quarta-feira, 9 de outubro de 2024

No mês das crianças, confira dicas para tornar a cozinha um ambiente divertido e seguro

 

 VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cervanacaneca  

No próximo dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças, uma data para aproveitar com os pequenos com muitas brincadeiras e ressaltar a importância da infância na vida de qualquer pessoa. Neste mês, é válido relembrar que é possível passar um tempo de qualidade com as crianças sem sair muito da rotina e sem prejudicar o bolso. Basta levar os “mini-chefs” para a cozinha.

A cozinha pode ser um ambiente bastante divertido para quem está começando a vida e quer aprender a fazer os próprios lanchinhos e sucos, por exemplo. Basta que haja a supervisão de um adulto e o uso de utensílios apropriados que não coloquem as crianças em risco. 

Segundo Mislene Lima, CCO da Multi Chef, empresa que conta com todos os utensílios necessários para explorar os prazeres da gastronomia, muitas crianças adoram ir para a cozinha criar. “É algo muito divertido para elas, já que permite exercitar a criatividade. Que criança nunca gostou de ajudar a avó a fazer um bolo, por exemplo? Além disso, são momentos que ficam na memória, pois o ato de cozinhar é extremamente afetivo”, questiona. 

Para Mislene, alguns programas de televisão também servem de estímulo para os pequenos demonstrarem o desejo de estimular dotes culinários. “De alguns anos para cá, esses programas se tornaram muito conhecidos e passaram a mostrar que pode ser muito bom inovar na cozinha, inclusive para as crianças”, afirma. 

Confira algumas sugestões da executiva para estimular as crianças a irem para a cozinha com segurança: 

  • Certifique-se de que há supervisão de um adulto: A cozinha pode ser um ambiente divertido, mas também perigoso, por isso é fundamental que as crianças não estejam sozinhas
  • Disponibilize utensílios adequados: Nada de vidro ou objetos cortantes. Para garantir a segurança das crianças, opte por plástico, silicone e materiais mais seguros.
  • Brinque durante o processo: É possível criar desafios simples como montar a pizza mais colorida ou decorar cupcakes. 
  • Dê às crianças pequenas responsabilidades: Atribua tarefas que estejam de acordo com a idade e as habilidades da criança, como misturar ingredientes, lavar vegetais ou colocar a mesa. 
  • Explique cada passo que estiver sendo dado: Traga curiosidades sobre os alimentos e mostre o porquê de misturar certos ingredientes ou peneirar outros.
  • Deixe as crianças escolherem as receitas: Separe alguns livros de culinária ou vídeos relacionados e deixe os pequenos sugerirem o que pode ser feito. 

  Carolina Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário