quarta-feira, 6 de julho de 2016

Cursos do Science of Beer acontece em seis cidades


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 No segundo semestre de 2016, os cursos de Sommelier de Cerveja do Science of Beer chegam a quatro das cinco regiões do país. Há inscrições para aulas em Goiânia, Londrina, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio e Salvador. As aulas são ministradas geralmente nos finais de semana. (Acompanhe a agenda cervejeira, no revistabeerart.com/eventos)

Nas aulas, os temas estudados são história da cerveja, matérias-primas e processos, análise sensorial, bases de gastronomia e introdução à harmonização e noções de outras bebidas como destilados, café e vinhos.
Amanda Reitenbach comenta:
“Nosso conteúdo é único e busca trazer novas experiências sensoriais ao aluno, através do contato com a gastronomia e também com outras bebidas. Esse contato é fundamental para qualquer pessoa que esteja buscando desenvolver o seu sensorial.”

terça-feira, 5 de julho de 2016

Tupiniquim lança nova cerveja, a Lógica Absurda


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Convidada pela cervejaria Tupiniquim, de Porto Alegre (RS), para desenvolver uma cerveja colaborativa, a mestre-cervejeira e doutoranda em Engenharia Química Amanda Reitenbach escolheu o estilo Berliner Weisse. Mas, para este projeto, a ideia era fazer uma releitura do estilo com uma receita bem irreverente. Assim nasceu a Lógica Absurda, cerveja em edição limitada com lançamento nesta semana em Florianópolis e São Paulo.

Berliner Weisse é o estilo que Amanda se interessou muito em conhecer e entender melhor enquanto morava em Berlim, na Alemanha. Como sugere o nome, o estilo nasceu nesta cidade, onde até hoje é tradicionalmente consumida misturada com um tipo de xarope.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Conheça as cervejas do Japão


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Logicamente, não é necessária uma rigorosa apresentação sobre a cerveja (ビール biiru), uma bebida super popular em todo mundo, incluindo o Japão.

Os cinco principais produtores de cervejas no Japão são Asashi, Kirin, Orion, Sapporo e Suntory, sendo as mais consumidas no Japão, porém, existe uma espécie de cerveja chamada de happoshu, que contém uma porcentagem de malte na bebida.

O Japão tenta fazer com que as bebidas alcoólicas combinem com pratos populares japoneses, por isso é normal encontrar sabores estranhos de cervejas, claro que são feitas para aqueles que querem algo novo, mas não é algo que decepcione até mesmo os paladares mais requintados.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

DEGUSTAÇÃO – Franziskaner Weissbier Kristall-Klar



Por Marcus Lauria
Fotos: Marcus Lauria

Esta aí uma ótima cerveja de trigo, das Franziskaner, eu só não tinha experimentado essa. Trata-se de uma cerveja cristalina, carbonatação persistente, espuma cremosa e abundante de média duração, algumas notas frutadas e leve.

Segundo alguns especialistas, é uma cerveja com aroma frutado com notas de cravo, sabor adocicado, corpo médio, carbonatação borbulhante, álcool bem inserido e retrogosto seco.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

6ª edição do "DUM Day" reúne mais de 70 cervejas


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 Foto: Leandro Rossi/Divulgação

Festa anual da DUM Cervejaria, o DUM DAY, confirma sua sexta edição para o dia 23 de julho (sábado), do meio-dia às 22h no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR). A festa que celebra o aniversário da cervejaria curitibana terá mais de 70 cervejas, entre as criações da DUM e marcas convidadas, além de gastronomia e aulas show. Os valores dos chopes, servidos em doses de 150 mL, ficarão entre R$ 3 e R$ 9. A entrada, que dá direito a um copo exclusivo do evento feito pela Cristal Blumenau, é de R$ 40 no primeiro lote.

Além das cervejas da DUM Cervejaria, como a Karel IV, a Jan Kubiš, a Grand Cru e a Petroleum, o público que for prestigiar o DUM DAY VI poderá conferir a Jan Kubiš com lúpulo centennial. Esse versão, produzida pelos cervejeiros da DUM, apresenta características cítricas e florais dando mais intensidade à Lager que já foi eleita três vezes a melhor do Brasil na sua categoria.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Nova empresa ajuda a disseminar o uso de growler


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 Com o objetivo de popularizar no Brasil a prática de consumo comum na Europa e nos Estados Unidos de "buscar cerveja diretamente na fonte", a My Growler se lança ao mercado neste mês de junho de 2016. Pretende ampliar o uso do utensílio, que cada vez mais ganha adeptos no país. A empresa adota o padrão de growler americano, com vidro âmbar e tampa rosca, capacidade para 1,89 Litro e dimensões compactas que possibilitam o seu armazenamento em pé na geladeira, posição ideal melhor preservar a cerveja.

A My Growler vende growlers para revendas tais como microcervejarias e brewpubs. A revenda pode optar por receber o produto personalizado com a marca do estabelecimento, com a marca My Growler ou ainda com estampas colecionáveis exclusivas. O consumidor final também poderá adquirir o growler diretamente na loja virtual da My Growler a partir de 29 de junho de 2016. No e-commerce, serão vendidos ainda acessórios como bolsas térmicas, tampas, torneiras extratoras em contrapressão de CO2, pastilhas para limpeza, suportes para secagem, engradados de madeira, copos e outros produtos cervejeiros.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Congresso atrai quem quer transformar o hobby da cerveja em negócio


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 Com a expansão do segmento das cervejas artesanais nos últimos anos cresce a demanda de empreendedores da área. Para compartilhar com eles as tendências do mercado cervejeiro na América Latina e outras dicas, uma programação especial será oferecida durante o 1º Congresso Latino Americano de Ciência e Mercado Cervejeiro (Cervecon), entre 7 e 9 de julho, no Parque Vila Germânica e na Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau (SC).

Um dos debates mais importantes terão a participação do sommelier argentino Martín Boan, do mestre-cervejeiro Paulo Schiaveto, do Brewmaster pela VLB, Berlin, Roberto Francisco Biurrun Jayo e do idealizador e diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte, Carlo Enrico Bressiani. O congresso atenderá também a demanda de pequenos empreendedores e admiradores do segmento que buscam conhecer mais sobre a fabricação, com uma palestra especial sobre as Técnicas avançadas de refermentação na garrafa, oferecida pelo diretor de Vendas da Fermentis para as Américas, Marcelo Cerdan. 

sábado, 25 de junho de 2016

Senado aprova texto base do Supersimples de interesse das microcervejarias


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Agência Senado

O Senado aprovou, em primeiro turno, nesta terça-feira (21) a atualização das regras para o enquadramento das empresas no Supersimples – como é conhecida a legislação com regras tributárias simplificadas para as empresas. Uma das mudanças beneficia microcervejarias, vinícolas, produtores de licores e destilarias, que poderão aderir ao Simples Nacional. [A inclusão no Supersimples tira as microcervejarias de uma carga tributária pesada e burocrática - saiba mais aqui sobre o modelo de tributação em vigor]

O texto base foi aprovado por unanimidade, com 65 votos a favor – 24 além do mínimo exigido para um projeto complementar. Por se tratar de substitutivo, o projeto será submetido a turno extra de votação, que deve ocorrer nesta quarta-feira (22). Como houve alteração, a matéria voltará para a análise da Câmara dos Deputados, em caso de aprovação definitiva. A discussão da matéria já havia sido iniciada na semana passada, mas um grupo de senadores pediu o adiamento da votação, para estudar mais a proposta.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Insana relança a cerveja de pinhão

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 A cervejaria Insana, de Palmas (PR), prepara o lançamento do seu rótulo sazonal mais desejado do ano, a Insana Pinhão, que recebeu medalha de bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas 2016, em Blumenau (SC). Uma Barley Wine, com 8,5% de teor alcoólico e que utiliza pinhão orgânico da Araucária+, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), de SC.

O lançamento oficial é no dia 30 de junho (quinta-feira), às 19h, na São Paulo Tap House. Três chopes da Insana estarão engatados para o evento, a Insana Pinhão, Insana Coffee IPA e a Insana American Pale Ale.
Para safra 2016, forão envasadas 45 mil garrafas, que têm como destino principalmente os mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cerca de 800 quilos de pinhão provenientes do planalto serrano de Santa Catarina forão utilizados na cerveja.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

RS amplia benefício em ICMS para microcervejarias


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Texto: Pepo Kerschner/Ascom Sefaz/ Edição: Denise Camargo/Secom
 
 Decreto do governo do Rio Grande do Sul publicado na quinta-feira (16) beneficia microcervejarias. Estende os atuais benefícios fiscais (crédito presumido) para quem produzir até 5 milhões de litros de cerveja. Até então, a redução do ICMS que incide sobre o valor da venda da indústria estava limitada a uma produção de 3,5 milhões de litros anuais.

Além de estimular o aumento no volume de produção, a Secretaria da Fazenda busca assegurar condições de competitividade das unidades artesanais gaúchas com empresas do setor de outros estados, em especial Santa Catarina, onde a mesma redução tributária já era concedida. A medida não terá reflexos na arrecadação.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Chega ao Rio a Schatz Muskat


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 Cerveja "com cara de espumante", A Schatz Muskat Bier, da Petronius Beverages, de Caxias do Sul (RS), desembarca no Rio. A empresa familiar com décadas de tradição na produção de vinho na serra gaúcha apresenta a sua mais celebrada cerveja, em 27 de junho (segunda-feira), a partir das 18h, no Vintage Wine Bar (Avenida das Américas, 7841 – loja 103), na Barra da Tijuca.

A Muskat Bier foi desenvolvida seguindo o espírito da escola cervejeira belga, que combina diferentes cereais, especiarias e frutas na busca da fabricação das melhores cervejas. É uma cerveja do estilo Fruit Beer.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Confira o ranking das cervejas premiadas


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 Com 62 brasileiras premiadas, de quase 50 cervejarias de seis Estados, a South Beer Cup 2016 levou muitos rótulos novos para o ranking geral das cervejas premiadas criado pela Beer Art, assim como alguns que já figuravam no levantamento deram um salto e ficam mais perto do topo, como é o caso da Wäls Petroleum, agora entre as cinco cervejas brasileiras mais premiadas na História (o ranking reúne todas as medalhas dos principais concursos nacionais, continentais e internacionais, desde o ano 2000).

O levantamento já havia tido alterações dias antes, com as cervejas da 3cariocas e da Perro Libre premiadas na antevéspera no Mondial de La Bière Montreal. Confira aqui o ranking completo.

terça-feira, 14 de junho de 2016

DEGUSTAÇÃO – Cerveja Goose Island IPA




Por Marcus Lauria
Foto: Marcus Lauria

Está aí uma cerveja que admiro muito a Goose IPA. Além de ser uma excelente cervejaria, com outras cervejas de ótima qualidade, a Goose é uma das marcas mais admiradas entre muitos cervejeiros.

Possui um aroma marcante; extremamente agradável. Tem um amargor destacado, e é ótima para o iniciante que quer definir bem o cheiro e o gosto do lúpulo.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Mondial de La Bière Montreal: 2 cervejarias brasileiras festejam ouros


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As cervejarias 3Cariocas, do Rio, e Perro Libre, de Porto Alegre, festejam ouro no Mondial de La Bière Montreal 2016. Entre as 11 cervejas que receberam a medalha no mundo todo, figuram a Reserva 061114, da marca fluminense, e a Braskadi, uma Imperial Stout que a gaúcha fez na Espanha de forma colaborativa com a Laugar Brewery.

A Braskadi, da Perro Libre com a Laugar Brewery, é uma Imperial Stout com uvas passas locais de Bilbao e nibs de cacau brasileiro orgânico, envelhecida com carvalho francês embebido em Whisky e Palo Santo, madeira típica dos Andes e do centro-oeste Brasileiro. (mais detalhes aqui)

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Tesouros para os apaixonados por cerveja



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 Produtos do universo cervejeiro entregues em casa. Essa é a proposta do BeerFlakes, que irá enviar mensalmente itens relacionados ao tema cerveja para seus associados, entre eles taças, copos, abridores, placas e camisetas, de diferentes marcas e cervejarias. Cada entusiasta tem seu item preferido ou aquele que ele gostaria muito de ter mas ainda não conseguiu encontrar, por isso itens raros, exclusivos, além das novidades internacionais estão na mira do clube que chega em breve ao mercado.

Os produtos serão selecionados a partir de categorias base, como: vestuário, estudos, glassware, acessórios, eventos, colecionáveis e impressos, entre outras, criando na caixa um mix de artigos para os mais d iferentes per fis, tudo isso em uma embalagem que se remete a uma caixas de cereais.