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O segmento de franquias cresceu 12,8% no segundo trimestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado, com faturamento de R$ 61,205 bilhões de abril a junho, é o que revela a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O food service, segmento de alimentação fora do lar, alcançou o segundo melhor desempenho, com crescimento de 16,4% e faturamento de R$ 9,249 bilhões. Uma das marcas que faz parte desse cenário favorável é a 10 PASTÉIS, com 28 anos de presença consolidada no mercado de franquias é a maior rede de pastéis do Brasil, com mais de 60 unidades.
Para que mais empreendedores possam obter sucesso em suas trajetórias no setor de food service, o fundador e diretor financeiro da 10 PASTÉIS, Marcos Nagano, destaca quatro inovações para o segmento que chegaram para ficar, confira:
1. Agilidade nos processos
Os restaurantes de serviço rápido (QSR, sigla em inglês) tem participação significativa no food service, reconhecidos pela conveniência e preços acessíveis. Contudo, de nada adianta ter agilidade sem entregar qualidade, é por isso que a inovação contínua é uma das premissas da 10 PASTÉIS. “A entrega de excelência deve ser pensada tanto para os franqueados da rede quanto para o cliente final. Neste ano, investimos em uma nova fritadeira automatizada, desenvolvida após anos de testes. Esse equipamento permite fritar os pastéis sem supervisão constante, o que reduz significativamente o tempo de preparo e o risco de erros, como pastéis queimados. Isso garante uma operação mais ágil e libera a equipe para se concentrar em outras tarefas, aumentando a produtividade e a eficiência no atendimento, por exemplo”, afirma Nagano.
2. Inovação tecnológica
Para o executivo, outra forma de melhorar a experiência do cliente é a adoção de tecnologias, como sistemas de pedidos online, o que ocorre no autoatendimento, que já é uma realidade em diversas redes de alimentação. “Estamos implementando também o sistema de autoatendimento em nossa rede, isso traz autonomia ao cliente e melhora a experiência de compra. Essa solução permite reduzir a necessidade de funcionários no ponto de venda, tornando o negócio mais rentável para os franqueados, especialmente em locais de alto movimento, como shoppings e áreas comerciais”, explica.
3. Diversificação de cardápio
Com a popularização de pratos de diversas cozinhas internacionais, as redes de food service precisam estar atentas às influências para adaptar o portfólio oferecido. “É por isso que realizamos revisões periódicas em nosso cardápio, mantendo um catálogo enxuto e otimizado, o que minimiza desperdícios e facilita o fluxo na cozinha. Essa prática é um diferencial que ajuda a reduzir custos de estoque e a tornar a operação mais sustentável e eficiente”, compartilha Nagano.
4. Sustentabilidade
Diante da pesquisa ‘Avanços e Desafios: A Maturidade ESG nas Empresas Brasileiras 2024’, realizada pela Nexus em parceria com a Beon ESG, em que 51% das empresas brasileiras têm estratégia de sustentabilidade, o executivo alerta para que nenhum segmento fique de fora na adoção de práticas sustentáveis. “Com olhar atento a este tópico, muitas marcas se diferenciam em suas iniciativas, na 10 PASTÉIS, trabalhamos com uma linha de pastéis veganos, a Bem Veg, em parceria com a Fazenda do Futuro desde 2021, que atende a uma demanda de consumo consciente por parte dos clientes. Além disso, fazemos o descarte responsável do óleo utilizado no preparo dos pratos por meio de empresas coletoras com licença ambiental. Com a iniciativa, estimamos a entrega anual de 93.840 litros de óleo em média para as coletoras, que transformam esse elemento em itens de limpeza”, finaliza o executivo.
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