VISITE O NOSSO INSTAGRAM: https://ww.instagram.com/
Segundo a consultoria Euromonitor, o mercado de cerveja no Brasil deve alcançar 14,9 bilhões de litros em 2025, com crescimento moderado de 1% em relação ao ano anterior. No entanto, o segmento que mais se destaca é o de cervejas sem ou com baixo teor alcoólico, que apresenta expansão acelerada. Essa mudança no perfil do consumidor — que busca mais variedade, equilíbrio e qualidade — tem impulsionado investimentos em inovação tecnológica, sobretudo entre as microcervejarias.
Para
o diretor da Hercules Energia em Movimento, Drauzio Menezes, esse
movimento do mercado exige equipamentos que aliem eficiência e
qualidade. “Motores para esse segmento devem ser projetados para
assegurar estabilidade e precisão no funcionamento das bombas, fatores
essenciais para a qualidade final da cerveja. Desde a escolha dos
materiais ao desempenho térmico, tudo precisa ser pensado para atender
às exigências do consumidor”, explica.
Segundo o diretor, a adoção de bombas de transferência de líquidos acopladas a motores elétricos tem sido fundamental para os produtores artesanais. Esses equipamentos permitem transportar o líquido com segurança entre as etapas de produção — da brassagem à fermentação — preservando as características sensoriais e evitando contaminações, tanto nas cervejas tradicionais quanto nas versões sem álcool.
Produzidos com ponta de eixo em inox e carcaça de alumínio, os motores apresentam resistência à corrosão, leveza no manuseio e boa dissipação de calor, características importantes para o ambiente úmido e quente das cervejarias. Menezes ressalta que esses atributos também contribuem para reduzir falhas e aumentar a durabilidade dos sistemas.“O movimento é claro: o brasileiro quer variedade e qualidade, seja em uma IPA encorpada ou em uma lager sem álcool para o almoço de terça-feira. Para acompanhar essa demanda, o pequeno produtor precisa investir em tecnologia”, reforça.
Para Menezes, a tecnologia é um componente essencial para que os produtores artesanais mantenham a autenticidade e a qualidade do produto, em um mercado que segue em constante transformação. “Garantir a eficiência dos processos sem interferir no sabor é um desafio que exige soluções técnicas adequadas e é isso que buscamos oferecer”, conclui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário