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A cantina Don Pepe Di Napoli, do chefe Allan Vila Espejo, criou uma sobremesa com os snacks de frutas BerryBites, batizada em homenagem à cantora Laura Pausini, conforme tradição da casa, de honrar artistas italianas em suas criações.
Servido na unidade Moema I do restaurante, no bairro de mesmo nome na Zona Sul de São Paulo, o prato tem base de chantilly fresco batido, coberto com uma calda de framboesa da casa, bolinhas de BerryBites com recheio de mirtilo e framboesa e cobertura de chocolate no sabor meio amargo, além de finalização com farofa de pistache.
Segundo conta Vila Espejo, a sobremesa foi desenvolvida há cerca de dois meses, quando o chefe soube que o snack de fruta era vendido em supermercados de São Paulo. Ainda de acordo com ele, o prato é a primeira opção do cardápio da Don Pepe Di Napoli feito totalmente com ingredientes que não contém açúcar adicionado.
“O açúcar que tem é só a frutose da fruta”, explica. “Eu fiz um chantilly adoçado com adoçante. A calda de framboesa é natural, mas com adoçante”, seguiu. “O chocolate meio amargo [que cobre as frutas] é sem açúcar. Então é uma coisa deliciosa: tem chocolate, frutas nobres - o mirtilo ou a framboesa - e o chantilly é o que dá a liga de tudo”, descreve.
A finalização com farofa de pistache foi sugestão do chef Emmanuel Bassoleil, amigo de Vila Espejo. “Eu complementei [a Laura Pausini] com esse palpite do Emmanuel. A farofa de pistache não tem açúcar, tem muito sabor e uma cor verde que não passa despercebida na estética do prato”, seguiu. “O pistache vem dar um toque de luxo, com um fruto seco diferente”, diz o chefe de cozinha.
No cardápio da Don Pepe Di Napoli, a Laura Pausini é proposta ao cliente em destaque, com direito à foto da finalização no topo de página e uma chamada em vermelho a ressaltar o fato de a sobremesa ser feita somente com ingredientes sem açúcar adicionado. O preço proposto atualmente é R$ 32,00.
Vila Espejo diz que o BerryBites ainda tem características importantes para a operação de cozinhas industriais. O fato de ser congelado e ter shelf life (validade) longo faz com que o snack raramente se perca. O produto também compõe sobremesas com alto grau de padronização.
O chefe diz também que as características do snack permitem sua venda no delivery. A cantina Don Pepe Di Napoli comercializa o BerryBites no cardápio do Ifood. No aplicativo, no entanto, o produto é vendido no pote fechado, na apresentação de supermercado.
Lançado há pouco mais de dois meses, o BerryBites é um snack de fruta congelada coberto com chocolate, recheado com mirtilo e framboesa, com cobertura de chocolate nas variações meio amargo e ao leite, ambas sem açúcar adicionado na formulação.
Hoje o snack pode ser encontrado nas lojas das redes St. Marché e Casa Santa Luzia, na capital paulista, além das unidades do Zona Sul, no Rio de Janeiro, todas voltadas ao público de alta renda, que busca produtos de posicionamento premium.
Fabricado pela empresa de mesmo nome, o BerryBites é totalmente brasileiro. A fábrica fica em Amparo, interior paulista, onde a empresa também mantém um cultivo comercial de mirtilo, com variedades norte-americanas adaptadas aos trópicos.
A BerryBites foi fundada pelo empresário Ricardo Cotrim, que no passado comandou o laticínio Búfalo Dourado, responsável por introduzir no Brasil a categoria de burrata, um tipo de queijo derivado de leite de búfala.
No fim de 2019, Cotrim vendeu o laticínio à Ultracheese, controlada pelo fundo Aqua Capital, seguindo no negócio como acionista e conselheiro. A BerryBites, no entanto, é um empreendimento independente.
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Sobre a BerryBites
A
BerryBites é a empresa brasileira fabricante dos snacks de fruta
BerryBites, com recheio de mirtilo e framboesa congelados e com
cobertura de chocolate amargo e ao leite, o primeiro produto de sua
categoria formulado sem açúcar adicionado. Fundada em 2024, a BerryBites
conta com uma fábrica instalada em Amparo, no interior paulista, com
capacidade instalada para 80 mil potes do produto por mês. No local, a
empresa também desenvolve um cultivo de 40 mil pés de mirtilo, com
variedades melhoradas na Flórida, no sul dos Estados Unidos.
A BerryBites é o mais novo empreendimento do empresário Ricardo Cotrim, que comandou o laticínio Búfalo Dourado, responsável por introduzir no Brasil a categoria de burrata, um tipo de queijo cru derivado de leite de búfala. No fim de 2019, Cotrim vendeu o laticínio à empresa Ultracheese, integrada ao portfólio de ativos do fundo de private equity Aqua Capital. O empresário segue no negócio como acionista e membro de seu conselho de administração. A BerryBites, no entanto, é uma empresa independente, sem relação com a Ultracheese ou com o Aqua Capital.
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