terça-feira, 20 de setembro de 2022

Tecnologia de ponta garante um churrasco com produtos mais seguros e saudáveis

 

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Linguiças estão sempre presentes em churrascos e, para atender a esse mercado, muitos fabricantes começaram a produzir tripas artificiais, que facilitam a produção dos embutidos, sem abrir mão do sabor. O processo industrial, no entanto, requer que padrões e normas técnicas sejam obedecidos para evitar não conformidades e atender ao mercado de consumo. Uma tecnologia de medição, como o refratômetro, é determinante para que o processo de fabricação da linguiça atenda a esses requisitos. Esse monitoramento também garante a qualidade da cerveja, a bebida preferida nos churrascos.  

No caso da linguiça, as tripas artificiais geralmente são produzidas por meio de um processo de coextrusão. A mistura de carne e o gel da tripa são extrudidos simultaneamente e o gel coagula por desidratação ao entrar em contato com a carne através de uma solução de salmoura, como cloreto de sódio, fosfato de de potássio ou cloreto de cálcio. 

A quantidade de água na solução aumenta conforme a linguiça passa pelo processo, diluindo a salmoura e, para garantir a cor e a textura ideais do produto é necessário adicionar sal fresco à salmoura, a fim de mantê-la no nível de concentração desejado. É nesse ponto que a instrumentação é determinante para o processo de fabricação da linguiça. O refratômetro pode fornecer informações contínuas e em tempo real para ajudar a manter o nível desejado de hidróxido de sódio e garantir que a tripa da linguiça seja fabricada com a mesma qualidade repetidas vezes. 

Reserva de Minas tem nova identidade visual e lança Doce de Abóbora em Calda

 

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A Reserva de Minas está reposicionando sua marca e ampliando seu mix com o lançamento do Doce de Abóbora em Calda. Para preservar a tradição e a riqueza da doçaria mineira, a empresa instalada em Machado (MG) oferece um amplo portifólio de doces e geleias elaborados a partir de receitas que se misturam à história do próprio Estado, preservando a cultura gastronômica do final do século XVII, quando os doces eram feitos com o leite produzido nas fazendas coloniais.

Para alcançar mais destaque nas gôndolas e consolidar a presença da sua marca no ponto de venda o logo da Reserva de Minas foi reestilizado com um design mais leve e ganhou um tom mais moderno. Neste ano, a empresa também lançou a campanha “Da Fazenda para sua Casa” em suas embalagens e peças de comunicação para reforçar sua proposta de utilizar produtos naturais como o leite e as frutas cultivadas na própria fazenda - onde está instalada sua fábrica - ou de produtores locais, para manter a origem e as características dos insumos da região.

Além o investimento na nova identidade, a empresa também está lançando o Doce de Abóbora em Calda, feito a partir de uma receita tradicional para que os pedaços fiquem com a superfície mais resistente e tenham uma cremosidade deliciosa no interior. A novidade vem em embalagens de 650g.

A Reserva de Minas também está ampliando as instalações da sua unidade fabril e investindo no desenvolvimento de novos produtos que, em breve, vão estar no varejo, ampliando sua participação segmento. “Estamos apostando na retomada do mercado, investindo em lançamentos e para reforçar nossa presença no food service, inclusive no desenvolvimento de produtos para atender a indústria”, acrescenta Marcos Eduardo Salles Dias, diretor da empresa.

Beer Music Festival agita Campo Limpo Paulista com cerveja gelada, música e gastronomia

 

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Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo, recebe o inédito Beer Music Festival, evento que celebra a cerveja e a gastronomia de rua. A atração ocorre entre sexta-feira (23) e domingo (25), na Avenida Alfried Krupp, centro, ao lado do Supermercado Boa. A entrada é gratuita.

A festa, sucesso por onde passa, traz como destaque alguns dos principais rótulos de cervejas e chopes artesanais do Estado de São Paulo e do país, além de muita comida e extensa agenda de shows ao vivo. A programação começa às 16h de sexta-feira (23) e prossegue até as 22h. O Beer Music Festival continua no sábado (24) e no domingo (25), das 12h às 22h.

Promovido pela JD Eventos e Produções, empresa especializada em festivais, festas, exposições e eventos corporativos, o festival tem como destaque as principais novidades do mercado cervejeiro. O público tem a chance de degustar marcas e sabores dos produtos de oito cervejarias.

Estão confirmadas na edição do Beer Music Festival, em Campo Limpo Paulista, a Gorillaz; Brejas de Minas; Bamberg; Eden Beer; Hebling; Doktor Brau; Madalena e Cervejaria Campinas. Ao todo são ao menos 60 tipos diferentes de uma das bebidas mais consumidas no mundo.

Curiosidades e harmonizações para celebrar o Grenache Day

 

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Para popularizar os vinhos elaborados com a Grenache, a cada terceira sexta-feira de setembro, os enófilos celebram o #GrenacheDay, o Dia Internacional da Garnacha. É uma data festiva criada em 2010 especialmente para a uva tinta espanhola mais difundida no mundo, aquela que ao atravessar a fronteira ganhou um nome sofisticado francês, mas em sua terra de origem é conhecida como Garnacha. Neste ano, a data é celebrada em 16 de setembro.

A Grenache é umas das castas viníferas mais cultivadas no mundo e certamente já foi apreciada pelos paladares da maioria dos apaixonados por vinhos, embora sua presença seja mais comum em cortes como o GSM, em que acompanha as variedades Shiraz e Mourvèdre. Riqueza de estilo e versatilidade são sinônimos dessa uva, que produz desde vinhos rosés, passando pelos tintos, chegando aos vinhos de sobremesa, podendo estagiar em madeira ou não.

É uma uva de fácil cultivo, que possui bagos com pele fina, responsáveis pela coloração mais clara do que a habitual para vinhos tintos. Por ter maturação tardia, seus níveis de açúcar tendem a ser altos, originando vinhos alcoólicos, intensos, aromáticos com poucos taninos e média acidez. A Grenache de vinhas velhas é extremamente densa e complexa, proporcionando muito sabor no momento da degustação dos vinhos.

Em geral, é cultivada em climas mais quentes e secos, sendo suas principais regiões produtoras as espanholas Priorato, Rioja e Navarra e as francesas Vale do Rhône (tradicional para o corte GSM), Châteauneuf-du-Pape e Languedoc-Roussillon (famosa pelos vinhos de sobremesa), além de outras localidades em países como Austrália, África do Sul e EUA.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Growler Day movimenta a cervejaria Bodebrown nesta sexta e sábado

 

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A programação será intensa nesta sexta (16) e sábado (17) na Bodebrown. A cervejaria artesanal de Curitiba abre suas portas para mais uma edição do Growler Day, tradicional evento com apresentação de cervejas especiais, música, comidinhas e muito mais. O destaque da edição é a presença da Tropper Brasil IPA, primeira cerveja criada pela Bodebrown em parceria com a banda Iron Maiden, numa parceria que começou em 2019.

A Trooper poderá ser apreciada no formato de growler PET de dois litros ou em copos. Além dela, estarão em cartaz outras cinco cervejas em growlers e mais uma variedade em copos. O evento vai das 10h às 19h na sexta e das 10h às 18h no sábado. A entrada é franca.

 Nos growlers de dois litros, além da Tropper, estarão disponíveis rótulos de grande aceitação do público:  Stone/Bodebrown Cacau IPA, Helles de Curitiba, Mago de Houblon e Perigosa Imperial IPA, todas a R$ 55, além da Frutti Sour, ao estilo Berliner Weisse, que sai por R$ 60. Nas chopeiras, com preço de R$ 15 o copo, cervejas de linha da Bodebrown para serem apreciadas à vontade.

E, para acompanhar, os pães da Fábrika Pães estarão presentes nos dois dias. A padaria artesanal já é uma tradição no evento e apresenta produtos criados com fermentação natural, também chamada de “au levain”. O cardápio do fim de semana traz baguete com e sem linguiça Blumenau (R$ 15), pão ciabatta com azeitona e focaccia com alecrim (R$ 23), além de queijos, azeitonas e geleias.

Beer Train da Bodebrown parte neste sábado (17) para mais um passeio pela Serra do Mar

 

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O Bodebrown Beer Train parte na manhã de sábado da Rodoferroviária de Curitiba rumo a Morretes. Fazem parte do programa cinco rótulos de cervejas servidas à vontade, comidinhas para harmonizar e, na chegada, almoço com barreado em restaurante tradicional da cidade litorânea. A volta é realizada de ônibus fretado. O preço por pessoa, já incluindo o desconto de 20%, é de R$ 391,20 (parcelado em até três vezes sem juros). Nele, estão inclusos a passagem de trem, retorno em ônibus de turismo, cervejas, água mineral e almoço com barreado em Morretes.

Mantido em parceria com a Serre Verde Express, o Beer Train teve sua primeira edição em 2012. A partir deste pioneirismo, virou um grande sucesso, atrelando a cultura cervejeira, degustação e paisagens incríveis.

O passeio pela Serra do Mar já foi eleito com um dos 10 mais bonitos do mundo a bordo de trens, conforme reportagem do jornal britânico The Guardian. Nada mais justo, pois o percurso atravessa um dos trechos mais preservados da Mata Atlântica no Brasil, descortinando rios, cachoeiras, desfiladeiros e muito verde. 

Duas Rodas patrocina 12° BHB Food e o debate sobre os elos de sabor, saúde e sustentabilidade

 

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A Duas Rodas patrocinará o 12º BHB Food, fórum de inovação em alimentos, bebidas e suplementos referência no mercado nacional. O evento acontece no dia 20 de setembro de 2022, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, de forma 100% presencial.

Com o tema “Os elos do Sabor, Saúde e Sustentabilidade”, o 12º BHB tem como objetivo discutir o futuro da alimentação. Para isso, reunirá experts das mais diferentes áreas para contribuir de forma transformadora na construção de marcas e produtos mais saudáveis, saborosos e amigos do planeta.

Como patrocinadora do Fórum, a Duas Rodas participará também na exposição. A maior casa de aromas e soluções para as indústrias de alimentos e bebidas do Brasil apresentará novas soluções da plataforma Taste Full Technologies, que fornece soluções em redução de açúcar (T-Sweet), sódio (NaLess), gorduras (OFFSat) e moduladores de sabor.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Quiosque do Lugui levará para a ABF Rio seu exclusivo Cadillac Escalade

 

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Entre os dias 15 e 17 de setembro acontece a Expo Franchising ABF Rio 2022, evento que reúne as principais marcas do setor de franquias do Brasil. Durante os três dias, os visitantes poderão conferir as novidades do mercado e até mesmo participar de palestras sobre o universo das franquias. O evento esse ano será realizado no Expo MAG, no centro do Rio de Janeiro. Diversas marcas de diferentes segmentos estarão presentes na Expo Franchising ABF Rio 2022, com destaque para as franquias de cerveja, que têm conquistado cada vez mais espaço no país.

De acordo com os dados divulgados pela Euromonitor, o volume de cerveja comercializado no Brasil registrou crescimento de 7,6% no ano passado, superando o avanço de 5,3% conquistado no ano de 2020 e atingindo o recorde de 14,3 bilhões de litros. Entre as redes que estão conseguindo se destacar no segmento está o Quiosque do Lugui. Criada em 2018 por Denilson Lugui, na região leste de São José do Rio Preto, a franquia ficou famosa por conta do chopp puro malte cremoso e produzido através de uma receita de família passada por gerações, e também possuir em todas as unidades a Ice Beer Special, uma choperia totalmente congelada com design moderno, única da América do Sul.

Outro destaque do Quiosque do Lugui é que, independentemente do horário, o cliente pode aproveitar a promoção de chopp em dobro, todo dia a toda hora. E o franqueado não precisa se preocupar com os custos, já que a própria franqueadora subsidia essa diferença ao fornecer dois barris pelo preço de um aos seus franqueados. Além de mais quatro opções de chopes, como lager, ipa, preto e de vinho, a rede ainda oferece drinks e petiscos exclusivos, como o famoso e exclusivo Dom Queijo, um empanado de frango com molho quatro queijos, bacon e raspas de limão siciliano, parmegiana de filet minhon com molho artesanal de tomate e os bolinhos de boteco, de feijoada, pernil, bacalhau e gran queijo.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Maior feira de vinhos da América do Sul volta a ter edição presencial no Brasil depois de dois anos de pandemia

 

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Após dois anos sem edições por conta da pandemia, será realizado entre os dias 21 e 23 de setembro o Wine South America 2022, o maior evento de vinhos da América do Sul, na cidade de Bento Gonçalves, umas das mecas de produção de vinhos no Brasil.

O evento reunirá mais de 6.600 compradores de 22 países, com cerca de 300 expositores vindos do mundo todo, em um evento destinado para grandes players da vinicultura sul-americana e mundial, e a expectativa é de mais de 20 milhões de reais em negócios fomentados na feira.

Além de expositores com seus produtos, o evento conta com Masterclasses, mesas redondas conduzidas por experts do mundo dos vinhos, os quais abordarão temas como o mercado de vinhos, papel das redes sociais no mundo da viticultura e, é claro, muita degustação de vinho. 

“Como a última edição do Wine South America foi em 2019, tem muita coisa nova para ser vista e muito networking para ser firmado, pois o mercado de vinhos no Brasil e no mundo cresceu muito nesse período”, explica Jonas Martins, gerente da MMV, importadora de vinhos da cidade de Curitiba, que estará presente no evento.

A expectativa para a participação da MMV no evento é muito grande, afirma Martins. Essa será a primeira vez que a importadora terá um stand para a exposição de seus produtos. Em 2019, a empresa esteve presente como visitante e, mesmo assim, teve a chance de conhecer um dos produtores que, posteriormente, tornaram-se importadores no Brasil: a vinícola Bodega CarinaE.

Presença de grandes players comprova a importância da drinktec

 

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Acontece esta semana a drinktec, feira líder mundial para a indústria de bebidas e alimentos líquidos, no pavilhão Messe München, em Munique, Alemanha. O evento reúne os principais players do setor, que apresentam suas novidades e muita inovação. Além de gerar networking, o evento traz uma série conteúdos relevantes com especialistas renomados.

De acordo com Reinhard Pfeiffer, Diretor Geral responsável pelo evento, não há dúvida de que a drinktec é a feira líder no setor, o que pode ser comprovado pela estrutura de expositores e nos volumes financeiros do setor. “Das dez maiores fabricantes de bebidas do mundo, segundo a Statista (empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores), nove estão presentes na drinktec. Além disso, os 20 principais mercados do mundo para máquinas de alimentos e embalagens estarão todos na drinktec, dos quais mais de 80% estão entre nossos 20 principais países visitantes”.

Ainda de acordo com o executivo, outro número impressionante é o volume de comércio exterior dos mercados representados na drinktec, que somou US$ 37,8 bilhões em 2020.

Para Reinhard, a perspectiva de visitantes e expositores é bem alta.  “Depois que tivemos que adiar de 2021 para 2022, a expectativa dos expositores é enorme, o que se reflete nas respostas positivas. Todo mundo está muito animado para poder apresentar seus produtos para clientes de todo o mundo ao vivo aqui em Munique novamente”, ressalta.

PRIMEIRA CONFRARIA FEMININA DE CERVEJA DO BRASIL COMEMORA 15 ANOS DE ATUAÇÃO

 

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Definitivamente o mercado cervejeiro hoje é das mulheres. Pelo menos, é isso que prova a Confece - primeira Confraria Feminina de Cerveja do Brasil – que comemora 15 anos no sábado, 17 de setembro, com uma grande festa no E-Hangar (Carlos Prates), a partir das 15h.

Dez mulheres – Ingrid Paulsen, Ludmilla Fonttainha, Clarissa Mendes, Lígia de Matos, Luisane Vieira, Watylla Vargas, Viviane Bastos, Juliana Pimenta, Graziela Sarreiro e Jaqueline Oliveira – que se reuniram pela primeira vez em 2007 para tomar algumas, conversar e hoje são referência no mercado quando o assunto é cerveja. “São 15 anos de muito estudo e dedicação. Desde o começo, a gente vem resgatando e fortalecendo o papel da mulher no mundo da cerveja, e isso é muito importante”, afirma Lígia de Matos.

Por causa da pandemia, a festa deixou de acontecer nos últimos dois anos – por isso, a 15ª edição é muito esperada por todos. “O aniversário da Confece já se tornou um dos eventos mais tradicionais e disputados do calendário cervejeiro nacional. Estamos muito felizes de voltar a realizá-lo e reencontrar os amigos nessa celebração”, conta Ludmilla Fonttainha.

A festa – open bar e open food – vai contar com a participação de cervejarias de vários estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, entre outros, além, é claro, de muitas aqui de Minas – totalizando 66 cervejarias. 

Festival Bier Brasil e Festival da Coxinha unem cerveja, gastronomia e entretenimento em Santo André-SP

 

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O primeiro festival de cerveja sobre rodas de Santo André, no ABC paulista, volta à cidade após seis anos percorrendo o Estado de São Paulo. O Bier Brasil ocorre simultaneamente ao Festival de Coxinha entre os dias 16 e 18 de setembro, sexta-feira a domingo, no estacionamento do Grand Plaza Shopping, antigo ABC Plaza Shopping. A entrada é gratuita.

A programação das festas que celebram uma das bebidas mais consumidas do mundo e o sempre amado quitute recebe o público das 17h às 22h, na sexta-feira (16), e das 11h às 22h, no sábado (17) e no domingo (18). A ideia é transformar o espaço em uma inesquecível opção de lazer para famílias e amigos.

Para contemplar os apaixonados pelas baladas gastronômicas, o Bier Brasil e o Festival da Coxinha levam como diferencial a Santo André a diversidade de rótulos, estilos e sabores, além de uma incrível programação de shows. Assim, a área de 4 mil metros quadrados será perfeita para uma grande confraternização em um final de semana para lá de diferenciado.

Além disso, o Bier Brasil e o Festival da Coxinha têm como atrativos um amplo espaço kids para a diversão das crianças. No caso da edição de Santo André, jump, tiro ao alvo, pescaria, brinquedos infláveis e minicarros vão fazer a alegria do público infantil e também, é claro, dos adultos. Os eventos ainda são pet friendly, ou seja, os animais de estimação estão mais que convidados para a festa.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Cachorro-quente combina com vinho?

 

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Se tem um lanche rápido e simples que faz sucesso no Brasil é o cachorro-quente (ou hot dog) e é tão versátil que tem um dia só para ele: 09 de setembro. Embora sua origem seja atribuída à Alemanha e tenha sido popularizado nos Estados Unidos, é por aqui que ele passou a ser consumido nas mais variadas combinações.


Cada região do país o prepara de uma forma. Há os que preferem versões simples à base de pão, salsicha, mostarda e catchup. Em festas infantis e em eventos familiares, costuma ser encontrado na companhia de molho de tomate. No Sudeste do país, principalmente em São Paulo, se tornou um clássico da comida de rua e ganhou ares de refeição completa. Sob o apelido carinhoso de “dogão” pode levar purê, requeijão tipo catupiri, maionese, milho, ervilha, vinagrete, batata palha, bacon e até duas salsichas. A aceitação é tanta que existem até redes de fast food especializadas em servi-lo.


Democrático, é um lanche agrada a todos os paladares e pode ser apreciado a qualquer hora do dia. E isso vale também para a bebida que o acompanha, até porque nem sempre quem o degusta quer apenas um refrigerante, não é mesmo? Pensando nisso, já que cachorro-quente também faz sucesso entre os apaixonados por vinhos,Thamirys Schneider, sommelière da Wine, traz algumas dicas de harmonização.

Com receita de família e chopp em dobro o tempo todo, franquia Quiosque do Lugui desembarca em Cuiabá

 

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Conhecido pelo chopp puro malte de alta qualidade e por sua gastronomia exclusiva, o Quiosque do Lugui agora desembarca na região de Cuiabá, em MT. A inauguração será no dia 15 de setembro, na Avenida Beira Rio. Os consumidores terão a oportunidade de saborear um chopp exclusivo produzido através de uma receita tradicional de família. Além disso, um dos diferenciais do Quiosque do Lugui é que, independentemente do horário, o cliente pode aproveitar o chopp em dobro.

Por conta da chopeira Ice Beer Special, a bebida é servida estupidamente gelada e os consumidores ainda podem aproveitar um cardápio variado do gastrobar, como o exclusivo Dom Queijo, empanado de frango com molho quatro queijos, bacon e raspas de limão siciliano, além do tradicional Parmegiana de Filé Mignon com molho artesanal de tomate servido aperitivo, comidas de boteco com bolinhos especiais como o de feijoada, pernil, bacalhau e gran queijo, com muito, muito queijo, são receitas diferenciadas criadas por chefs renomados.

“Estamos muito empolgados e felizes em oferecer aos moradores de Cuiabá mais uma opção de local para curtir com os amigos e família, já que o Quiosque do Lugui é um espaço único e diferenciado que oferece um chopp puro malte de qualidade e gastronomia exclusiva”, afirma o franqueado Antônio Santana. O espaço também possui algumas opções de drinks. Para quem prefere saborear o chopp no conforto de casa, a franquia irá contar com sistema delivery.     

Marca Heineken amplia a atuação da iniciativa Volte Sempre e incentiva a circularidade de vidro no entorno da Cidade do Rock

 

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A Heineken®, patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022, vai ativar um dos seus principais pilares de sustentabilidade durante o festival: a circularidade. Entre os dias 28 de agosto e 13 de setembro, os consumidores podem colaborar com a reciclagem de vidro, depositando recipientes vazios em quatro pontos de vendas instalados pela marca nos arredores da Cidade do Rock. O objetivo é conscientizar o público e viabilizar a reciclagem do vidro, considerado um dos principais desafios da indústria cervejeira, em um período em que milhares de pessoas devem passar pela cidade do Rio de Janeiro.

Em parceria com a startup de impacto socioambiental 4R Glass e a fabricante de embalagens de vidro Owens Illinois, a Heineken® disponibilizará as máquinas com bombonas capazes de armazenar 40 quilos do material cada. Ao atingirem sua capacidade máxima, cerca de 350 long necks em cada uma, as bombonas das máquinas serão esvaziadas e o material será triturado e retornará à cadeia para ser reciclado. A iniciativa não terá limitação de coleta, mas é esperado um retorno de 7 toneladas de cacos de vidro ao longo do período do festival.

Após a coleta nos pontos de venda, os cacos serão levados diretamente para a fábrica da Owens Illinois em Jacaré (RJ), sem intermediários na cadeia, aumentando a rastreabilidade de destinação de todo o volume. A cada tonelada de vidro reciclado há uma economia 480 KhW de energia, 1,2 tonelada de matéria-prima, e redução de emissão de 0,50 tonelada de CO² na produção de novas embalagens. Além disso, para cada 50 quilos de vidro reciclado, reduz-se a ocupação de 1 m³ de espaço no aterro.