sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Indústria alimentícia quer garantir a segurança na produção de cervejas

 

 CURTA NOSSA FANPAGEhttps://www.facebookcom/Cerva-na-Caneca        

O crescimento do consumo de cervejas artesanais no Brasil é observado com o aumento do número de cervejarias a cada ano - em 2022 foram 180 novos estabelecimentos. Neste contexto, certificar a qualidade do produto torna-se ainda mais importante. 

Por isso, confiança e qualidade no processo de fabricação do setor de alimentos são partes fundamentais para o mercado. E a indústria analítica colabora com isso em diversas técnicas, que são usadas por fabricantes de ingredientes, produtores de alimentos, pesquisadores e laboratórios de análise. Tudo para garantir a qualidade do produto, a segurança e a eficiência do processo.

A Anton Paar apresentará na feira Analitica Latin America, que será realizada no São Paulo Expo, o PBA 1001 Beer, produto dedicado a confirmar a qualidade final de uma cerveja artesanal. O produto verifica a qualidade da cerveja mesmo após o envase, diretamente da garrafa ou lata, realizando também a determinação seletiva de álcool. O equipamento pode avaliar qualquer estilo de cerveja, faz análise seletiva de CO2 e detecta possíveis problemas de desempenho em apenas três minutos.

Outro exemplo da importância da indústria analítica é a caracterização de materiais, empregada em quase todas as etapas da cadeia de produção. Muitas técnicas estão disponíveis para avaliar diferentes características de alimentos e bebidas em termos de estrutura, composição, propriedades físico-químicas e características sensoriais.

Entre a gama de produtos estão os analisadores por fluorescência de raios X para monitoramento de nutrientes e confirmação da autenticidade ou contaminação dos alimentos. 

Além da espectroscopia NIR, para análises quantitativas e qualitativas de parâmetros químicos e físicos dos alimentos, que vão desde investigação de falsificação ou diferenciação de espécies em produtos de carne bovina até a determinação da qualidade microbiológica in situ de carne frango. 

A Neogen levará ao evento a linha de kits alergênicos, kits para micotoxinas, placas petrifilm e o Luminônetro Clean Trace LM1. Esse conjunto de ferramentas ajuda a detectar possíveis  contaminações por microrganismos indicadores, patogênicos e deterioradores, além de realizar a verificação de limpeza de ambientes industriais e seus colaboradores.

“Os testes de indicadores e patógenos auxiliam a detectar microrganismos localizados em toda a cadeia de produção, desde a matéria-prima até o produto final, e em ambientes industriais, garantindo a segurança de alimentos para o consumidor, assegurando confiabilidade e credibilidade para a indústria alimentícia”, destaca Rodrigo Moleiro, diretor da CQA Química, distribuidora e importadora das soluções da Neogen.

Outra vantagem dos testes é o auxílio na identificação da presença ou quantificação dos alergênicos para cumprimento da norma RDC 26 de 2015 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Isso também atende ao mercado que está cada vez mais exigente na procura de alimentos livres de alergênicos para dietas restritivas”, complementa Moleiro.

A Merck lançará no evento o ReadyStream, que é um sistema de preparação de meios de cultura desenvolvido para aumentar a eficiência dos laboratórios microbiológicos. Com a solução é possível preparar meios de cultura para fazer mais de 400 análises de Salmonella em menos de 20 minutos. A salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar, pode provocar graves infecções e casos raros levar à morte. 

 

Equipamentos industriais

A Analitica Latin America apresentará ainda as linhas de analisadores e dispersores industriais. Exemplo disso é o Epsilon 1, Fluorescência de Raios X para análise química elementar, da Malvern Panalytical, que realiza quantificação rápida de nutrientes em produtos alimentícios e rações para animais, possui ciclo breve de feedback no controle de processos para alimentos e também faz quantificação precisa do leite em pó.

A Malvern Panalytical possui ainda a linha Mastersizer. Analisadores de tamanho de partícula por difração a laser definem o padrão por fornecer distribuições rápidas e precisas, tanto para dispersões úmidas quanto secas. Desde a avaliação da uniformidade e solubilidade do produto, até a otimização da densidade da embalagem para melhorar o desempenho do produto final e controlar a fluidez do pó para aumentar a eficiência da fabricação, a análise do tamanho das partículas é fundamental para entender e controlar uma ampla variedade de propriedades.

A Velp Scientifica, que tem seus produtos distribuídos pela CQA Química, traz o OV 625 Digital, um dispersor que pode ser utilizado na  preparação de emulsões, homogeneização de alimentos, preparo de cremes e recheios.


Serviço:

Analitica Latin America
Dia: 26 a 28 de setembro de 2023
Horário: 13 às 21hs
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo-SP
Para mais informações: https://home.analiticanet.com.br/

agenciacasa9.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário