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A consolidação do delivery na vida do
brasileiro tem trazido algumas mudanças de hábitos de consumo e criado
oportunidades para os empreendedores do setor de alimentação. É o que
mostra a
primeira edição do Relatório para Restaurantes - Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion.
O documento foi lançado no iFood Move, maior evento para
restaurantes da América Latina, na última quinta-feira, 26 de setembro.
Um dos destaques é o crescimento de pedidos de café da manhã, que
tiveram um aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo
de 2024, sendo que metade dos pedidos
são de padarias. Neste momento do dia, no entanto, apenas 19% dos
estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos, o que aponta um nicho
com espaço para ser explorado.
Outro momento do dia que tem conquistado
os usuários do delivery é a madrugada, turno que registrou aumento de
25% nos pedidos. A oportunidade para restaurantes é grande: neste
momento do dia, somente 7% dos estabelecimentos estão em funcionamento
no
iFood. O período com maior quantidade de entregas continua sendo o
jantar, com 58% dos pedidos.
“Ter acesso a dados e informações de
qualidade nos ajuda a tomar decisões melhores. Ao chegar a 100 milhões
de pedidos no mês, em agosto, tivemos certeza de que era a hora de
dividir informações que podem ajudar os parceiros na construção de
estratégias e apoiar o crescimento de todo o ecossistema de
restaurantes”, afirma Arnaldo Bertolacci, vice-presidente de
Restaurantes do iFood. “Há informações variadas no relatório, como
curiosidades e oportunidades reveladas a partir do
comportamento do consumidor no delivery de comida”, diz.
Comidas mais pedidas
Os lanches e a comida brasileira se destacam entre as culinárias preferidas pelos clientes da plataforma, figurando entre os cinco pratos mais pedidos em todos os turnos do dia. No almoço, 38% dos pedidos são por culinária brasileira. As marmitas também são bastante consumidas no dia a dia, ocupando o sexto lugar no ranking geral, tendo tido um aumento de 6 vezes entre os anos de 2019 e 2023. Já aos fins de semana, o consumidor está mais aberto a “tentações gastronômicas”: 61% do consumo de pizza é feito de sexta a domingo no iFood, por exemplo. No domingo, há uma maior venda de doces, comida italiana e pedidos em padarias, sendo o único dia da semana em que refeições tradicionais não figuram nos Top 10 de culinárias preferidas.
O Relatório para Restaurantes também
aponta as diferentes motivações para o consumidor pedir pelo delivery,
dependendo do momento. No cotidiano, os clientes com restrições, como
limitação de tempo, acabam optando pela comodidade do serviço,
pedindo pratos individuais e snacks entre refeições. Mas há também
motivações em pedir um delivery para contemplar experiências mais
coletivas, como refeições em família, receber amigos em casa e
celebrações.
Perfil dos empreendedores
Ao longo de um ano, entre o segundo
trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, houve um crescimento de
11,4% em estabelecimentos ativos na plataforma. O estudo também traça
um perfil dos donos desses restaurantes: há um equilíbrio entre
homens e mulheres, a maioria está entre 30 e 44 anos e 69% têm filhos,
sendo que 22% é pai ou mãe solo (3x mais mulheres do que homens nessa
situação). No total, 59% operam apenas por meio do delivery e 77% dos
estabelecimentos ficam ativos no turno
da noite. O iFood tem investido em soluções de inteligência artificial
para facilitar a gestão dos parceiros e 67% deles já dizem usar a I.A.
em seu dia a dia.
O Relatório para Restaurantes - Dados e
análises sobre a operação de delivery no iFood está disponível por
completo no iFood para Parceiro: parceiroifood.com/relatorio-
DFREIRE Comunicação e Negócios
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