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O setor de foodservice brasileiro continua sua trajetória de
recuperação, com sinais encorajadores de crescimento. Segundo a pesquisa
"Alimentação Hoje: a visão dos operadores de
foodservice", realizada pela ANR (Associação Nacional de
Restaurantes), GALUNION - consultoria especializada no mercado
foodservice e ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos),
55% dos operadores observaram um aumento de
faturamento no primeiro semestre de 2024 em comparação com o ano
anterior, e 86% reportaram lucratividade. Este levantamento, que ouviu
453 marcas representando mais de 7.400 pontos de venda, traz um panorama
abrangente das práticas e desafios
enfrentados pelos operadores de bares, restaurantes e cafeterias em um
cenário econômico ainda pressionado pela inflação e pela falta de mão de
obra qualificada.
Realizada entre setembro e outubro de 2024, a pesquisa fornece um
retrato valioso sobre as realidades e tendências do setor de alimentação
fora do lar. O levantamento mostra a importância da inovação, da
sustentabilidade e do investimento
contínuo em estratégias de captação e retenção de talentos para um
foodservice mais robusto e preparado para os desafios futuros. Os dados
reforçam o papel dos operadores independentes, que representam 74% dos
respondentes e possuem até três
lojas, e das redes maiores, que somam 13% entre franquias e redes
próprias. Em termos de localização, 61% das operações estão no Sudeste e
40% possuem uma trajetória consolidada de mais de 10 anos.
"O ano de 2024 mostrou sinais de recuperação para o setor de
alimentação fora do lar, com alguns estabelecimentos apresentando bons
números. No entanto, é fundamental salientar que o segmento ainda
atravessa um momento delicado, com grande parte
dos estabelecimentos ainda sentindo os reflexos dos últimos anos. Os
empreendedores estão se adaptando às novas condições do mercado, o que
contribui para esse processo de retomada, mas ainda temos um longo
caminho a percorrer", afirma Fernando
Blower, diretor-executivo da ANR.
Delivery e Voucher
O delivery se consolida como essencial para o setor, com 25% dos operadores reportando que esse canal responde por até 40% do faturamento. Ainda assim, 11% dos negócios ainda não implementaram o serviço, mostrando uma oportunidade de expansão para o segmento. Já o vale-refeição/voucher encontra-se com menos adesão: 31% dos operadores pesquisados não aceitam essa forma de pagamento, enquanto 27% indicam que representa entre 11% e 20% do faturamento. Enquanto para alguns isso pode ser uma oportunidade, também indica que o mix de meios de pagamentos se alterou ao longo do tempo, graças a opções como PIX e cartão, e que a solução é importante apenas para parte do mercado.
Contratação e Retenção
Contratar e reter colaboradores qualificados é um dos principais
desafios para 59% dos operadores. Entre as dificuldades, destacam-se a
escassez de profissionais qualificados (34%), os altos custos com
pessoal (28%) e a retenção de talentos (25%). A
queda de consumo, com menor gasto médio e frequência de visitas dos
clientes, também preocupa 43% dos entrevistados, que enfrentam desafios
com marketing e promoção. "Para superar esses obstáculos, é preciso
manter o time motivado e engajado,
oferecendo um atendimento diferenciado e personalizado aos clientes.
Sabemos que valorizar o colaborador é fator importante de performance",
revela a fundadora e CEO da Galunion, Simone Galante.
Inovação e Sustentabilidade
Para atrair mais clientes, 77% dos operadores estão investindo em
inovação de produtos, como pratos e sobremesas diferenciados, enquanto
71% destacam pratos clássicos e populares. A comunicação em mídias
variadas (65%) e as promoções (63%)
também se mostram essenciais para engajar o público. Lançamentos
sazonais ou por tempo limitado, adotados por 47% dos respondentes,
seguem como estratégias de atratividade. A sustentabilidade, cada vez
mais valorizada pelos consumidores, vem ganhando
espaço nas práticas dos operadores: 91% já realizam controle de
desperdício, 86% incentivam o consumo consciente e 73% utilizam
embalagens ambientalmente responsáveis.
“Inovar constantemente exige compreender o que faz sentido para os
seus consumidores nas ocasiões de consumo mais relevantes do momento.
Após a pandemia, temos tanto a questão de produtos economicamente
acessíveis como o fortalecimento da
experiência e do encontro entre as pessoas”, comenta Simone Galante.
Como atrair mais clientes?
Visando mitigar alguns entraves do setor, a pesquisa quis entender
quais ações as marcas que atuam com alimentação fora do lar estão
promovendo para atrair mais clientes e obter bons resultados. Como
iniciativa, 77% deles investem em inovação de
produtos (pratos e sobremesas, por exemplo), 71% dão foco em pratos
clássicos e populares, 65% promovem a comunicação da marca em diferentes
mídias, 63% atuam com foco em promoções, combos, ofertas do dia e ações
de valor, e 47% realizam
lançamentos de produtos sazonais ou por tempo limitado. Entre as razões
que levam possíveis clientes a não frequentarem restaurantes estão
aspectos como comunicar melhor com diferentes públicos para 31%,
clientes sem renda disponível e evitando
comer fora para 29%, valor do voucher incompatível com a oferta para 19%
e necessidade de renovação de cardápio para 16%. Em contrapartida, 17%
revelam não ter este tipo de problema.
Retomada
Importante ressaltar que o foodservice mostrou sinais importantes de retomada este ano, com expansão projetada entre 4% e 5%. “Em 2024, estimamos que o segmento represente o montante de R$ 257,7 bilhões nas vendas da indústria de alimentos no mercado interno, um crescimento de 9,7% em relação a 2023. O resultado destaca a relevância deste canal para o setor alimentício e reforça a necessidade de investimentos contínuos em inovação e um comportamento colaborativo com distribuidores e operadores, a fim de identificar as oportunidades e atender, com agilidade, as demandas dos consumidores, ávidos por novidades”, afirma João Dornellas, presidente executivo da ABIA.
ANR – NB Press
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