VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/
O que essa cenoura enlatada tem de diferente de uma que você acabou de comprar na feira próxima da sua casa ou do seu hortifruti favorito? Além de, muitas vezes, a qualidade, o potencial nutritivo. Mas, não se engane, quem se destaca nessa batalha é a industrializada.
O alimento que você cuidadosamente escolhe na gôndola do supermercado ou que é indicado pelo seu conhecido feirante passou por muitas mãos e locais antes de chegar a sua cozinha. A longa jornada se inicia quando são colhidos e, então, levados aos armazéns, aos centros de distribuições, ao transporte, ao manuseio pelo supermercado, para depois irem para a sua cesta, sua geladeira e, finalmente, serem escolhidos para o cardápio daquele dia. Todo esse processo acaba interferindo no alimento saudável e nutritivo que você acredita estar consumindo.
O chamado tempo de exposição do alimento enlatado é muito menor do que o in natura. Logo que são colhidos já são lavados, cortados e rapidamente enlatados. Sem o longo tempo de espera até chegar a sua mesa, esses alimentos disponíveis em lata de aço se diferenciam no que podem te oferecer de nutrição.
A indústria entende a importância da velocidade do envase dos produtos. Assim que são colhidos, os vegetais e as frutas já são lavados, selecionados, descascados, fatiados, cortados e acomodados nas latas de aço. Depois, são preenchidas com os líquidos das conservas, essenciais para toda a conservação da qualidade nutricional daquele enlatado. Esse líquido pode ser água, suco de frutas, xaropes ou qualquer outra cobertura que seja adequada para aquele tipo de alimento.
E, então, a lata é fechada de forma hermética, motivo pelo qual você precisa de um abridor, muitas vezes, para abrir seu enlatado. Só a partir desse momento é que as latas estão prontas para serem colocadas dentro das autoclaves, o que podemos chamar de panelas grandes. Elas são aquecidas até a temperatura e a pressão ideal para que os alimentos sejam cozidos e todos os microrganismos que poderiam estar presentes ali sejam mortos ou inativados pelo calor. O que faz com que até a abertura do seu enlatado ele esteja 100% fresco e com os nutrientes preservados.
Depois de serem resfriadas a temperatura ambiente, as latas de aço são rotuladas e levadas aos supermercados, onde você as compra e as leva para a sua mesa. Ao escolher um alimento enlatado, você garante que está levando para casa um produto saudável, seguro e ainda, impossível de ser violado, evitando opções adulteradas ou, até mesmo, contaminadas.
Não por acaso, conseguimos afirmar que o enlatado é aquele que você não só pode como deve ter na despensa. E ainda sem medo de esquecê-lo ali entre os seus outros ingredientes, pois possui uma validade prolongada.
Sabe a cenoura enlatada? Tem muito mais vitamina C do que aquela cenoura que você escolheu e depois cozinhou ou ralou na sua casa para o jantar. Além disso, ela também não entrou em contato com nenhum aditivo químico durante o seu processo de envasamento que, graças a toda a segurança oferecida pela lata de aço, ainda a conservou dos prejuízos da exposição ao sol e da presença de ar na embalagem.
Isso tudo não se aplica apenas às cenouras, mas, na verdade, para todo e qualquer alimento disponível em uma lata de aço na gôndola de um supermercado. E o melhor, os enlatados são alimentos processados e não ultraprocessados.
*Engenheira de alimentos e presidente-executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (ABEAÇO).
Press à Porter Gestão de Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário