sexta-feira, 25 de abril de 2025

Caju mapeia queda no consumo durante a Páscoa: ticket médio recua 33% em 202

 

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A Caju, empresa de tecnologia especializada em multissoluções para gestão de RH, identificou uma retração significativa nos gastos com alimentação durante o feriado da Páscoa. Com base nas transações realizadas por colaboradores de mais de 40 mil empresas atendidas, o ticket médio individual caiu de R$ 97, em 2024, para R$ 65 neste ano – queda de 33%. O volume total movimentado também recuou 42%, passando de R$ 61,5 milhões para R$ 35,4 milhões entre os períodos de 29 a 31 de março de 2024 e 18 a 20 de abril de 2025.
 
Segundo a empresa, o principal fator para a queda foi o calendário: em 2024, a Páscoa coincidiu com o fim do mês e o pagamento dos salários, enquanto em 2025 ocorreu no meio de abril, quando os saldos disponíveis tendem a ser menores. Os recuos mais expressivos ocorreram nas categorias relacionadas à alimentação, como vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR).
 
Nas lojas de doces e chocolates, o ticket médio caiu de R$ 86 para R$ 68 (–21%), e o valor total transacionado no período despencou 53%, de R$ 726 mil para R$ 344 mil. Estabelecimentos como mercearias – líderes em transações neste ano – também registraram forte retração no ticket médio, de R$ 122 para R$ 72 (–41%).
 
Por outro lado, os gastos realizados por meio dos produtos de Premiações e Despesas da Caju cresceram, apontando para um uso mais recorrente de verbas corporativas voltadas a incentivos e reembolsos pontuais.

Enaldinho volta com tudo em nova coleção de bonecos colecionáveis em parceria com o Bob's

 

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Fenômeno entre crianças e adolescentes, o youtuber Enaldinho está de volta com mais uma coleção em parceria com o Bob’s. Depois do sucesso em 2024, o youtuber em parceria com a rede de fast food lança uma nova edição da coleção Bob’s Play ainda mais divertida, com seis bonecos colecionáveis inspirados em versões alegres e criativas do youtuber, que prometem virar febre entre os fãs.

Voltada ao público infantojuvenil, a coleção traz personagens como Vampiro, Múmia, Esqueleto, Frankestein (que brilha no escuro!), Enaldinho Clássico e Dourado — esse último, o mais raro da série. Cada boneco vem dividido em três partes (cabeça, tronco e pés), permitindo que as crianças combinem os elementos e criem suas próprias versões do influenciador. A nova coleção chega às lojas a partir de 23 de abril

“Depois do sucesso da nossa primeira parceria, é uma alegria imensa estar de volta com o Bob’s para uma nova aventura. Quem me acompanha sabe o quanto eu curto criar conteúdos que envolvam diversão, brincadeiras e campanhas que me aproximem mais dos meus fãs. Essa nova coleção está incrível e foi pensada com muito carinho para a galera que, como eu, ama colecionar e se divertir. Mal posso esperar para ver todo mundo entrando nessa brincadeira com a gente. Vem muito conteúdo legal por aí!”, comemora Enaldinho, que soma mais de 12 milhões de seguidores no TikTok e mais de 7 milhões no Instagram.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Sem desperdício: Aproveite os ingredientes de Páscoa para preparar uma deliciosa Pasta de Atum

 

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Ainda se sentindo saciado após as festividades de Páscoa? Confira uma receita leve para a semana e reaproveite o atum em uma deliciosa pasta versátil que pode ser servida conforme a preferência individual. Confira o passo a passo.

Ingredientes:

  • 2 colher de (sopa) Cebola Média
  • 1 punhado Cebolinha picada
  • ¼ lata Atum Sólido
  • 1 colher de (sopa) Suco de Limão
  • 4 Tomates Cereja
  • 2 folhas Folhas de Alface
  • 1 colher de (sopa) Creme de Ricota Light
  • 1 colher de (sopa) Requeijão Light
  • 1 colher de (sopa) Azeite
  • Sal e Pimenta a gosto
  • ½ Cenoura Ralada
  • 1 embalagem de Torrada Tradicional Vitarella

Modo de Preparo:

- Desfie e amasse o atum. Acrescente o restante dos ingredientes, deixando de lado apenas a alface. Finalize com o tempero e cenoura ralada. Sirva com Torradas Vitarella.

 pressaporter.com.br

 

Inscrições abertas: Nestlé oferece 1.200 vagas em curso gratuito de gastronomia para jovens de todo o Brasil

 

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Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Nestlé Yocuta - Jovens Talentos Culinários, iniciativa que tem o objetivo de contribuir para a empregabilidade do jovem no ramo da Gastronomia. O programa oferece 1.200 mil vagas gratuitas para jovens com idades entre 18 e 29 anos de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas até 09 de maio por meio do link (https://www.nestleprofessional.com.br/programa-yocuta) e a prioridade será dada para jovens egressos de escolas públicas ou em situação de vulnerabilidade social. O Nestlé Yocuta é desenvolvido pela unidade de negócio de Nestlé Professional - braço de Food Services da Nestlé. 

A primeira etapa do Yocuta acontece de forma virtual, com início em maio. Serão mais de 50 horas de conteúdo, com aulas divididas em 14 módulos, que podem ser realizados ao longo de cinco semanas. As trilhas de aprendizado abrangem temas relacionados a empreendedorismo, mercado de trabalho e nutrição, entre outros. Neste ano, pela primeira vez, os alunos terão capítulos sobre segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos, fruto da parceria com a Fundação Nestlé e a ONG Gastromotiva. 

Após a etapa online, 80 alunos com melhor desempenho avançam para a fase presencial, nas quais terão aulas práticas e teóricas. Outra novidade do ciclo de 2025 está na realização de rodadas presenciais no Rio de Janeiro, além das classes já tradicionalmente conduzidas em São Paulo. A fase carioca acontecerá no Refeitório Gastromotiva, que oferece cerca de 100 refeições diárias para a população em situação de rua. 

“A cada edição, a Nestlé percebe o impacto que o Yocuta gera na vida desses jovens. A gastronomia é um dos setores que mais gera emprego no país, além de ser um campo amplo para o empreendedorismo individual. Estamos também entusiasmados com a parceria com a Fundação Nestlé e a Gastromotiva, ampliamos a formação para temas como segurança alimentar e combate ao desperdício”, afirma José Argolo, Business Executive Officer de Nestlé Professional no Brasil. 

Dia do Churrasco: 11 opções de acompanhamento para comemorar essa paixão nacional

 

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Celebrado em 24 de abril, o Dia do Churrasco é uma daquelas datas que merecem ser lembradas e festejadas. Mais do que uma simples refeição, o churrasco é parte da cultura brasileira; uma tradição presente em todas as regiões do país, com características, costumes e ingredientes próprios de cada localidade. E claro, um verdadeiro churrasco não está completo sem os devidos acompanhamentos, por isso, a Josapar, detentora das marcas Tio João, Meu Biju, SupraSoy e Azeite Nova Oliva, preparou algumas dicas como inspiração para inovar neste cardápio.

Entre as sugestões da companhia estão uma salada de 7 grãos com mostarda e mel; um arroz com tomate, manjericão e azeitona preta; um pão com linguiça calabresa e queijo parmesão; além de uma farofa de feijão carioca com banana e um vinagrete especial, feito com feijão preto. Confira e se surpreenda: 

Arroz farofa – churrasco

Ingredientes

- 1 xícara (chá) de Arroz Tio João Parboilizado (180 g)
- 1 colher (sopa) de Azeite Nova Oliva (15 ml)
- 1 colher (sopa) de manteiga (20 g)
- 150 g de bacon picado
- ½ pimenta dedo-de-moça picada
- 1 cebola grande picada
- 1 cenoura média ralada grossa (120 g)
- 1 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas (150 g)
- 100 g de castanha-de-caju picada grosseiramente
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua (160 g)
- Sal e salsa picada a gosto

Justiça veta uso do nome e identidade visual do vinho Putos após ação da francesa Petrus

 

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A recente decisão judicial que proibiu a venda do vinho brasileiro “Putos”, criado por Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho, reacendeu o debate sobre os limites entre criatividade, provocação e infração de marca. A ação movida pela vinícola francesa Château Petrus, uma das mais tradicionais e prestigiadas do mundo, apontava o uso indevido de sua identidade visual, o que teria configurado concorrência desleal por parasitismo marcário.

Segundo a Justiça, mesmo sem haver confusão direta entre os rótulos ou produtos, a marca brasileira teria se aproveitado da reputação da francesa para impulsionar seu próprio produto — um fenômeno conhecido como “efeito carona”, previsto na Lei da Propriedade Industrial. A sentença destacou que bastava a existência de elementos visuais semelhantes, como layout, selo, paleta de cores e até mesmo o discurso irreverente dos criadores, para configurar o uso indevido de uma marca registrada com intenção de aproveitamento indevido de prestígio.

Para Augusto Amstalden Neto, consultor em gestão estratégica corporativa e especialista em propriedade intelectual na T3P, o caso ilustra um entendimento mais rígido da proteção marcária em comparação com outras decisões recentes. 

“Diferentemente do julgamento envolvendo BMW e Dasa, aqui não houve espaço para considerar o distanciamento entre os mercados ou a ausência de confusão. A Corte entendeu que o simples fato de se inspirar em uma marca renomada, ainda que com viés humorístico, já configura violação. É um alerta importante, mas que pode soar excessivo quando a crítica ou a sátira fazem parte da proposta original”, avalia.

Cai a temperatura, sobe o apetite; aprenda a fazer uma sopa de respeito que vira janta

 

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O outono chegou e com ele, aquela vontade de pratos mais quentinhos, cheios de sabor e que trazem conforto com cada garfada. Os dias começam a ficar mais curtos e o clima mais ameno, a estação perfeita para resgatar receitas de família. Nessa época, nada brilha mais do que uma boa sopa feita com carinho. Pode esquecer aquela ideia de prato aguado e sem graça: quando bem feita, a sopa vira janta, daquelas que alimentam a barriga e ainda abraçam o coração.

Esqueça o mito de que sopa não enche, ao levar os ingredientes certos, ela é prática, econômica e dá conta da refeição inteira. “O segredo está na base, no tempero e nos extras. Para uma sopa de respeito, comece com um refogado de alho, cebola, azeite e temperinhos como páprica ou curry, isso já dá outro sabor”, afirma Nayara Guimarães, chef e professora do Instituto Gourmet.

Depois, é preciso escolher o legume principal e a proteína: abóbora, batata, mandioca e mandioquinha são ótimas opções, nutritivas e saborosas. Enquanto isso, frango, carne e bacon (ou até cogumelo para os vegetarianos) são as estrelas que garantirão sustância e sensação de saciação.

A chef também orienta que cozinhar os ingredientes separados e misturar só no final vai preservar a textura e evitar que tudo vire uma massa. Agora imagine estar debaixo do cobertor bem quentinho e bater a fome... Só de pensar em ir para a cozinha já dá calafrios, não é mesmo? Para isso, faça a sopa em grande quantidade e reserve porções no congelador, assim, será somente levantar rapidinho e levar ao micro-ondas.

Especialista ensina como fazer um churrasco de respeito, para evitar ser o primo que queima a carne no domingo

 

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No dia 24 de Abril, é comemorado o Dia do Churrasco. Para os brasileiros, não é só uma refeição, mas uma verdadeira reunião de lazer. Seja para um almoço de domingo, aniversário ou para as famosas “resenhas”, a carne na grelha é sempre a melhor opção. Esse costume é tão enraizado na nossa cultura, que o churrasco gaúcho foi considerado cultura imaterial do Brasil, conforme dito pelo portal Globo Rural. Apesar de parecer simples e comum, um bom churrasco exige conhecimento, da escolha dos ingredientes ao ponto ideal de cada corte.

Tudo começa com a escolha da churrasqueira (ou improvisar uma). Não é preciso ter uma churrasqueira de alvenaria ou equipamento profissional para fazer um bom churrasco. Modelos portáteis, elétricos ou até mesmo uma grelha sobre tijolos podem dar conta do recado, desde que haja cuidado com a segurança e controle do calor. “O importante é garantir uma base estável e usar carvão de boa qualidade. A grelha deve estar a cerca de 30 cm da brasa, com calor forte, mas sem labaredas”, orienta Eliane Londrina, professora e especialista em churrasco do Instituto Gourmet.

Acender a churrasqueira pode parecer simples, mas muitos churrascos começam a dar errado justamente nessa etapa. A recomendação é usar acendedores próprios (sólidos ou líquidos) e evitar produtos como álcool ou gasolina, que são perigosos e comprometem o sabor da carne. A professora indica que a melhor brasa é aquela uniforme, sem chamas altas, formada depois de 30 a 40 minutos do acendimento.

Vamos para a famigerada escolha das carnes? Temido por muitos, esse é um dos momentos principais para garantir uma carne suculenta no prato ao final do processo. Cortes como fraldinha, picanha, contrafilé e costela são clássicos, cada um com seu sabor e tempo ideal de preparo. “Ao escolher a peça de carne, verifique o marmoreio, que são aquelas ‘linhas brancas’ na carne. Elas são um grande indicativo de maciez e sabor”, explica Eliane. Evitar carnes com cor esbranquiçada ou odor forte também é fundamental.

Festival de Parintins 2025: Uiara Amazon Resort prepara jantar temático e terá lancha exclusiva para os hóspedes

 

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Uma das maiores e mais tradicionais celebrações do País, o Festival de Parintins, acontece em junho, mas os tambores já começaram a rufar pela Amazônia. No próximo dia 26 de abril, o Uiara Amazon Resort - único resort de luxo 100% flutuante no mundo - promove um Jantar Temático de Boi-Bumbá, que marca oficialmente o início dos preparativos para a festa e celebra a cultura popular amazonense com uma imersão completa, com estilo e tradição.

Jantar Temático de Boi-Bumbá

Aberto a hóspedes e visitantes, o evento será embalado pela banda de Fabiano Neves, conhecida  regionalmente nos palcos do Norte. A noite especial, que será oferecida como cortesia aos clientes – sem alteração de tarifa – promete sabores típicos, decoração temática e a tradicional rivalidade festiva entre os bois Caprichoso e Garantido.

“Esse jantar é mais que um evento: é o pontapé para a temporada mais esperada por todos que vivem e amam a cultura do boi-bumbá. Queremos que nossos hóspedes sintam que a festa já começou aqui, no coração da floresta”, afirma Wander Areosa, CEO do Uiara Amazon Resort.

Seara reforça presença no Comida di Buteco com desafio regional e ações voltadas aos botecos participantes

 

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A Seara participa mais uma vez como patrocinadora oficial do Comida di Buteco, concurso que há 25 anos valoriza a culinária de raiz e elege os melhores botecos do Brasil. Em 2025, a marca lança uma novidade no evento: um desafio regional entre os bares participantes, que utilizarão Frangos Crocantes Seara, no estado de São Paulo, e Linguiça Frescal Seara, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, como ingredientes obrigatórios nas receitas concorrentes.

A iniciativa visa destacar a qualidade e a versatilidade dos produtos da linha Seara Food Solutions, oferecendo novas possibilidades gastronômicas para o público do concurso e fortalecendo a parceria da marca com os bares. Para apoiar os estabelecimentos participantes, a Seara Food Solutions desenvolveu uma estratégia integrada em conjunto com a agência Peppery, com ações que incluem, consultoria especializada para operação e gestão dos bares, ferramentas para otimização de processos e aumento de rentabilidade, participação na Caravana Comida di Buteco, com cobertura nas principais cidades, depoimentos de ex-campeões que já utilizavam produtos da marca, e-book com receitas de botecos vencedores e ações com influenciadores e presença nas redes sociais da marca.

Uma landing page exclusiva também foi criada para facilitar o contato com novos clientes e apresentar o portfólio de soluções da marca para o food service: www.searafoodsolutions.com.br/lp/comida-di-buteco 

“Nossa participação no Comida di Buteco é uma oportunidade de reforçar a posição da Seara como parceira estratégica dos botecos, oferecendo produtos de alta qualidade e soluções que contribuem diretamente para o sucesso dos negócios dos nossos clientes”, afirma Joicelena Fernandes, diretora de Seara Food Solutions. 

No Dia do Churrasco, Anffa Sindical orienta consumidores sobre como adquirir carne de qualidade

 

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O churrasco, além de uma tradição gastronômica, é uma verdadeira paixão nacional — uma oportunidade de reunir família e amigos para celebrar, confraternizar e aproveitar bons momentos à mesa. Porém, neste 24 de abril, data em que se comemora o Dia do Boi e do Churrasco, a celebração vem acompanhada de uma séria preocupação: a proposta do governo federal de privatizar a inspeção de produtos de origem animal. Para o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a medida representa um grave risco à qualidade da carne consumida pelos brasileiros e à saúde pública. A entidade reforça que a inspeção oficial, realizada por servidores públicos concursados, é essencial para garantir que o churrasco — símbolo da nossa cultura — seja também sinônimo de segurança. Por isso, os profissionais da carreira estão mobilizados há uma semana.

Segundo o sindicato, a proposta abre margem para conflitos de interesse, comprometendo a imparcialidade e a eficácia da fiscalização. "A inspeção sanitária é uma atividade típica de Estado, que exige autoridade para interditar estabelecimentos, apreender produtos e garantir a segurança dos alimentos da população. Transferir essa responsabilidade para a iniciativa privada é inconstitucional e coloca em risco a saúde dos consumidores", afirma o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo.

O Brasil é um dos maiores exportadores de proteína animal do mundo. Em 2024, o país exportou 2,89 milhões de toneladas de carne bovina, um aumento de 26% em relação ao ano anterior, e 5,294 milhões de toneladas de carne de frango, volume 3% maior que em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A inspeção oficial realizada por servidores públicos é um dos pilares que sustentam a confiança dos mercados internacionais na qualidade da carne brasileira.

Os auditores fiscais federais agropecuários são responsáveis por inspecionar, fiscalizar, auditar e coordenar todo o processo de abate de animais de produção no Brasil. Eles atuam desde a recepção dos animais nos frigoríficos, verificando a documentação de origem e realizando a inspeção clínica para diagnosticar possíveis doenças e condições como contusões, fraturas, fadiga e o bem-estar animal. Esse trabalho continua após o abate, com a coordenação da inspeção de todas as carcaças e vísceras. Dessa forma, o consumidor brasileiro tem a garantia de que apenas alimentos íntegros e saudáveis chegam à mesa. O mesmo vale para os países que importam a proteína brasileira, confiando no trabalho desses profissionais. 

Azeite brasileiro é o único na lista dos 100 melhores do mundo pela Evooleum Awards

 

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O azeite Mantikir Summit Premium, produzido pela Vinícola Essenza, foi reconhecido nesta quinta-feira, 24, como um dos 100 melhores azeites do mundo no Guide Top 100 Evooleum Awards, realizado na Espanha.

O rótulo brasileiro recebeu 93 pontos e conquistou o título de melhor azeite do Brasil. É também o único azeite das Américas incluído na edição deste ano da lista internacional, que reúne os principais exemplares de azeites extravirgens avaliados por um júri técnico especializado.

O azeite premiado é um blend de campo elaborado com quatro variedades de azeitonas: arbequina, coratina, grapolo e koroneiki. A colheita dos frutos aconteceu no final de fevereiro em Maria da Fé, Minas Gerais, cidade onde estão localizados os olivais da vinícola, a 1.910 metros de altitude. As condições climáticas da região, com temperaturas noturnas baixas mesmo durante o verão, contribuem para a alta concentração de compostos fenólicos no produto final.

"Realizamos a colheita manual prematura com baixo rendimento, respeitando os índices de maturação e a integridade dos frutos. Todo o processo foi conduzido de forma precisa, desde o manejo no campo até a extração no lagar, com temperatura controlada a 22 graus, o que nos permitiu alcançar um azeite de excepcional qualidade", explica Herbert Sales, proprietário e produtor.

Sobremesas equilibradas para continuar curtindo o doce pós-Páscoa

 

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Depois da Páscoa, muitos ainda querem saborear doces, mas de forma mais equilibrada. Existem opções de receitas que trazem alternativas mais leves, mas sem abrir mão do sabor: sobremesas como mousse de chocolate saudável, sorvete caseiro de banana e cacau, cookie de banana com aveia e chocolate, e torta de maçã com chocolate são opções deliciosas que combinam o prazer do doce com benefícios nutricionais. 

De acordo com Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil, "é possível continuar aproveitando o sabor doce sem comprometer a saúde. Optar por ingredientes mais naturais, como frutas e grãos integrais, oferece não apenas prazer, mas também nutrientes importantes para o corpo. Essas sobremesas equilibradas são ótimas fontes de fibras, antioxidantes e outros nutrientes, ajudando a manter o equilíbrio nutricional pós-festas."

Com essas receitas, você pode saborear os doces de maneira mais consciente, em meio a esse período detox. Gisele também ressalta que "ao escolher versões mais saudáveis dos nossos doces favoritos, podemos matar a vontade sem exageros e cuidar do corpo de forma equilibrada."

Que tal preparar em casa? Deixamos abaixo algumas opções das receitas. Acesse o site Receitas Nestlé e confira  milhares de outras ideias. Você também pode enviar sua receita. Ainda, o Chat Nutri torna possível tirar dúvidas diretamente com nutricionistas, de forma gratuita. Aproveite!

APAS SHOW 2025: Oportunidades, Conexões e Inovação para Impulsionar o Varejo Brasileiro

 

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O setor supermercadista brasileiro segue em plena expansão. Em 2023, o faturamento atingiu R$ 1,001 trilhão, representando 9,02% do PIB nacional. O setor é um dos pilares da economia brasileira, com 30 milhões de consumidores passando diariamente por essas lojas, o que reforça a relevância desse mercado dinâmico e essencial.

Neste cenário de crescimento, reconhecida como o maior festival de alimentos e bebidas das Américas e o maior encontro supermercadista do mundo, a 39ª edição da APAS SHOW se firma como um evento essencial para a transformação do setor. Com o novo posicionamento “O melhor festival para abrir a mente e fechar negócios”, a feira aposta em um ambiente ideal para inovação, aprendizado e geração de oportunidades, conectando todo o ecossistema do varejo em um só lugar.

Pensando nisso, edição de 2025 destaca ainda mais os seis "C"s que são pilares que guiam as principais discussões e soluções apresentadas. Trabalhando de forma integrada para criar uma experiência completa que reflete a transformação do varejo, a Companhia se concentra em estratégias que aprimoram a eficiência operacional e promovem o crescimento sustentável, enquanto a Consciência Inclusiva assegura que o evento esteja alinhado às necessidades de uma sociedade mais conectada, valorizando práticas responsáveis e a diversidade. O Consumidor, como protagonista, guia os debates sobre comportamento e inovações tecnológicas que aprimoram a experiência de compra, e a Categoria vai além dos alimentos e bebidas, oferecendo soluções em tecnologia, logística, infraestrutura, finanças e muito mais, criando um ambiente de negócios completo. A Cultura traz insights sobre as mudanças regionais e as novas dinâmicas econômicas que moldam o mercado, enquanto as Conexões tornam-se o principal motor do evento, criando oportunidades para parcerias, novos negócios e crescimento estratégico.

"Essa abordagem do festival APAS SHOW reafirma a relevância da feira como um marco fundamental para o setor, não se limitando aos quatro dias do evento, mas sendo um verdadeiro propulsor de negócios e inovações que vão se concretizar durante todo o ano, a partir do conhecimento e das parcerias geradas", comenta Carlos Correa, Diretor Geral da APAS.

Desacelerar para viver melhor: brasileiros redescobrem o valor do tempo à mesa

 

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Em uma sociedade cada vez mais acelerada, parar para comer com calma virou um verdadeiro ato de resistência. Uma pesquisa recente da Kantar, divulgada em 2024, mostra que 67% dos brasileiros afirmam buscar uma alimentação mais consciente — e isso vai muito além do que está no prato. Trata-se de um desejo crescente de retomar o controle do próprio tempo, valorizando momentos simples como sentar à mesa com a família, cozinhar em casa ou saborear uma refeição sem pressa.

Esse novo olhar para a relação com a comida tem nome: slow food. Criado na Itália como resposta à cultura do fast food, o movimento tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil, especialmente entre pessoas que desejam desacelerar e reconectar-se com hábitos mais saudáveis e afetivos. É o retorno ao básico, ao que é feito com carinho, ao prazer de cozinhar junto, de ouvir histórias durante o jantar, de transformar a refeição em um ritual.

“O slow food fala sobre o tempo e o vínculo. Comer bem não é só sobre nutrição — é sobre presença, memória e afeto”, afirma Gabriel Alberti, fundador da rede de culinária italiana Itália no Box. Embora tenha criado uma marca voltada para a conveniência, ele explica que o compromisso com a autenticidade e o preparo cuidadoso é inegociável: “É possível ser prático sem abrir mão do sabor de verdade e da comida com alma”. Para ele, mesmo no dia a dia corrido das cidades, é possível incorporar esses valores com escolhas mais conscientes: “A comida de verdade, feita com respeito ao ingrediente e às pessoas, sempre toca quem está do outro lado do balcão.”