CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebookcom/Cerva-na-Caneca
A uva Garnacha, também conhecida como Grenache, surgiu na região litorânea da Catalunha, na Espanha, e ganhou o mundo com todo seu potencial e versatilidade. É uma espécie tão querida pelos enófilos apaixonados por vinhos, que na terceira sexta feira do mês setembro é comemorado o #GrenachaDay. Com isso, em 2023, a data comemorativa cai no dia 15/09.
A Grenache é uma uva que ama intensamente o sol e tem uma pele mais fina, o que garante seu intenso frescor. Rica e versátil, pode ser encontrada em vinhos tintos, rosés e até exemplares que harmonizam sobremesas, elaborados como varietais e blends. E, graças à facilidade em ser cultivada e adaptada, é uma espécie que hoje em dia é plantada em larga escala na França, Itália, Estados Unidos, Argélia e no Sul da Austrália.
“Uma de suas características marcantes da Garnacha é seu alto teor de açúcar, causado pela maturação tardia, que faz com que grande parte dos vinhos elaborados com ela possuam um maior teor alcoólico que podemos visualizar no momento em taça com suas lágrimas perceptivelmente mais largas. Além disso, vemos vinhos intensos, aromáticos com boa acidez e poucos taninos. E quando sua casta é proveniente de vinhas mais antigas e tradicionais, dá origem a vinhos densos e complexos com alto potencial de envelhecimento”, comenta Domenique Soler Rodrigues, especialista da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.
Para comemorar o #GrenachaDay, que tal escolher um rótulo com essa uva famosa e mergulhar numa experiência única no mundo dos vinhos? Veja a seguir algumas sugestões da especialista.
1 - Insaciable D.O.Ca Rioja Garnacha 2021
Para começar, a dica é o Insaciable D.O.Ca Rioja Garnacha 2021, um espanhol e faz parte de uma linha moderna e cheia de personalidade da renomada vinícola espanhola Bodegas D. Mateos, a linha IN. Elaborado a partir da uva Garnacha, colhida em vinhedos com mais de 50 anos na região de Rioja Baja, é um vinho que oferece um perfeito equilíbrio entre o sabor frutado, a acidez e a doçura com excelente volume em boca. É um vinho varietal expressivo e cheio de personalidade que certamente vai te conquistar.
https://www.wine.com.br/
2 - La Transación D.O.P Cebreros Garnacha 2018
Para quem prefere conhecer todo o potencial da Garnacha brilhando sozinha, vale conhecer o também espanhol La Transación D.O.P Cebreros Garnacha 2018, elaborado pela vinícola Soto Manrique a partir de uvas cultivadas em vinhedos com mais de 80 anos. Ao passar mais de dez meses em barricas de carvalho francês, é um vinho que se apresenta com muita personalidade, mas é descomplicado e refrescante, com boa acidez e taninos finos.
https://www.wine.com.br/
3 - Esteban Martín Reserva D.O Cariñena Garnacha Cabernet Sauvignon 2019
Para explorar blends feitos com essa surpreendente casta, uma opção é o Esteban Martín Reserva D.O Cariñena Garnacha Cabernet Sauvignon 2019, produzido pela renomada e premiada vinícola espanhola Esteban Martín. Este blend traz a Garnacha e a Cabernet Sauvignon, após descansar 12 meses em barricas de carvalho francês e mais 24 meses em garrafas. Sem dúvida, um espetáculo!
4 - Domaine de Lastours A.O.P. Corbières Syrah Grenache 2019
Na França, que é responsável por grande parte do cultivo da Grenache, vale apreciar o Domaine de Lastours A.O.P. Corbières Syrah Grenache 2019. Delicado, mas com grande personalidade esse blend de Syrah, Grenache e Carignan surpreende com aromas marcantes de frutas vermelhas, framboesa, amoras, alcaçuz e notas herbáceas.
5 - Le Petit Cochonnet I.G.P. Pays Doc Grenache Rosé 2021
Para fechar em grande estilo e versatilidade, a recomendação é saborear o também francês Le Petit Cochonnet I.G.P. Pays Doc Grenache Rosé 2021. Elaborado com uvas provenientes de Languedoc-Roussillon, trata-se de um vinho jovem, alegre, leve, frutado e com boa acidez. É perfeito para comemorar a data da Grenache!
https://www.wine.com.br/
Escolha o seu vinho preferido para curtir esse dia especial e aproveitar em grande estilo! Viva ao #GrenacheDay!
Fonte: https://www.linkedin.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário