quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Descubra como harmonizar pratos típicos do Natal e do Ano Novo com cachaça

 

CURTA NOSSA FANPAGEhttps://www.facebookcom/Cerva-na-Caneca 

 Durante o mês de dezembro, dois feriados bastante aguardados e com muito significado são comemorados. O primeiro é o Natal, uma data religiosa que é celebrada no dia 25 de dezembro e que costuma ser lembrada por conta de suas tradições, que vai desde a árvore de natal e os enfeites clássicos, até a confraternização em família, a ceia e a troca de presentes. Já a segunda data é o Ano Novo, que é comemorado com fogos de artifício, trajes típicos, bebidas e superstições.

Apesar de o espumante ser sempre lembrado como a bebida típica dessas festividades, existem outras opções que harmonizam perfeitamente com pratos que são consumidos tanto no Natal como no Ano Novo. Entre essas opções está a cachaça, bebida típica brasileira que é bastante versátil e pode ser combinada com diferentes refeições.

Para quem quer aproveitar para saborear a aguardente feita da cana-de-açúcar durante as festividades, Nicole Weber, especialista em cachaça da Weber Haus, explica como harmonizar diferentes tipos de prato com a bebida, confira:

Frutos do mar e peixes

Quando se fala em pratos típicos de Natal e Ano Novo, muitas pessoas costumam lembrar de frutos do mar e peixes, por serem leves e também combinarem com a estação do ano em que as comemorações acontecem, que é o verão. Nesse caso, as Cachaças Pratas são as mais indicadas na hora de harmonizar. Esse tipo de cachaça não tem adição de cores da madeira, sabores e aromas e ela descansa em tanques de inox. É possível sentir o frescor da cana de açúcar e frutas cítricas no aroma e sabor da cachaça.

Aves e carnes brancas

Chester, frango ou peru. Existem diversas opções de pratos que são a cara desse período do ano. Uma boa opção de cachaça que combina com esse tipo de prato são as Cachaças Douradas envelhecidas em barris de carvalho francês. Apresenta coloração dourada e cristalina, além de agradável aroma e paladar. Bem equilibrada, é uma cachaça pouco alcoólica e marcada positivamente pelo envelhecimento no carvalho. 

Lombo

Outro prato que costuma ser visto com frequência durante as festas e confraternizações de fim de ano é o lombo, que é uma carne rica em proteínas e em vitamina B1, com um índice menor de colesterol que os outros cortes suínos. As Cachaças Envelhecidas em barris de madeira Amburana harmonizam com esse tipo de prato. No aroma e paladar podemos identificar caramelo, chocolate e baunilha tornando-a leve e floral (suave).

Lentilhas

Festa de ano novo sem superstições não é uma autêntica festa de ano novo, por isso muitos costumam aproveitar a virada do ano para fazer uma simpatia. Entre as práticas comuns nesse período está o consumo de lentilhas para atrair fartura e prosperidade financeira. Por ser um prato leve, deve ser consumido junto com uma cachaça leve. Uma opção é uma Cachaça Armazenada em barris de cabriúva, que é uma cachaça leve que fica armazenada por períodos curtos, entre dois e cinco meses.

Sobremesas

Parece improvável a combinação entre sobremesas e cachaças, mas sim, isso é possível. Uma dica é fazer uma harmonização por sabores similares, ou seja, optar por uma cachaça mais doce para saborear junto com um prato doce. As Cachaças Premium, que são cachaças armazenadas em barris de madeira (200 a 700 litros) pelo tempo mínimo de um ano, podem ser apreciadas acompanhadas de uma sobremesa. Entre as opções mais indicadas estão as cachaças envelhecidas em barris de Carvalho Francês, que são leves e possuem sabor e aromas de amêndoas e madeira tostada.

Notícia Expressa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário