sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Quejaria Campo Nativo e Trilha Ambiental com elementos artísticos são novidades do Parador

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/Cerva-na-Caneca 

O Parador, o primeiro glamping do Brasil, localizado em Cambará do Sul, sempre traz novidades para seus hóspedes e visitantes. Agora chegou a vez de apresentar a Queijaria Campo Nativo e uma nova trilha dentro da Fazenda Camarinhas.

Queijaria Campo Nativo

A Coleção Casa Hotéis, que opera o Parador, sempre apostou na gastronomia local como identidade cultural. A queijaria, um sonho antigo do sócio-fundador Luciano Peccin, vem enfatizar isso. O projeto, que recuperou a antiga sede da Fazenda Camarinhas, datada de 1941, agora virou o primeiro centro de maturação e afinagem de queijo serrano do Brasil, com Denominação de Origem reconhecido pelo INPI.

A Campo Nativo recebe os queijos de produtores locais que ficam na região de Campos de Cima, e que preservam uma tradição de mais de 200 anos, com técnicas passadas de geração para geração. O centro tem capacidade de maturar cerca de 1 tonelada de queijos por mês, o que equivale a 400 peças de tamanhos variados, de 1 a 5 quilos. Um dos responsáveis pelo projeto é o mineiro Danilo Cavalcanti Gomes, especialista em queijos artesanais, que mora mais de 10 anos no Rio Grande do Sul.

No local, aberto à visitação e que oferece também um tour guiado seguido de degustação, os visitantes podem conhecer todo o processo de maturação dos queijos,  etapa onde eles adquirem as suas características de sabor e aroma, saber da história da Fazenda Camarinhas e do queijo artesanal serrano etc. No final do tour, os participantes se acomodam no deck e, com uma vista deslumbrante para toda a fazenda, experimentam uma variedade de queijos e outros produtos locais, como charcutaria de porco moura e geleias, pães, mel, azeite, harmonizado com vinho ou espumante do Rio Grande do Sul. Todos esse produtos, inclusive, podem ser adquiridos no armazém da queijaria.

A visitação guiada na Queijaria Campo Nativo, incluindo 300g de queijo, 100g de charcutaria de porco moura, acompanhamentos e uma garrafa de vinho ou espumante, acontece diariamente, das 11h às 19h30, com duração aproximadamente 1h, e valor é R$ 269,00. Necessária reserva antecipada em www.paradorcasahoteis.com.br ou Whatsapp (54 )3295-7575

 

Nova trilha autoguiada

A nova trilha do Parador tem 2,8 Km de extensão e grau de dificuldade leve. Trata-se de um circuito proposto para que o hóspede possa conhecer um pouco melhor a Fazenda Camarinhas, bem como a vegetação e fauna locais, passando por diferentes visuais como cascatas, arroios e matas. O trajeto é totalmente sinalizado com indicações das rotas e sete painéis explicativos posicionados ao longo do caminho, com conteúdo sobre geologia,  fauna e flora nativas – há, inclusive, um painel totalmente dedicado à erva mate e outro sobre o cambará, uma árvore nativa que dá nome à cidade de Cambará do Sul, onde fica o Parador.

Além dos elementos naturais, a trilha agrega arte feita por artistas locais. São 3 obras também dispostas ao longo do trajeto. A primeira, em madeira, é a “porta para o infinito”, um convite para o turista passar por ela, se desconectar e colocar o foco na natureza. A “folha de samambaia”, feita em ferro, e com 2 metros d altura, é a segunda escultura; e a “ouvido da natureza”, também em ferro, traz dois cones direcionados para o mato, que faz a função de uma concha acústica e amplifica os sons da natureza.

A trilha leva a assinatura da Pampeana Produções Ambientais, uma renomada empresa de Canela, que tem o biólogo João Pedro Travi como sócio-diretor. Ela presta consultoria para desenvolvimento de parques, e também para hotéis ou pousadas que tenham um ambiente natural, fazendo um diagnóstico do potencial local e desenhando um projeto que agregue informação, conteúdo e curiosidade, para as pessoas se aproximarem cada vez mais da natureza.

https://www.paradorcasahoteis.com.br/

Fonte:  B4Tcomm

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário