CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebookcom/Cerva-na-Caneca
Se o cliente sempre tem razão, no ramo gastronômico é ele quem dá tom ao negócio e gosto aos pratos. Afinal de contas, de nada adianta abrir um belo bar ou um lindo restaurante sem agradar quem irá frequentá-lo. Neste caso, o que é oferecido pelo empreendimento deve ser bom para o paladar e também para os momentos de descontração de quem frequenta.
Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, um negócio na área de gastronomia precisa considerar não apenas a qualidade do que é oferecido, mas também a experiência. “Quem vai até um restaurante normalmente espera receber um bom atendimento além de satisfazer o paladar. E isso acontece até mesmo quando se trata de delivery. E quando o cliente gosta, ele indica”
Segundo Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, o cliente de um negócio gastronômico precisa ser impressionado e receber mais do que o esperado. “Não basta que ele encontre um prato muito gostoso na mesa ou um menu que dá água na boca. É preciso, por exemplo, educar os funcionários para serem muito atenciosos e deixar o lugar aconchegante para que ele queira voltar e ainda recomende”, orienta.
Confira sugestões das especialistas para prestar um atendimento nota 10 em seu negócio gastronômico:
- Sorria para os clientes: é importante criar uma boa impressão sempre, por isso ser gentil, prestar atenção ao que os clientes dizem e sorrir para eles é algo essencial desde o início.
- Conheça bem o menu: a equipe precisa conhecer bem os pratos, bebidas e opções do cardápio para poder explicar bem e fazer recomendações adequadas, respeitando, inclusive, restrições alimentares.
- Organização e limpeza: isso é essencial em qualquer lugar que receba o público, mas quando se trata de gastronomia é ainda mais importante. É preciso que tanto as mesas quanto os uniformes estejam sempre limpos.
- Agilidade no serviço: ninguém gosta de aguardar um tempão para ser atendido ou de esperar demais quando a fome bate, por isso, agilidade é fundamental.
- Respeite a privacidade: nada mais desagradável do que estar em uma mesa de restaurante e ter pessoas ouvindo a conversa ou interrompendo a todo tempo. É preciso dosar para dar atenção no momento certo, mas respeitar a privacidade em outros momentos.
- Ambiente agradável: um ambiente aconchegante ajuda a tornar qualquer experiência melhor. Isso inclui oferecer cadeiras confortáveis, utensílios adequados e música ambiente em um volume que possibilite que as pessoas conversem sem ter que aumentar o tom de voz.
- Apresentações dos pratos: você já ouviu a expressão “comer com os olhos”? Pois bem, ela se aplica perfeitamente quando se trata de oferecer uma boa experiência gastronômica. Neste caso, a dica é usar acessórios adequados e louças diferenciadas. “Sabemos que as apresentações de pratos são uma das chaves para o sucesso, e o Grupo Simão costuma ajudar muito os estabelecimentos nesse ponto”, explica Mislene.
- Lide
profissionalmente com reclamações: é natural que, vez ou outra, um
cliente tenha uma reclamação para fazer. Nesse caso, ouça com atenção,
peça desculpas e diga que fará o possível para resolver de forma
satisfatória. E realmente faça isso.
Mislene Lima é especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Lidiane Bastos é administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Fonte: carolinalara.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário