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O primeiro dia da 18a edição do Congresso Brasileiro de Ciência e
Tecnologia (CBTEC), que integra a Brasil Brau, maior evento da
indústria cervejeira e que acontece no São Paulo Expo entre os dias 11
e 13, teve a abertura às 9h com o
lançamento oficial do Anuário da Cerveja 2024 pelos representantes do
Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA): Eduardo Marcusso,
Geógrafo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Câmara
Setorial da Cerveja, e Vitor Oliveira,
Coordenador Geral de Vinhos e Bebidas do MAPA. Promovido e organizado
pela GL events Exhibitions, o evento como um todo tem expectativa de
receber mais de 8 mil pessoas, e alcançar aumento de 20% em negócios
em relação a 2022.
Segundo o levantamento, em 2023, a produção nacional de cerveja já passou de 15 bilhões de litros, e o número de cervejarias abertas no Brasil alcançou um recorde histórico de 1.847 unidades,
representando um crescimento de quase 7% em relação ao ano anterior. Há pelo menos uma cervejaria em 771 municípios brasileiros, com maior concentração na região Sudeste. São Paulo é o estado com maior
número de cervejarias registradas, seguido pelo Rio Grande do
Sul e Minas Gerais. No entanto, o Pará foi o estado que mais cresceu,
com 33,3%, seguido por Mato Grosso do Sul (22,2%). Outro destaque no
estudo sobre a indústria cervejeira no
Brasil é o total de registros de produtos: 45.648, com crescimento de
6,6% em relação a 2022.
“Nosso objetivo é discutir o panorama geral do meio cervejeiro no
Brasil e o documento é público, criado para o crescimento deste setor,
além de ser um facilitador e subsídio para o segmento”, comenta
Eduardo Marcusso. E acrescenta:
“É de extrema importância a produção do Anuário e de estar presente
no maior evento da indústria cervejeira, gerando dados e conhecimento
para todos os profissionais e mercado”. Ainda de acordo com ele,
“começamos com a produção
pequena, que foi ganhando expertise e volume, e hoje esse documento tem
muita informação relevante”, finaliza.
Gabriel Pulcino, gerente da GL events e responsável pela organização do evento, comenta: “Esse é um espaço para debates e vamos trazer discussões relevantes, com profissionais de renome do mercado, que vieram aqui para somar”, diz. Gilberto Tarantino, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA), também destacou que estas conversas são importantes para o setor cervejeiro. “Estamos na reta final da reforma tributária e isso vai mudar a vida de todos e do segmento da cerveja. Temos dados oficiais de quanto o nosso mercado move a geração de emprego, cervejarias, exportação, entre outros”, destaca.
Superávit de US$147 milhões do setor retrata o desenvolvimento de cervejaria nacional
Segundo Vitor Oliveira, o superávit de 147 milhões de dólares do setor retrata o desenvolvimento da cervejaria nacional. “Não é mais tão necessário recorrer a uma cerveja internacional, pois nós conquistamos esse espaço, que antes era ocupado pela cerveja importada. Temos nossos ingredientes e características, e com esse novo padrão de densidade e qualidade, abriu-se outras possibilidades”, comenta Oliveira.
A maior concentração de estabelecimentos fica na região Sul e Sudeste, com 85,9% de cervejarias nessa região. Nordeste vem na terceira posição, seguido de Centro-Oeste e Norte. Outro dado é sobre a densidade da cervejaria e como ela está em cada estado. O Rio Grande do Sul lidera, pois existem uma cervejaria para cada 32 mil gaúchos.
O principal mercado comprador do Brasil é a América do Sul, com o Paraguai como líder: já são 155.788 milhões de dólares em exportação. Quanto à importação, Alemanha e Bélgica são os países que mais importam cerveja para o Brasil.
Steve Parr destaca cenário artesanal vibrante no país
A primeira palestra internacional da abertura do Congresso foi com Steve Parr, Diretor de Relações Internacionais da Brewers Association, que está pela primeira vez no Brasil Brau. Ele discursou sobre a expansão do mercado norte- americano e as possibilidades de crescimento para o Brasil: “Temos muitas oportunidades de crescimento e inovação das cervejarias, que estão ano a ano, crescendo no Brasil. Com um cenário artesanal e vibrante, pequeno e independente, o país é crucial na inovação e liderança da América do Sul”, comenta.
Para Parr, em um mercado cada vez mais competitivo, focar no cliente e no consumidor é fundamental. “Também é importante reconhecer que não existe apenas um tipo de cliente, mas muitos e cada um com suas preferências e exigências únicas. As cervejarias que conseguirem desenvolver um plano estratégico visando estabelecer uma marca forte, educando consumidores, terão sucesso”, defende.
O mercado de cerveja artesanal nos Estados Unidos teve rápido crescimento seguido de maturação. “O Brasil ainda tem alguns passos a seguir. É desafiador, mas temos muitas razões para se destacar e sermos otimistas com o mercado brasileiro”. E acrescenta: “Nós amamos cerveja! É um grande processo, mas as cervejarias precisam focar na marca, de que forma você se diferencia dos outros players do mercado. Qual a sua mensagem, qual a sua história, e o que os consumidores estão buscando? Portanto, cresça com as oportunidades e a Brasil Brau é o melhor lugar para trocarmos diferentes visões, tendências e experiências”, finaliza Parr.
Confira temas e palestrantes do dia 11 de junho (terça-feira):
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CBTEC):
9h - Abertura: Apresentação do Anuário da Cerveja 2024 Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)
10h - Estratégias de Sucesso na Elaboração de Cerveja: Lições do Mercado Americano Pós-Covid, com Steve Parr – Diretor de Relações Internacionais da Brewers Association
11h20 - Recentes Inovações e Produtos Avançados de Aroma de Lúpulo para Melhorar a Eficiência, com Harald Schwarz – Engenheiro Industrial e Vice- presidente da Hopsteiner
14h - Produção do Lúpulo Brasileiro, com Leonardo Penna - Especialista em Inovação de Cerveja e Produção do Grupo Petrópolis
15h - High Gravity: Performance e Qualidade Caminhando Juntos, com Rozilene Sá – Especialista de Tecnologia Cervejeira · The Heineken Company
16h - Painel: Ambev, Heineken e CBCA, com Gilberto Tarantino, Presidente da Associação das Cervejas Artesanais
BREWER LOUNGE:
16h - Diversidade e Inclusão: Oportunidades na Indústria Cervejeira, com Chiara Barros, Danielle Lira e Indianara Dias. Mediador: Eduardo Sena
18h- Do Campo ao Copo - ESG na prática, com Ian Nunjara - Diretor Associado de ESG e Real Gov na MSD (Merck, Sharp & Dohme)
19H - Premiação Copa Cerveja Brasil 2024 – 19h
Serviço:
11 a 13 de junho
São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 Km – Vila Água Funda, São Paulo
– Pavilhão 5
Feira: das 13h às 20h
CBCTEC – Congresso: das 9h às 17h
Credenciamento Feira:
Gratuito para profissionais do setor
Valores para visitantes que não são profissionais do setor: 1 dia R$ 150,00 e o pacote de três dias R$ 300,00
Credenciamento Congresso:
CBCTEC - Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira em São Paulo - Sympla
Inscrições:
Passaporte para 3 dias: R$ 600,00 + R$ 55,00 de taxa*
Passaporte para 1 dia: R$ 280,00 + R$ 25,00 de taxa*
Entrada no evento:
O acesso é realizado mediante o credenciamento online e gratuito para profissionais do setor cervejeiro, com comprovação de vínculo na entrada do evento. Caso não seja um profissional do setor, existe a possibilidade de compra de ingresso no local durante os três dias. Documentos válidos: Carteira de Trabalho assinada pelo setor produtor, cartão de visita com nome e e-mail do visitante, crachá com validade vigente da empresa do setor, cartão CNPJ com a inscrição da empresa do setor.
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