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Nesta quarta-feira, 16, comemoramos o Dia Mundial do Pão. Tão querido e versátil, esse alimento se tornou um hábito na rotina dos brasileiros. Dados de um estudo de mercado realizado pelo Sebrae mostram que 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% consomem produtos panificados. Dentre os pães consumidos, 86% são artesanais e 52% são do tipo francês.
Consumir
pão todos os dias pode ser saudável e saboroso, especialmente quando
variamos os tipos, como pão integral, de centeio ou de aveia. A
recomendação é consumir pequenas porções e combinar as proteínas, além
de manter um estilo de vida
ativo, com a prática de exercícios físicos
“O
que engorda não é o pão em si, mas sim a quantidade que as pessoas
consomem e o que recheiam o pão. Incluir proteínas junto ao pãozinho
aumenta a saciedade nas refeições e evita picos glicêmicos — aqueles
aumentos rápidos e temporários
dos níveis de glicose no sangue após a ingestão de alimentos. Em vez de
optar por margarina ou produtos processados ricos em sódio, como
embutidos, a dica é incluir tomate e combinação com proteínas, como patê
de atum, frango com ricota ou
queijo frescal, que são opções de baixa caloria e oferecem mais
saciedade”, detalhes da nutricionista do Covabra Supermercados, Juliana
Porto.
Outro levantamento, da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), destaca que os brasileiros consomem anualmente 5,9 milhões de toneladas de produtos panificados, sendo que quase metade desse total refere-se ao pão francês, totalizando 2,3 milhões de toneladas.
Na
padaria do Covabra Supermercados, a variedade de pães é impressionante,
com 90% dos produtos sendo de fabricação própria da rede. Além do
famoso pão francês e suas variações — como minipão francês, pão francês
integral, pão francês
bola e baguetes — a rede também produz pão de leite, pão caseiro, pão
sovado, pão de milho, pão de ovos, pão de mandioquinha, pão de cenoura,
pão semi-italiano e pão italiano.
Entre
os destaques está o pão italiano, produzido diariamente para atender à
demanda dos clientes. “O processo de produção do pão italiano até chegar
às prateleiras da rede leva em média 10 horas. Somente na unidade de
Pirassununga – Carlos
Gomes, vendemos cerca de 3 toneladas por mês”, conta Eder Mendonça,
gerente de padaria do Covabra Supermercados.
Acompanhando
as tendências mundiais, a rede também oferece uma linha de fermentação
natural, que promove saúde e sustentabilidade. “Essa linha é focada em
oferecer um produto mais saudável, menos industrializado e com o mínimo
de manipulação,
contendo a inserção de aditivos químicos. Estamos resgatando a essência
do pão, que era feito apenas com farinha de trigo, água e frutas. A
maioria dos pães hoje utiliza fermento químico, mas estamos criando algo
diferente”, explica
Eder.
Para garantir que o pão, independentemente da sua variedade, chegue ao ponto perfeito para o consumidor, a rede investe em cuidado e dedicação, sempre priorizando a saudabilidade. “Nos empenhamos em oferecer o melhor produto aos nossos clientes, participando das principais feiras e treinamentos pelo Brasil e pelo mundo, adequando nossos pães às tendências de consumo e às preferências do público”, conclui.
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