VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/
Qualquer cliente gosta de ser bem atendido, afinal, um bom atendimento gera uma experiência positiva, que serve de incentivo para o seu retorno. Além disso, um cliente satisfeito tende a ser mais fiel e pode até se tornar um incentivador para outras pessoas, razão por que, no mês em que se comemora o Dia do Cliente (15/09) é importante priorizar o atendimento no negócio.
Em um restaurante, o atendimento é considerado uma das características mais importantes, na hora em que os clientes precisam tomar uma decisão sobre onde ir. Um levantamento realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes são o fator mais importante para 17% dos 6 mil respondentes de todas as regiões do Brasil, só perdendo para a limpeza e higiene, que fica em primeiro lugar para 32,4%.
De acordo com Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, atender bem é fundamental, pois pode ser um fator que diferencia uma empresa das demais. “No ramo gastronômico, sabemos que quando as pessoas vão almoçar, jantar ou tomar um café fora, elas esperam ser bem atendidas e passar um tempo que valha a pena no estabelecimento. E um bom atendimento pode até fazer com que os clientes paguem mais caro por produtos ou serviços”, afirma.
Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, o atendimento reflete os valores da empresa. “Se um cliente é bem atendido, ele começa a associar a marca com qualidade, confiabilidade e respeito, melhorando sua reputação no mercado. E certamente falará bem da experiência que teve para outros potenciais clientes”, avalia.
Confira seis sugestões das executivas para que um restaurante, bar ou negócio do ramo gastronômico possa melhorar o atendimento ao cliente:
- Equipe bem treinada: Segundo as executivas, essa é uma ação fundamental para negócios que querem melhorar o atendimento. “Ter um time bem treinado, que conheça bem o menu, saiba lidar com imprevistos e tenha habilidades de comunicação e empatia é o passo número um para encantar no atendimento”, sugere Mislene Lima.
- Personalize: Quem não gosta de ser reconhecido quando chega em um restaurante que frequenta sempre? “Fazer com a equipe esteja atenta para personalizações, recomendando pratos e bebidas com base em preferências de clientes recorrentes é algo que certamente fará o estabelecimento ganhar pontos”, orienta Lidiane.
- Atenção ao tempo de espera: Quem chega em um restaurante espera ser atendido provavelmente já está com fome e espera ser atendido logo, por isso, rapidez e organização são fundamentais. Oferecer uma entrada gratuita se o prato principal for demorar pode fazer a diferença, segundo as executivas.
- Ofereça um ambiente acolhedor e confortável : Limpeza é fator-chave quando se trata de um negócio gastronômico, assim como assentos confortáveis, luz adequada e música ambiente agradável. A recomendação é que o negócio invista nessa parte.
- Valorize o que os clientes dizem: Ouça e valorize o feedback dos clientes e trate de resolver de forma rápida eventuais problemas.
- Surpreenda sempre que possível: Fazer surpresas, como oferecer uma sobremesa gratuita no aniversário do cliente ou papel e lápis de cor quando há crianças na mesa sempre agrada. “Procure conhecer seu público e fazer surpresas de vez em quando. Certamente contará pontos!”, conclui Mislene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário