CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca
A páscoa, que acontecerá no dia 9 de abril, é o feriado religioso mais aguardado do primeiro semestre. Contudo, para 2023, as expectativas são de aumento no preço dos produtos, principalmente peixes, bacalhau e chocolate. De acordo com dados do CEPEA (Centro de Estudos de Economia Aplicada da USP), as altas acumuladas nas 3 primeiras semanas de fevereiro elevaram os preços médios para os produtos agora.
Em cidades como Belo Horizonte (MG) os preços podem estar 20% mais altos. São Paulo e Rio de Janeiro registram alta de 15%. A média do país para aumento de preços ficou em 14%.
Por que os preços estão mais altos?
Principalmente por causa do custo da produção, que cresceu nos últimos anos. O chocolate está mais caro, por exemplo, porque a ração animal como milho e farelo de soja também sofreu forte alta nos preços. Isso impacta o produto final e faz o brasileiro sentir o aumento nas gôndolas. O ovo branco, outra matéria-prima para os chocolates, também teve evolução no preço final. Em média, no Nordeste, uma cartela com 30 ovos está saindo a R$ 31,90.
O que fazer para driblar os preços?
Existem algumas alternativas como:
- Compartilhar o cardápio do domingo ou da sexta-feira com os convidados e ratear os gastos.
- Fazer uma lista de compras e ir ao mercado com antecedência. Quando estiver mais próximo da comemoração a tendência é que a oferta e procura inflacionem ainda mais os preços.
- Optar por comprar Kits de páscoa vendidos por lojas virtuais que ajudam a economizar nos principais ítens, como bacalhau por exemplo.
De uma maneira ou de outra, o feriado da páscoa é importante para os brasileiros, que são em sua maioria de origem católica. Sendo assim, buscar alternativas para a data não passar em branco vai ser um desafio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário