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A chegada do Natal é marcada por tradições que aquecem o coração e
reúnem famílias e entes queridos, e um dos símbolos mais emblemáticos
dessa época é o panettone. Mas, como escolher o panettone ideal para
celebrar a data? A Nestlé, em parceria com a empresa Vento, realizou uma
pesquisa qualitativa que explora os hábitos dos consumidores na hora de
escolher o panettone ideal para a comemoração de final de ano.
As
respostas analisadas revelam que o panettone não é apenas um dos
produtos mais consumidos durante o período, mas é também um símbolo que
representa união e amor. Os consumidores reconhecem a importância de
diversificar os momentos e as formas de consumo, o que abre
oportunidades para que marcas inovem e aumentem a penetração desse item
nas suas rotinas. Além disso, as opções recheadas se tornam parte da
ceia como sobremesa e não somente um item à mesa. “Eu gosto mais do panetone recheado. Porque eu sou muito fã de chocolate e adoro experimentar novas marcas", pontua uma das entrevistadas.
A
pesquisa também destaca que a experiência do consumidor é fundamental.
“Se a expectativa do consumidor não for atendida, a recompra se torna um
desafio. Entregar qualidade, textura e um recheio que sejam saborosos, é
o que faz com que as pessoas sigam comprando um produto, indicando para
amigos e familiares, e presenteando”, afirma Priscilla Berbert, Gerente
de Marketing. Entre os principais pontos de avaliação antes da compra
estão integrados os pilares: sensorial – que une massa, textura, aroma e
consistência –, marca, embalagem e tamanho. Embora o preço tenha sua
relevância, o custo-benefício é o que realmente atrai os consumidores,
que buscam produtos que tragam a sensação de "valer cada centavo".
Incorporar o espírito natalino nas comunicações e embalagens também se revela uma estratégia promissora. Ao estabelecer uma conexão emocional, as marcas podem conquistar um espaço especial no coração dos consumidores. “Talvez um marketing mais afetivo, algo que remeta à infância, embalagens bonitas”, sugere um entrevistado, reforçando essa conexão.
“Os resultados dessa pesquisa comprovam que investir no entendimento do consumidor, ouvindo as expectativas dele é o melhor caminho para desenvolver a melhores entrega nas gôndolas. Entender o mercado, as tendências e incorporar ao nosso dia a dia, é a chave para continuar fazendo parte de cada momento especial dentro da casa dos brasileiros”, finaliza Catarina Pereira, Especialista de Consumer Insights na Nestlé.
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