, bem como pela Casa Rinaldi, que vai combinar queijos, azeitonas e outros produtos de seu portfólio a vinhos italianos especialmente selecionados.

Cooperação econômica

A estreia italiana na Fispal ocorre em um momento de crescente cooperação econômica entre Brasil e o país europeu no segmento agroalimentar. No Brasil, o setor de alimentos e bebidas corresponde a 10,8% do PIB. Já a Itália destaca-se internacionalmente pela qualidade de seus produtos agroindustriais, com forte presença global especialmente nos setores de vinhos, azeites, massas e queijos.

Participar da Fispal Food Service é “um movimento estratégico e visa ampliar as relações comerciais entre os setores de alimentos e bebidas dos dois países”, diz Milena Del Grosso, diretora para o Brasil da ICE.

A indústria italiana de alimentos e bebidas reúne mais de 53 mil empresas e 434 mil funcionários, movimentando 175 bilhões de euros ao ano — aproximadamente 13% de toda a produção manufatureira da Itália. O segmento também se destaca no mercado global: em 2024, as exportações italianas do setor atingiram 64,7 bilhões de euros, crescendo 8,6% em relação a 2023.

O Brasil aparece como mercado prioritário. Somente em 2024, as importações brasileiras de alimentos e bebidas italianas somaram 358,3 milhões de euros, um aumento de 6,9% frente ao ano anterior. O dado reflete o apetite do mercado nacional, especialmente no setor de alimentação fora do lar, que faturou impressionantes R$ R$ 1,277 trilhão no mesmo período.

A participação italiana na Fispal 2025 reflete não apenas o interesse comercial pelo mercado brasileiro, mas também o desejo de estreitar parcerias com distribuidores, redes de food service e operadores do canal HORECA (hotéis, restaurantes e catering), que buscam produtos autênticos, sustentáveis e com alto valor agregado.

O Pavilhão Italiano oferece ainda atendimento técnico, informações sobre os produtos e oportunidades de networking com representantes das empresas expositoras e seus parceiros locais. A participação na Fispal Food Service reforça o papel da Itália como referência mundial em qualidade agroalimentar e seu compromisso com a promoção de uma alimentação mais saudável, autêntica e sustentável.

Serviço:

Fispal Food Service 2025

 Arena Anhembi, São Paulo – Brasil

 De 27 a 30 de maio

 Pavilhão Italiano – Estandes B098, B099, B101, B104, B105, B110, B111, B113, B115, B117, B119, C106, C110, C112

 Instagram: @ita.brasil

  Estrela Comunicação

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário