quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Mercado de cafés se reinventa e volta a crescer em 2025

 

VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca  

Após forte retração em 2024, o setor de cafés dá sinais de recuperação nas ofertas e reposiciona sua estratégia para caber no bolso do consumidor — com destaque para as cápsulas, que ganham protagonismo na Black Friday, segundo levantamento da Shopping Brasil (https://w0.shoppingbrasil.com.br/), empresa líder em pesquisa de ofertas no país, que monitora diariamente os principais varejistas nacionais e regionais a partir de anúncios veiculados em mídias sociais, campanhas em TV e encartes físicos e digitais.

O café, tradicional, queridinho da mesa do brasileiro, enfrentou um período desafiador em 2024. A alta expressiva nos preços provocou uma redução significativa na quantidade de ofertas no varejo, o que impactou diretamente a percepção de valor e o acesso ao produto.

No entanto, revela a Shopping Brasil, o cenário mudou: em 2025, o mercado demonstra resiliência e criatividade, superando os patamares de 2023 em número de ofertas. O crescimento, em julho último, por exemplo, foi de 26%.

Essa retomada não ocorreu por acaso. Houve uma clara reorganização das estratégias promocionais por parte da indústria e do varejo. As embalagens menores do café em pó, especialmente as de 250 gramas, ganharam espaço frente às de 500 gramas. Em 2025, ele ocupa 61% do share de ofertas. “Essa movimentação não apenas se ajusta ao poder de compra mais apertado do consumidor, mas também amplia a frequência de compra e a sensação de vantagem”, comenta Renata González, sócia e diretora comercial da Shopping Brasil.

Outro ponto que chama atenção é a transformação no perfil das marcas presentes nas ofertas. O cenário está mais dinâmico, com mudanças significativas na participação de fabricantes, abrindo espaço para uma renovação no posicionamento e na disputa por relevância na cabeça e no bolso do consumidor. 

Café digital e gourmetizado - As redes sociais também desempenham um papel importante nessa nova fase do café no varejo. Vídeos curtos e criativos vêm ensinando o consumidor a transformar o café solúvel em uma bebida gourmet acessível e com alto valor percebido. “Essa reeducação do consumo ajuda a sustentar o crescimento da categoria mesmo em meio à pressão de preços”, argumenta a executiva da Shopping Brasil.

E entre todas as variações, as cápsulas de café se mantêm como uma categoria forte e em expansão, com crescimento de 23% nas ofertas em 2025. Menos impactadas pelos aumentos de preços em 2024, elas seguem presentes nas ofertas e conquistaram uma posição estratégica para a Black Friday.

Segundo Renata Gonzalez, muitos consumidores aguardam justamente esse período para fazer estoque, aproveitando descontos agressivos em formatos que unem conveniência, qualidade e sofisticação.

Reorganização estratégica - Esse conjunto de movimentos sinaliza uma reorganização estratégica do mercado, onde as marcas precisam equilibrar presença e preço para manter competitividade. A inteligência por trás das ofertas nunca foi tão relevante.

“Estamos vendo uma recomposição do mercado de cafés, onde as ofertas voltam com força, mas com uma nova lógica. Quem entender o comportamento do consumidor, adaptar sortimento e se posicionar com inteligência, tem a chance de ocupar um espaço importante tanto nas ofertas quanto na preferência do público”, afirma Renata González.

Helder Horikawa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário