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O setor de
franchising brasileiro, em especial o de alimentação, vive forte
expansão nos últimos anos. Este segmento, de acordo com a Associação
Brasileira de Franchising (ABF), movimenta cerca de 2% do Produto
Interno Bruto (PIB), com tendência de alta para os próximos anos. De
olhos nesses números, a Rede Boulevard Food (com 20 marcas em seu
portfólio, dentre ela o Lanchão Brasil, criada há 31 anos e que deu
origem à rede hoje com mais de 100 unidades em todo o Brasil), lança em
2025 um novo modelo de negócios: o Retrofit, que exige um terço de
investimento em relação à abertura de um negócio do zero.
A proposta do
modelo Retrofit é de que o empreendedor interessado em iniciar um
negócio utilize pontos já existentes à venda como ponto de partida,
utilizando a estrutura pronta, ao invés de começar o empreendimento do
zero. Além disso, pode utilizar o licenciamento de uma rede já
existente, com utilização de 1 a 20 marcas no mesmo espaço.
“Há dez anos,
trouxemos para o mercado o modelo de licenciamento de multimarca, hoje
comum em grandes redes”, conta Roger Antônio Domingues, CEO da Rede
Boulevard. “Agora, damos um novo paço com o Retrofit”, acrescenta ele.
Domingues ressalta que o mercado de alimentação fora do lar no Brasil movimentou mais de R$ 54,5 bilhões em 2024 segundo dados do estudo Consumer Eating Share Trends do Instituto Foodservice Brasil (IFB), evidenciando o potencial do setor. Apesar disso, a taxa de mortalidade dos negócios no segmento de bares, restaurantes e lanchonetes ainda é alta: cerca de 50% fecham as portas nos primeiros dois anos de operação, de acordo com o Sebrae.
“Existe um alto número de estabelecimentos pelo Brasil à venda, especialmente de casas prejudicada com a pandemia, o que gera uma grande oportunidade de negócios para os empreendedores que desejam investir, sem partir do zero, com um terço de investimento”, conta ele.
Com o
Retrofit, explica Domingues, o empresário pode utilizar o mesmo ponto e
toda a infraestrutura já existente no local, inclusive equipamentos.
“Com este novo modelo, são necessárias somente adequações internas e
externa do local, com baixo investimento, além de permitir com que o
negócio funcione mais rápido se tivesse que ser construído”, explica o
CEO da Rede Boulevard. “Como exemplo, podemos pegar um ponto com 200
metros quadrados. Para iniciar a operação do zero, o investimento pode
chegar a R$ 600 mil, com o retrofit, esse valor cai para R$ 200 mil”,
conta ele.
A Rede Boulevard, que tem como carro chefe o Lanchão Brasil, fundado há 31 anos na cidade de Campinas (SP), conta também com marcas como XPicanha, Old Dog, Word Potato, Word Esfiha, World Milk Shake, Word Tacos e Burritos e Chicken Palace (frango frito).
Comunicação Estratégica Campinas
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