quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Saiba por que a aveia está ganhando cada vez espaço na gastronomia nutritiva brasileira

 

 CURTA NOSSA FANPAGEhttps://www.facebookcom/Cerva-na-Caneca     

No universo da gastronomia, tendências que unem prazer e funcionalidade à alimentação vêm ganhando relevância. O motivo? A gastronomia nutritiva, uma tendência que tem se mostrado uma poderosa ferramenta na promoção da saúde por meio dos alimentos. Durante a pandemia, os hábitos alimentares dos consumidores passaram por mudanças com maior demanda por produtos saudáveis, mercado que atingiu R$ 100 milhões em 2020, segundo dados da Euromonitor International. 

E nessa busca pela nutrição de qualidade, um super ingrediente tem ganhado espaço como protagonista no dia a dia dos brasileiros: a aveia. De acordo a Nielsen, a aveia está presente em 45% dos lares brasileiros e esse número está em constante crescimento. Além disso, também segundo a Nielsen, o segmento de aveias movimentou 700 milhões de reais em 2022.  

Esta ascensão não é por acaso. A resposta está no seu valor nutricional, funcionalidade e versatilidade. Para começar, as aveias, em geral, são uma fonte natural de beta-glucana, fibras solúveis que auxiliam na regulação dos níveis de açúcar no sangue e no controle do colesterol. As fibras presentes no grão, proporcionam sensação de saciedade, que, por sua vez, pode contribuir para o controle de peso. Além disso, melhora a função intestinal quando aliadas a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. Ou seja, o ingrediente é um verdadeiro aliado de quem deseja uma alimentação gostosa e equilibrada. A porção recomendada é de 30 gramas por dia, o equivalente a três colheres de sopa. (Paudel, 2021) 

"A aveia é um alimento muito democrático e pode ser facilmente integrada em todas as refeições do dia, seja no café da manhã, em mingaus ou iogurtes, ou em pratos principais para o almoço e jantar. A aveia não é apenas um grão - é um excelente alimento que chegou para ficar", comenta Gisele Pavin, Gerente Sênior de nutrição saúde e bem-estar da Nestlé. 

Fonte: Nestlé - Agência Pub 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário