VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/
A Inovini – divisão de vinhos de Aurora Fine Brands – aumenta a presença da Louis Latour no Brasil com a chegada do Chassagne Montrachet Blanc ao portfólio da importadora.
Localizada ao sul da Côte de Beaune – próxima a Puligny-Montrachet e Meursault, que formam o “Triângulo de Ouro” dos vinhos brancos da Borgonha, na França –, a apelação de Chassagne Montrachet possui solo rico em calcário e argila, que proporciona elegância, mineralidade, frescor e complexidade aromática aos vinhos Chardonnay, com notas de frutas brancas, flores, amêndoas e mel, além de uma acidez refrescante.
A safra de Chassagne Montrachet Blanc que chega ao Brasil é a de 2022, que apresenta cor amarelo-palha, aroma complexo de mel e acácia e, no paladar, é redondo e amplo, com notas de marzipã e baunilha. O vinho tem um final longo e uma boa mineralidade.
O tinto de Chassagne Montrachet já estava no extenso portfólio de Louis Latour dentro de Inovini, que agora soma 20 rótulos da marca desde o início da parceria, no ano 2000. Empresa familiar que se dedica à viticultura desde o século 17, a Maison Louis Latour possui a maior extensão de vinhedos Grand Cru na região da Borgonha e confecciona todas as barricas de carvalho usadas na produção de seus vinhos.
Ficha Técnica
Louis Latour Chassagne Montrachet Blanc 2022 (preço sugerido: R$ 1.572)
Tipo: branco seco.
Uva: Chardonnay; vinhas com idade média de 30 anos; colheita manual.
Vinificação: em grandes tonéis de carvalho francês e com fermentação malolática total.
Amadurecimento: 8-10 meses em barricas de carvalho francês (15% novas; tosta média).
Graduação alcoólica: 13,0%
Cor: amarelo-palha.
Aroma: complexo com notas de mel e acácia.
Sabor: redondo e amplo no paladar, revela aromas de marzipã e baunilha. O vinho tem um
final longo e uma boa mineralidade.
Sugestão de harmonização: frutos do mar refinados, pratos com peixes de sabores delicados e carnes brancas com molhos leves e charcutaria. Este vinho também combina perfeitamente com queijos macios, como Brie e Camembert, e queijo de cabra.
Servir a 11-13°C
Nenhum comentário:
Postar um comentário