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O setor de alimentação lida diariamente com desafios que exigem decisões estratégicas para aliar eficiência operacional à qualidade do atendimento. Em pizzarias, a agilidade no preparo e a consistência dos produtos são pilares essenciais, e uma gestão eficaz, combinada a estratégias em áreas como Recursos Humanos, se torna indispensável para o sucesso do negócio.
Segundo estudo da Speedline Solutions, em pizzarias e restaurantes, as taxas de turnover costumam ser de quase 80%, o que exige treinamento constante das equipes para manter o padrão. Quando o número de unidades aumenta, os desafios se multiplicam, e um erro na operação pode resultar em desperdício, comprometendo tanto a rentabilidade quanto a experiência do cliente.
Segundo Marcos Paulo, diretor operacional da La Braciera, reconhecida como uma das melhores pizzarias de São Paulo pelo prêmio “Melhores da Gastronomia 2024” e vencedora de premiações da revista Gowhere e do site Trip Advisor, otimizar processos não só melhora a experiência do cliente, mas também contribui para a rentabilidade e sustentabilidade do negócio. “Adotamos uma série de estratégias para ganhar agilidade e garantir a qualidade. Uma delas foi centralizar a produção e o porcionamento dos insumos”, diz.
Ele explica que os insumos chegam às unidades previamente dosados, de acordo com a demanda de vendas. “Isso garante que o padrão seja sempre o mesmo, reduzindo eventuais desperdícios”, afirma.
De acordo com Marcos, a estratégia de centralização não só assegura a padronização das pizzas, como também otimiza a gestão do estoque, possibilitando que seja enviado apenas o necessário para cada unidade com base nas vendas.
“A La Braciera também adota uma estratégia de compras rigorosa, analisando constantemente o que foi vendido, o que foi consumido e o que há em estoque. Analisamos essas variáveis para garantir que estamos utilizando os insumos de maneira eficiente, minimizando perdas e melhorando a rentabilidade do negócio”, diz Marcos Paulo.
Outro ponto importante citado pelo diretor operacional da La Braciera é a capacitação contínua das equipes. Marcos reforça que os treinamentos não podem ser esporádicos se a intenção é melhorar o nível de qualidade do negócio. “Além de manter os padrões de qualidade, a capacitação promove maior autonomia das equipes, reduz erros operacionais e melhora a experiência do cliente”, destaca.
Para o executivo, o modelo de gestão que combina planejamento estratégico, treinamento contínuo e controle de insumos tem sido fundamental para o sucesso da La Braciera, permitindo que a pizzaria sempre entregue uma experiência de alta qualidade aos seus clientes, ao mesmo tempo em que assegura a eficiência operacional.
Confira como a gestão eficiente impacta a operação de uma pizzaria premiada, como a La Braciera:
- Padronização: A centralização e o porcionamento dos insumos garantem qualidade e consistência nas pizzas.
- Redução de desperdícios: A estratégia de envio conforme a demanda evita desperdícios e otimiza o uso dos insumos.
- Controle de CMV: A análise constante das vendas e consumo é essencial para manter o controle financeiro e a rentabilidade.
- Capacitação contínua: O treinamento regular das equipes garante que os padrões sejam seguidos e melhora a performance da operação.
- Sustentabilidade: A gestão eficaz e o controle de desperdícios são chave para uma operação sustentável e lucrativa.
Lara Assessora de Imprensa
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