sexta-feira, 26 de abril de 2024

Fazer churrasco está mais barato em 2024, mostra estudo da Horus/Neogrid

 

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No Dia do Churrasco, celebrado nesta quarta-feira (24), a Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados para a gestão da cadeia de consumo, apresenta dados sobre os hábitos de compra dos brasileiros durante março e abril de 2023 em relação aos itens necessários para fazer um churrasco. 

A pesquisa, realizada pela Horus, marca Neogrid, abrangeu diversas categorias e segmentos essenciais para um churrasco típico brasileiro, como cortes de carne, acompanhamentos e bebidas, distribuindo os dados por diferentes canais e proporcionando uma compreensão mais precisa das preferências dos consumidores em áreas e demografias diversas.

É possível observar uma tendência significativa de queda nos preços médios de diversos produtos em 2024 na comparação com o ano anterior. A alcatra bovina, por exemplo, registrou redução de 15,6% no preço médio por quilo, enquanto o contrafilé e a picanha bovina apresentaram quedas de 12,6% e 8,8%, respectivamente, no período analisado.

O aumento na disponibilidade de carne no mercado interno, frente a uma demanda tímida, bem como a redução no preço das rações e a melhoria na qualidade das pastagens, fontes de alimentação do boi, contribuíram para a queda gradual do preço da carne bovina ao longo dos últimos meses. 

"A queda nos preços de cortes de carne bovina e de outros itens típicos de churrasco favorece os consumidores, permitindo mais oportunidades de confraternização com família e amigos com um desembolso menor no valor total de suas compras”, comenta Luiza Zacharias, head de Insights da Neogrid. "Acompanhar regularmente as variações nos valores dos produtos é fundamental para entender as nuances do mercado e ajustar sua estratégia de precificação, visando atender às demandas dos consumidores de forma assertiva e eficaz."

Incidência cruzada

De acordo com Zacharias, a presença do carvão nos carrinhos de compra está fortemente correlacionada à inclusão de outros itens essenciais para o churrasco, como refrigerante e cerveja, “demonstrando padrões de compra consistentes entre os consumidores brasileiros.” Os dados levantados pela Horus/Neogrid mostram que em 33,6% dos carrinhos de compra que têm algum refrigerante, o shopper também leva carvão, enquanto esse indicador é de 24,8% nas compras de cerveja. 

RPMA Comunicação

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