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Investir em farinhas de trigo específicas para cada tipo de
preparação pode trazer benefícios significativos para o resultado final
do produto. Isso ocorre porque cada tipo de farinha possui
características únicas, como o teor de proteína, o tamanho do grão e a
quantidade de amido, fatores que influenciam diretamente na textura, no
sabor e na qualidade das preparações.
Sempre atento às demandas e mudanças do mercado, o Grupo Ocrim
investe constantemente em melhorias na sua linha de farinha de trigo
Mirella. O reflexo dessa preocupação pode ser visto em algumas das
opções oferecidas, focadas em produtos específicos como pizza e pastel,
além do pães francês e doce, e da farinha orgânica, produto no qual o
Grupo é pioneiro no mercado brasileiro.
Essa utilização também pode auxiliar em possíveis problemas no
processo preparação, como evitar que a massa fique pesada demais ou que
não cresça o suficiente.
O presidente da empresa, Amedeo di San Marzano, ressalta que a
preferência e aderência dessas farinhas são percebidas, principalmente,
entre pessoas que possuem o próprio negócio. “Devido à crescente
profissionalização e qualificação do setor, é cada vez mais importante
acompanhar esse movimento, tanto por meio do conhecimento como por meio
do investimento em ingredientes de alta qualidade, que se diferenciam no
mercado.”
Os dados vêm se fermentando no País
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e
Confeitaria (ABIP), em 2021 o nicho faturou R$105,85 bilhões, um
crescimento de 15,3% em relação ao ano anterior.
Atualmente, são mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil,
gerando cerca 920 mil empregos diretos e 1,6 milhões indiretos, segundo
dados de 2020. A estimativa é que 41 milhões de pessoas vão diariamente
nas padarias para comprar o tradicional pãozinho.
Gilson Santos, proprietário da padaria A Fornada, localizada em São
Paulo (SP) e premiada internacionalmente, compartilha que o resultado
dos pães feitos com a farinha da marca é incomparável. "Há 12 anos faço
pães com a farinha Mirella Orgânica e o sabor, a textura e a aparência
são diferenciadas", diz.
Já no segmento de outra paixão nacional, a pizza, segundo a
Associação Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), os números também são
expressivos. Em um estudo realizado em 2022, a Associação mapeou mais de
83 mil pizzarias e pôde ter um conhecimento melhor sobre o mercado.
Estima-se que no Brasil existem mais de 112 mil pizzarias, sendo
26.160 somente no estado de São Paulo. Em seguida vem o Rio de Janeiro,
com 9.739 e Minas Gerais, com 7.668.
Mas, apesar de São Paulo ocupar o primeiro lugar, nos últimos 12
anos os estados que apresentam maior crescimento estão no Norte e
Nordeste. São eles: Pará, Paraíba, Alagoas, Tocantins, Amazonas, Piauí,
Pernambuco e Maranhão.
Ainda de acordo com a APUBRA, 95% das pizzarias são classificadas
como microempresas e 54% como MEI, o que demonstra como o segmento ajuda
a impulsionar o pequeno empreendedor e a economia interna.
Ronaldo Ayres, conhecido como o nome da sua marca "Sr. Pizza", é
diretor do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas do
Brasil, o maior centro nacional de formação de pizzaiolos, e conta os
diferenciais que a farinha Mirella Pizza proporciona no dia a dia. “É
uma linha que se adequa muito bem às pizzas de longa fermentação, por
exemplo, sendo mais leve, agradável e com melhor digestibilidade.
Inclusive, acredito que ela está em um nível superior às internacionais,
pois é produzida com um trigo de alta qualidade em um processo que
privilegia todo o potencial do grão", afirma.
Fonte: Attuale Comunicação
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