terça-feira, 6 de agosto de 2024

Rituais de serviço em bares e restaurantes: quais são os impactos para experiência do consumidor?

 

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Segundo dados da Pesquisa de Usuários de On Premise (Opus) da NielsenI, 48% dos brasileiros visitam bares e restaurantes pelo menos uma vez por semana. Um dos setores mais dinâmicos e em constante crescimento, o segmento tem reconhecido que a qualidade do serviço é um diferencial valioso para o sucesso dos estabelecimentos. Uma prática amplamente adotada e consolidada neste mercado são os rituais de serviço, que visam garantir que todos os clientes recebam o mesmo nível e padrão de atendimento.

Além da consistência em relação à qualidade, os rituais de serviço fazem parte de ações de personalização e encantamento que criam um vínculo de conexão emocional com o consumidor, tornando a experiência no local memorável. Para contribuir com esses estabelecimentos, fornecedores e marcas parceiras são peças fundamentais para ir além da oferta de produtos.

O Grupo HEINEKEN, por meio de suas equipes especializadas, é exemplo no desenvolvimento desses rituais. A marca criou o ritual Star Serve, uma metodologia para servir o chope perfeito, como parte do objetivo de impulsionar o setor de forma positiva, agregar conhecimento aos estabelecimentos parceiros e oferecer a qualidade perfeita ao cliente. O método consiste em uma série de etapas que garantem a tiragem ideal da bebida e evitam desperdícios, prezando pela sustentabilidade da operação, um dos pilares do Grupo. 

Outro rótulo do Grupo HEINEKEN que garante o encantamento é a Blue Moon, cerveja Witbier que possui elementos únicos com notas sensoriais de laranja, sementes de coentro e cascas de pão. O ritual de serviço da Blue Moon inclui servir a cerveja em um copo próprio para Witbier, que realça seus aromas e sabor. Adicionar uma fatia de laranja como guarnição é um toque característico que complementa a bebida, tanto visualmente quanto no paladar. Esse detalhe é crucial e faz parte do ritual que os clientes esperam e apreciam. Para complementar, a companhia sugere que o durante o serviço, o garçom explique por que a cerveja é servida com uma fatia de laranja, mencionando o realce aos sabores cítricos e especiarias da cerveja — ação que demonstra um cuidado ao servir e prepara o cliente em relação ao que esperar da bebida.

A Baden Baden é outra marca do Grupo que preza pelo ritual de serviço perfeito. Com um portfólio que contempla cinco estilos de cerveja (Witbier, Cristal, Pilsen, Golden e Peach), a marca também recomenda aos estabelecimentos a realização do serviço adequado. Para isso, são feitas recomendações do tipo perfeito de copo para cada estilo de cerveja — considerando o realce às características sensoriais do produto, e as sugestões de harmonização entre a cerveja escolhida e os pratos da casa que mais combinam, de acordo com cada especificação do produto.

Para Ricardo Piccoli, Diretor Sênior de Canais Especiais e Trade do Grupo Heineken, parcerias entre marcas e estabelecimentos são fundamentais não só para melhorar a qualidade dos produtos oferecidos, mas também criar uma experiência personalizada para aqueles que querem se destacar em um setor em alta. “Temos como base não apenas oferecer produtos do mais alto nível, mas também contribuir com uma experiência 360 que contemple treinamentos especializados aos parceiros e equipes, fornecimento de materiais da nossa marca para aprimorar o ambiente, entre outras ações que potencializam a atmosfera do estabelecimento e experiência do cliente”, finaliza.

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