terça-feira, 12 de março de 2024

Parmegiana de berinjela pode ser um importante aliado para atrair clientes

 

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Tem aumentado o número de brasileiros que estão fazendo suas refeições fora de casa, seja pela vida corrida, pela praticidade ou até mesmo para fazer um passeio e desfrutar de momentos com a família e amigos. Em 2023, segundo dados da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), 27,6% das vendas da indústria do mercado interno foram para atender as operadoras de bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos ou negócios de alimentação fora de casa. As vendas do mercado food service alcançaram $234, 9 bilhões.

Porém, como se destacar nesse mercado tão grande e cheio de concorrência? É preciso manter a qualidade, porém driblando os gastos para não perder o lucro na hora de fechar as contas. Pensando nisso, o especialista em negócios gastronômicos, Marcelo Politi, fundador da Politi Academy – que atende mais de 3.000 empresários do setor, traz dicas e técnicas que podem render lucros com uma boa berinjela a parmegiana.

1 – Potencial lucrativo da parmegiana de berinjela

A magia está na execução perfeita e no conhecimento de alguns truques gerenciais, que juntos, elevam a experiência do cliente e a margem de lucro do prato.

Primeiro, o ingrediente principal é relativamente barato e fácil de encontrar. Mesmo conhecendo o preparo original, esse prato dá possibilidade de criar receitas complementares e inovadoras. Além disso, a diversificação do menu atinge um público mais amplo.

2 – Escolha dos ingredientes

Selecionar com critério significa mais do que apenas comprar legumes e queijos: é um processo meticuloso que começa na busca pelas melhores hortas, passa pelo relacionamento com produtores locais e termina com a chegada de produtos frescos na cozinha.

Cada ingrediente conta na execução perfeita, então é importante escolher berinjelas frescas, com casca brilhante e sem manchas. Outra dica é o molho de tomate, de preferência caseiro, que invoca a autêntica cozinha italiana. Os queijos também devem ser de qualidade, pois ao derreterem na boca seduzem o paladar.

3 – Métodos de preparo rápidos e eficientes

Organize tarefas que possam ser realizadas simultaneamente. Enquanto as berinjelas são fatiadas, o molho de tomate pode estar cozinhando. Sempre padronize cortes e porções para garantir uniformidade e controle do CMV (Custo de mercadorias vendidas). É importante que a equipe também esteja alinhada ao preparar o prato, portanto a utilização de fichas técnicas detalhadas é indispensável.

4 – Estrategias de marketing para destacar o prato

É essencial criar táticas que façam o prato brilhar, portanto antes de tudo, é de suma importância conhecer a fundo quem são os clientes. Por meio de uma análise detalhada do público, fica mais fácil criar promoções e estratégias de comunicação específicas para uma Parmegiana de Berinjela.

Use a emoção como ingrediente. A experiência emocional é um fator decisivo na gastronomia. Contar uma história que envolva a criação do prato, destacando a origem dos ingredientes e o carinho na preparação é uma boa estratégia, que cria conexão com o cliente e incentiva fidelidade à marca.

Em tempos de imperativa presença online, é essencial publicar fotos que despertem a vontade do cliente de experimentar o prato. As promoções também atraem a clientela, como: “Compre uma parmegiana e leve um acompanhamento” ou pontos acumulativos que possam ser trocados por descontos em um próximo pedido.

Para Marcelo Politi, uma Parmegiana de Berinjela excepcional vai além de encantar os paladares. “Trata-se de uma estratégia refinada que engloba desde a seleção criteriosa de ingredientes até a aplicação inteligente do marketing para posicionar seu prato como uma estrela de vendas. O segredo do sucesso está na combinação habilidosa entre criar uma experiência gastronômica memorável e gerir o negócio com um foco implacável no controle de CMV, garantindo eficiência e lucro”, explica.

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