quinta-feira, 27 de novembro de 2025

No Dia Mundial do Azeite Covabra reforça os benefícios do produto na alimentação

 

 VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/cervanacaneca  

Comemorado em 26 de novembro, o Dia Mundial do Azeite é uma oportunidade para destacar a importância desse produto na alimentação e seus benefícios à saúde. Fonte de gorduras saudáveis e antioxidantes, o azeite, especialmente o extravirgem, é a escolha preferida dos consumidores, seja para temperar pratos ou preparar refeições. 

Segundo a nutricionista do Covabra, Juliana Porto, o extravirgem se diferencia por ter acidez mais baixa, maior concentração de antioxidantes e menos etapas de processamento. "O azeite é rico em ácido oleico e antioxidantes. Ele ajuda a reduzir o colesterol ruim, aumentar o bom e contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares", explica. O produto também favorece o controle glicêmico e pode ser usado para finalizar pratos ou refogar, graças ao ponto de fumaça elevado, entre 190 °C e 200 °C. 

Juliana lembra que existem outras categorias, como o virgem, com acidez um pouco maior, e os refinados ou compostos, que contêm menor proporção de azeite puro. Ainda assim, reforça que o extravirgem é a opção mais indicada para o consumo diário. 


Na hora da compra, ela recomenda observar a embalagem, optando por vidro escuro, e levando em conta a acidez, a data de produção e a origem, com destaque para Portugal e Chile. O consumo ideal é de 1 a 2 colheres de sopa por dia. 

No Covabra, há uma diversidade de marcas de azeite. O extravirgem continua liderando as vendas, mesmo após períodos de alta nos preços. "O que percebemos foi apenas uma migração de marcas e tamanhos, não uma redução na procura", afirma Marcos Paulo, gerente de Mercearia da rede. Ele explica que, com a normalização dos preços, os consumidores retomaram os hábitos anteriores, mas a procura por versões premium ainda é menor, devido ao valor mais elevado. As embalagens de 500 ml seguem como preferência. A procura pelo azeite cresce especialmente no Natal, fim de ano e durante a Quaresma.

wgocomunicacao܂com܂br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário