VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/
A 17ª edição da Brasil Brau, o maior evento da indústria cervejeira
na América Latina, começou hoje (11/06) e vai até quinta-feira (13/06)
no São Paulo Expo, reunindo os principais players do mercado nacional,
internacional e empreendedores do
segmento. Expositores de tecnologia, produtos, serviços e insumos da
indústria da bebida mais popular do Brasil marcam presença no evento,
promovido e organizado pela GL events Exhibitions, com expectativa de
receber mais de 8 mil pessoas e gerar
crescimento de 20% em negócios com relação a 2022.
Durante os três dias, os participantes também contam com os conteúdos exclusivos da 18ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira (CBCTEC),
que integra a programação da Brasil Brau. A abertura do
Congresso contou com o lançamento oficial do Anuário da Cerveja 2024
pelos representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA):
Eduardo Marcusso, Geógrafo do Ministério da Agricultura e Pecuária
(MAPA) e da Câmara Setorial da Cerveja, e
Vitor Oliveira, Coordenador Geral de Vinhos e Bebidas do MAPA.
Segundo o levantamento, em 2023, a produção nacional de cerveja já
passou de 15 bilhões de litros, e o número de cervejarias abertas no
Brasil alcançou um recorde histórico de 1.847 unidades, representando um
crescimento de quase 7% em relação
ao ano anterior. Há pelo menos uma cervejaria em 771 municípios
brasileiros, com maior concentração na região Sudeste. São Paulo é o
estado com maior número de cervejarias registradas, seguido pelo Rio
Grande do Sul e Minas Gerais.
“É de extrema importância a produção do Anuário e de estar presente no maior evento da indústria cervejeira, gerando dados e conhecimento para todos os profissionais e mercado. Começamos com a produção pequena, que ganhou expertise e volume, e hoje esse documento tem muita informação relevante”, explica Eduardo Marcusso. Gabriel Pulcino, gerente da GL events e responsável pela organização da Brasil Brau, também celebra o evento como referência de conteúdos e tendências do mercado: “Esse é um espaço para debates e vamos trazer discussões importantes, com profissionais de renome do setor cervejeiro, que vieram aqui para somar”, diz.
Congresso: Palestras internacionais e lançamento solidário para o Rio Grande do Sul
A primeira palestra internacional de abertura do Congresso foi com
Steve Parr, Diretor de Relações Internacionais da Brewers Association,
que está pela primeira vez no Brasil Brau. Ele discursou sobre a
expansão do mercado norte- americano e as
possibilidades de crescimento para o Brasil: “Temos muitas oportunidades
de crescimento e inovação das cervejarias, que estão ano a ano,
crescendo no Brasil. Com um cenário artesanal e vibrante, pequeno e
independente, o país é crucial na
inovação e liderança da América do Sul”, comenta.
Durante a palestra intitulada "Tendências e Perspectivas para o
Mercado de Cervejas no Brasil", nomes importantes de grandes marcas
discutiram as principais oportunidades do mercado brasileiro, explorando
o impacto do cenário macroeconômico atual no
consumo, produção e inovação do setor.
Participaram da conversa Gustavo Barreira, CEO da Companhia
Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), Jean Jereissati Neto, CEO da
Ambev, e Gilberto Tarantino, sócio-fundador da Tarantino Cervejaria e
presidente da ABRACERVA e da Câmara Setorial da
Cerveja no Ministério da Agricultura.
Durante a palestra, Gilberto Tarantino enfatizou a união inédita no
setor, e Gustavo Barreira destacou que a variedade de estilos impulsiona
o crescimento do mercado. Já Jean Jereissati Neto, com 25 anos de
experiência na Ambev, salientou a
necessidade de adaptação e competitividade: "As empresas precisam estar
conectadas, serem competitivas e se adaptarem às novas gerações".
Ao final da palestra, Gilberto Tarantino apresentou a iniciativa
"Juntos Pela Cerveja Gaúcha", uma plataforma digital solidária criada
pela Associação Brasileira de Cervejarias Artesanais (Abracerva) com
apoio da Rede Craft e da Associação
Gaúcha de Microcervejaria (AGM). A plataforma tem como objetivo
arrecadar fundos para a reconstrução das cervejarias severamente
afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, contribuindo para a
reestruturação das empresas, preservação de empregos
e fortalecimento da cadeia produtiva local.
A página da iniciativa fornecerá dados e atualizações sobre as campanhas e valores arrecadados, oferecendo um balanço da evolução e contribuição das campanhas para o setor. Empresas, cervejarias e instituições interessadas em promover ações solidárias de arrecadação de fundos podem se cadastrar no site.
Outros temas, como: "Recentes Inovações e Produtos Avançados de
Aroma de Lúpulo para Melhorar a Eficiência", com Harald Schwarz,
engenheiro Industrial e Vice- presidente da Hopsteiner; "Produção do
Lúpulo Brasileiro", com Leonardo Penna,
especialista em Inovação de Cerveja e Produção do Grupo Petrópolis, e
"High Gravity: Performance e Qualidade Caminhando Juntos", com Rozilene
Sá, especialista de Tecnologia Cervejeira (The Heineken Company) também
foram destaques durante o
Congresso.
Brewer Lounge: Diversidade e Inclusão na Indústria Cervejeira
Sucesso na última edição da Brasil Brau, o Brewer Lounge é o
espaço dedicado à exposição de conteúdo gratuito para o público do
evento. Na última edição, atraiu mais de 700 participantes, abordando
temas como bebidas zero álcool,
mercado pós-pandemia e uso de metadados no setor cervejeiro.
A "Diversidade e Inclusão: Oportunidades na Indústria Cervejeira”
abriu o debate na edição de 2024, com mediação de Eduardo Sena, criador
do Podcast Hora do Gole, e contou com três nomes de destaque para
abordar o tema.
Chiara Barros, do Instituto Ceres, enfatizou que "As empresas
precisam reconhecer necessidades, entender benefícios e perceber que a
inclusão é uma jornada e não uma ação específica. As companhias têm que
estar preparadas para acolher os
colaboradores da melhor forma possível. Os discursos precisam ser
transformados em ações práticas".
Já Danielle Lira, do Torneira Bar, destacou que "Os espaços não estão preparados para receber clientes da diversidade. Eu não tenho concorrentes, pois consigo aproximar um público que não faz parte do mercado cervejeiro artesanal”, defendeu. Outro ponto relevante foi levantado por Indianara Dias, do Zé Delivery e do Comitê de Diversidade da Ambev, que dividiu como "A ação de diversidade e inclusão está implícita dentro do negócio. O ecossistema social deve ser visto também como uma estratégia de negócio".
A palestra "Do Campo ao Copo - ESG na prática", com Ian Nunjara,
diretor Associado de ESG e Real Gov na MSD (Merck, Sharp & Dohme),
também foi um dos assuntos discutidos em torno da sustentabilidade no
Brewer Lounge.
Serviço:
Registros do primeiro dia do evento aqui:
11 a 13 de junho
São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 Km – Vila Água Funda, São Paulo – Pavilhão 5
Feira: das 13h às 20h
CBCTEC – Congresso: das 9h às 17h
Danthi Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário