VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/
Diante da proposta de
incidência indiscriminada do Imposto Seletivo sobre a cerveja, a
Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Abracerva, entidade que
representa os pequenos produtores da bebida, lançou a campanha Cerveja
Não é Pecado (https://cervejanaoepecado.
A ação, tem o apoio de diversas entidades locais e regionais, como o Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas, cujo presidente Wagner Falci se envolveu pessoalmente nas atividades. O objetivo da petição é mobilizar a população e sensibilizar os congressistas sobre como o excesso de impostos pode inviabilizar centenas de pequenos negócios já fragilizados pela pandemia e aumento de custos.
Por meio do website https://cervejanaoepecado.com.
“Defendemos três pontos: que seja o imposto seja seletivo quanto ao porte das empresas, excluindo da nova cobrança as empresas enquadradas no Simples; que seja seletivo quanto ao teor alcoólico, com tarifas proporcionais ao volume de álcool, e que seja mantida a alíquota atual durante o período de transição”, explica o presidente da Associação, Gilberto Tarantino.
Tarantino destaca que mais de 90% das 1.847 cervejarias instaladas no Brasil são pequenas ou médias fábricas e que as microcervejarias respondem por apenas de 1% da produção nacional. “Deixar nosso segmento isento do Imposto Seletivo impacta praticamente em nada a arrecadação e, por outro lado, incentiva produção local, familiar e sustentável e a prática do ‘beba menos e beba melhor’, inerente às cervejas mais gastronômicas”, avalia Tarantino.
“A cerveja e em especial a cerveja artesanal, produzida em menor escala e localmente, é uma expressão da nossa cultura e um patrimônio nacional. Hoje, um em cada sete municípios brasileiros tem sua própria cervejaria que orgulham a população, geram efeitos positivos na economia local por meio de turismo e gastronomia”, explica em empresário.
Desenvolvimento Sustentável
A associação destaca
que incentivar as pequenas cervejarias está em linha com mais de um dos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030. O apoio
aos negócios locais promove o ODS 8, sobre Trabalho Decente e
Crescimento Econômico, ao suportar “empreendedorismo, criatividade e
inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro,
pequenas e médias empresas”. As cervejarias artesanais também ajudam a
“promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e
os produtos locais.”
A relação com a gastronomia, o baixo teor alcoólico, a promoção do “Beba Menos, Beba Melhor” a as ações de consumo responsável estão em linha com o ODS 3, sobre Saúde e Bem-Estar, uma vez que reforçam “a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo e uso nocivo do álcool.”
Abracerva
A Abracerva, Associação Brasileira de
Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a
missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal
brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800
pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e
profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima
“beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário