quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Aprenda a utilizar o mel como combustível para o treino

 

 VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cervanacaneca    

Para começar o treino do dia é comum a preocupação com o horário, roupa adequada para ventilação e conforto, e tênis apropriado para gerar estabilidade e segurança. Com a rotina atarefada, a alimentação pré-treino pode acabar ficando em segundo plano, contudo, é importante lembrar que praticar um esporte com a sensação de fome pode gerar diversos prejuízos à saúde, como a sensação de fraqueza, fadiga, tontura e náuseas.

De acordo com estudos científicos, isso acontece devido à baixa disponibilidade de glicogênio no organismo, assim, é fundamental priorizar opções que possam promover energia durante o treino, além de garantir a saciedade. Para isso, os carboidratos como frutas, vegetais, cereais integrais, pães e massas são alternativas interessantes do ponto de vista nutricional, além das proteínas como carnes magras, ovos, laticínios (iogurte, leite, queijo cottage) e legumes.

Para uma performance de qualidade, o mel pode ser um combustível, desde que utilizado com moderação. De acordo com o engenheiro de alimentos e CEO da Baldoni, Daniel Cavalcante, o alimento é composto por açúcares naturais produzidos pelas abelhas a partir do néctar das flores. “A sua fórmula contempla monossacarídeos, como glicose e frutose, sendo rico em proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos e outras substâncias como maltose e oligossacarídeos. O mel beneficia o sistema digestivo, facilita a qualidade do sono, contribui para o controle da gordura e do colesterol, alivia a dor de garganta e a tosse, equilibra a saúde do intestino, coopera com as defesas do organismo facilitando a cicatrização e desenvolve a saúde cognitiva, sendo um excelente aliado não só para quem pratica atividades de alta intensidade, mas para todo indivíduo. Vale lembrar que o alimento é indicado para consumo somente a partir dos dois anos de idade”, destaca.

Levando em conta o bem-estar do consumidor que cada vez mais se interessa por um estilo de vida equilibrado, Cavalcante relembra que o mel também é indicado como substituto do açúcar. “O açúcar refinado em excesso, de acordo com estudo publicado na revista The BMJ, conceituado periódico médico com diversos artigos sobre saúde, está associado a pelo menos 45 problemas de saúde. Por isso, uma alternativa mais assertiva é substituir o ingrediente pelo mel ao adoçar bebidas ou sobremesas. Uma única colher de chá de mel é suficiente para adoçar na medida e ainda agregar vitaminas e minerais importantes para a saúde”, recomenda.

Plano de ação para garantir o sucesso nos treinos

- Paneje sua rotina: a falta de tempo é um dos principais obstáculos na atualidade, assim, vale preparar o cardápio da semana antes dos treinos, se possível antecipando tarefas como deixar a salada lavada, as frutas já picadas e o mel Baldoni sobre a mesa. Apenas um fio de mel é capaz de promover ganhos a saúde, quando combinado com iogurte e frutas, por exemplo, abastecendo o organismo e preparando-o ainda mais para o gasto de energia que estará por vir. O Mel Cipó-Uva da Baldoni, com coloração mais clara e suave, é perfeito para harmonizar com frutas, e pode ser consumido puro, de acordo com a preferência individual.

- Priorize o seu sono: prefira uma alimentação mais leve antes de dormir, evite também o excesso de telas, preparando o ambiente para uma noite de sono tranquila e reparadora que poderá influenciar o seu desempenho durante o treino do dia seguinte.

- Hidrate-se: além da alimentação e do sono, a hidratação não deve ser esquecida. O ideal é calcular o seu peso x 35ml para chegar à quantidade de água mínima a ser ingerida diariamente.

Vale lembrar que o pós-treino também é fundamental. Para a recuperação muscular, estudos científicos recomendam carboidratos de rápida absorção como glicose e frutose. Nesse contexto, o mel também pode ser utilizado de forma estratégica. Considere, ainda, a realização de 150 a 300 minutos de atividade física moderada (para adultos semanalmente) ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa, duração recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Após as dicas da Baldoni, é hora de aprender uma receita prática para garantir disposição durante suas atividades: o Sanduíche de Banana com Mel e Limão é uma variação natural e deliciosa para o seu café da manhã saudável.

Confira o passo a passo e adoce o treino com Baldoni.

Ingredientes:

  • Azeite
  • Pão de fermentação natural (de preferência)
  • 1 banana
  • 1 colher de sopa mel Baldoni de sua preferência
  • 1/2 limão
  • Folhas frescas de tomilho

Modo de Preparo:

- Pegue quatro fatias de pão, pincele levemente com azeite e leve ao forno delicadamente na grelha.

- Descasque a banana e corte metade em pedaços pequenos. Amasse a outra metade com mel Baldoni, suco de limão e raspas e adicione os pedaços inteiros e as folhas de tomilho no final para dar textura à mistura.

- Coloque a mistura de banana entre as fatias, pressione levemente e leve ao microondas por 20 a 30 segundos – mais tempo e sua torrada ficará empapada. Pronto, agora é só servir!

Para conhecer todas as opções disponíveis da marca eleita por cinco vezes consecutivas como o melhor mel do Brasil, segundo o Congresso Brasileiro de Apicultura, acesse: www.loja.baldoni.com.br

pressaporter.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário